quarta-feira, 15 de maio de 2013

Três promotores já disputam vaga de procurador geral de Justiça


Procurador-Geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Vale Filho
Procurador-Geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Vale Filho
Bertrand de Araújo Asfora, João Arlindo Correia e Adrio Nobre Leite. Esses são os três promotores que já estão na disputa pela vaga na lista tríplice que deverá ser enviada ao governador do Estado, Ricardo Coutinho, que escolherá o novo procurador geral de Justiça da Paraíba, para o biênio de 2013/2015. O procurador geral é quem comanda o Ministério Público do Estado.
A gestão do atual procurador geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, termina em 29 de agosto deste ano. De acordo com ele, os promotores devem iniciar ainda este mês campanha, em que devem apresentar seus projetos de gestão. A eleição acontece no dia 29 de julho.
“Estamos iniciando o processo de sucessão e já tem três candidatos postos: o promotor Bernatan Afora, que teve a segunda maior votação na última eleição; o promotor de Justiça João Arlindo Correia, que já foi presidente da associação por quatro anos; e Ádrio Nobre Leite, que atua em João Pessoa na área do Patrimônio Público”, revelou Oswaldo Trigueiro, durante entrevista ao programa 27 Segundos, nesta terça-feira (14), na  RCTV (canal por assinatura da Net Digital).
De acordo com Oswaldo Trigueiro, até o momento, nenhum procurador de Justiça apresentou-se para participar da eleição. “Havia o nome de Nelson Lemos, que sempre nos acompanhava, mas em um gesto altruísta deixou para os três promotores”, afirmou.
O procurador geral declarou que não tem preferência entre os promotores que já participam da eleição e afirmou que apoiará o mais votado. “São três promotores de grandes nomes que vamos trabalhar, respeitando outros nomes que possam aparecer, mas apostamos nesses. Eles representam o ideal que foi vitorioso, qual estamos conduzindo ao lado dos colegas”.
A lista tríplice será composta pelos três candidatos mais votados. Só terão direito a voto os membros do Ministério Público que estão na ativa. Cada eleitor tem o direito de escolher até três nomes para compor a lista. Depois de composta a lista, o procurador geral Oswaldo Trigueiro deverá encaminhar a lista no prazo de três dias ao governador Ricardo Coutinho, que escolherá o nome.
Caso o governador não indicar no prazo de 15 dias um nome, será promovido automaticamente ao cargo o candidato mais votado.

Nenhum comentário :

Postar um comentário