sexta-feira, 29 de maio de 2015

Nono dígito do celular na Paraíba será implementado domingo (31/05)

A partir do próximo domingo (31/05), a Paraíba e mais cinco Estados do Nordeste (Alagoas, Ceará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte) terão que acrescentar o dígito 9 à frente dos números atuais dos celulares. As operadoras Tim, Oi, Claro e Vivo, que operam no Estado, já estão alertando seus clientes sobre o prazo da mudança, por meio de mensagens.

As ligações para celulares com o nono dígito já são obrigatórias em cinco estados das regiões Norte e Nordeste: Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará e Roraima. Cerca de 20 milhões de usuários nesses estados foram atingidos pela mudança, que também já valiam para São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

No total, 90 milhões, dos cerca de 280 milhões de celulares do país, vão passar a exigir o nono dígito nas chamadas. Não vai haver mudança nos números dos telefones fixos. Mas as chamadas que partirem desses aparelhos, para celular desses estados, também vão precisar do acréscimo do nono dígito.

A medida já foi implementada em São Paulo, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro com o objetivo de ampliar os recursos de numeração para o Serviço Móvel Pessoal. No dia 11 de outubro de 2015, os celulares dos estados com DDDs que começam com 3 (Minas Gerais) e 7 (Bahia e Sergipe) ganham o dígito 9.

A implementação do nono dígito nos celulares dos estados com DDDs iniciados por 4 (Paraná e Santa Catarina), 5 (Rio Grande do Sul) e 6 (Centro-Oeste, Rondônia e Acre) ocorrerá em 2016 em data ainda a ser definida.

Nenhum comentário :

Postar um comentário