quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Prefeitos da PB querem transposição do São Francisco na pauta com presidenta Dilma


Prefeitos da PB querem transposição do São Francisco na pauta com presidenta Dilma
Prefeitos paraibanos reunidos em Brasília elogiaram as novas medidas do governo anunciadas pela presidente Dilma Rousseff nessa segunda-feira (28) , mas lamentaram o fato de a transposição do Rio São Francisco ter ficado de fora do discurso inaugural do Encontro Nacional dos Prefeitos. “As moradias, a pavimentação, as creches e a compensação previdenciária ajudarão muito as cidades do semiárido nordestino. No entanto, faltou abordar o tema da transposição, que é urgente para nós”, afirmou o prefeito de Sousa, André Gadelha.

Entre as próximas ações do governo brasileiro, Dilma Rousseff destacou a construção de novas moradias pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, obras de saneamento e pavimentação, a construção de creches e quadras esportivas e a destinação de R$ 816 milhões para a compensação previdenciária de 833 municípios. Ao tratar do semiárido, a presidente informou que a ajuda prosseguirá com o envio de carros-pipa, de novas cisternas e a compra de milho a preço subsidiado.

O deputado federal Leonardo Gadelha (PSC-PB) acompanhou o grupo de prefeitos durante todo o dia, desde que chegaram a Brasília. Ele compartilhou do mesmo otimismo e também da mesma ressalva dos novos mandatários. “Recebemos com grande satisfação as medidas adotadas pelo governo, principalmente a compensação previdenciária”, disse. “Entretanto, as ações contra a seca têm-se mostrado insuficientes. Precisamos de mais carros-pipa, açudes e outros grãos além do milho, que está acabando. Outra necessidade urgente é a transposição das águas do Rio São Francisco. É uma prioridade, precisa estar na pauta com destaque”, afirmou o deputado.

Para o prefeito de Lastro, Emmanuel Sarmento, os carros-pipa são sempre bem-vindos, assim como qualquer outra ajuda que minimize os efeitos da seca. “Em janeiro recebemos três carros-pipa, um auxílio importante, sem dúvida. Mas precisamos de ao menos sete ou oito carros todos os meses para atender à demanda do município”, disse. “A construção de açudes e a perfuração de poços também contribuirão de forma efetiva.” O prefeito de Vieirópolis, Antonio de Braga, elogiou o anúncio feito por Dilma. “Agora temos de elaborar os projetos imediatamente, para implementar o quanto antes as melhorias nas nossas cidades”, afirmou.

Fonte: PBHOJE

Nenhum comentário :

Postar um comentário