|
ATUAIS VEREADORES DE TENÓRIO |
A primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de TENÓRIO-PB, será realizada na próxima sexta-feira, 01 de fevereiro, a partir das 19 horas.
No momento, a Câmara Municipal cumpre recesso previsto no Regimento Interno. Na sessão de sexta-feira serão escolhidos os Presidentes, Relatores e Membros das comissões permanentes (Justiça e Redação, Finanças e Orçamento e saúde Educação e serviços públicos), para o biênio de 2013/2014, como também serão escolhidos os lideres das bancadas de situação e oposição. Tudo indica que o poder executivo enviará alguns projetos de lei para analise, dentre eles o que atualizará o salario minimo, previsto em lei e que esta valendo nacionalmente desde o dia Primeiro de Janeiro de 2013.
A Câmara municipal de Tenório no ano de 2012, se viu diante de uma grande briga judicial, entre o então Vereador Valdemiro José de Oliveira e o atual Presidente Ednaldo Ananias, ambos disputando a presidência do Parlamento mirim de Tenório.
Entenda o Caso:
Com a renuncia do Então Presidente Sanção Fernandes, assumiu o respectivo Vice-Presidente Valdemiro Jose de Oliveira, o qual assumiu a presidência em março de 2012. Mais o fato que chamou atenção foi que os demais Vereadores não aceitaram o Senhor Valdemiro na Presidência, uma vez que os mesmos através de acordos políticos já haviam passado para o lado da situação, restando até então o Senhor Valdemiro como Único Vereador de oposição na casa Ladislau Cordeiro de Lima.
Como já foi dito, não conformados com Valdemrio José na Presidência, os oito Vereadores de situação se reunirão em sessão Extraordinária e elegeram uma nova mesa diretora, colocando na Presidência o Vereador Ednaldo Ananias. Desse momento em diante ambas as partes se defrontaram em uma extensa briga Judicial, ambos alegando serem presidente de fato e de direito.
O Vereador Valdemiro se manteve na Presidência até o dia 22 de Novembro de 2012, onde a justiça suspendeu a liminar que o mantinha na Presidência, dando o direito ao Vereador Ednaldo Ananias de Oliveira, que assumiu os trabalhos até 31 de dezembro de 2012, vindo a se reeleger em 1° de Janeiro de 2013.
Diante do exposto pedimos a os novos Legisladores que façam através de Resoluções e leis as devidas modificações no Regimento Interno da Câmara e na lei Orgânica do município, pois foi por omissão das referidas leis, que o episódio acima aconteceu, pois nas mesmas não estava claro se em caso de renuncia do Presidente quem assumiria era o Vice-Presidente, ou se seria realizada uma nova eleição da mesa diretora. Por isso reforçamos o pedido e pedimos a atualização dessas leis, pois as mesmas datam de Fevereiro de 1997 e já estão ultrapassadas, e a realidade de nosso município hoje é outra, e também por que os únicos que foram prejudicados nessa disputa pelo poder foi o povo de tenório, uma vez que vários projetos que beneficiaria a população foram engavetados.
Postado por: André Morais