O governador Ricardo Coutinho (PSB) discutiu o desempenho do Projeto Cooperar e novas parcerias entre Estado e Banco Mundial no desenvolvimento de projetos de combate à pobreza rural e inclusão produtiva, durante audiência nesta quarta-feira (8), em Brasília, com a diretora da instituição no Brasil, Déborah Wetzel, e demais diretores.
Déborah Wetzel manifestou o interesse da instituição em continuar firmando parcerias com o Governo da Paraíba e reconheceu o excelente desempenho do Projeto Cooperar no último ano.
Ela afirma que essa melhoria do desempenho possibilitará que o banco continue financiando projetos que promovam, principalmente, a inclusão produtiva no semiárido.
No encontro, Ricardo Coutinho apresentou números do Projeto de Redução da Pobreza Rural na Paraíba (Cooperar), que teve um baixo desempenho em 2009 e 2010, mas que nos últimos 15 meses conseguiu assegurar R$ 42 milhões para financiamento dos projetos. Nesse período, o Cooperar já aprovou 403 projetos em 141 municípios beneficiando 25 mil famílias.
Ricardo enfatizou que, mesmo com o baixo desempenho na execução do projeto nos dois primeiros anos do projeto, a atual gestão conseguiu recuperar o tempo perdido e irá contratar todos os recursos alocados até fevereiro do próximo ano.
"Estamos executando o projeto, mas olhando para frente, até para evitar que haja um hiato quando finalizarmos essa etapa do Cooperar”, destaca.
Ainda na audiência, o governador apresentou à diretoria do Banco Mundial projetos como uma fábrica de leite em pó de cabra e uso de energia solar para irrigação.
Ele também sugeriu a realização de um seminário entre a diretoria do banco e gestores do Cooperar para discutir novos investimentos para os próximos anos, cuja proposta foi acatada pelos executivos da instituição.
Nenhum comentário :
Postar um comentário