Um estudo publicado na na últma quarta-feira no periódicoImmunity & Ageing mostrou que o sistema imunológico das mulheres permanece jovem por mais tempo do que o dos homens – uma descoberta que pode ajudar a compreender o motivo pelo qual pessoas do sexo feminino têm, no geral, uma maior longevidade. A pesquisa foi realizada na Universidade Médica e Odontológica de Tóquio, no Japão.
Os autores desse trabalho analisaram amostras de sangue de 356 pessoas de 20 a 90 anos de idade. Eles observaram a quantidade de linfócitos e neutrófilos, que são tipos de glóbulos brancos, células importantes para o sistema de defesa do corpo humano, presente no organismo dos participantes de diferentes faixas etárias.
De acordo com o estudo, os homens mais jovens apresentam, no geral, um número maior de linfócitos em comparação com as mulheres da mesma faixa etária. Porém, com a idade, esse número passa a ser equivalente. Segundo os autores, isso acontece pois, na vida adulta, há um aumento no número de linfócitos no nosso sangue – e essa taxa de aumento é maior entre o sexo feminino. Por outro lado, conforme as pessoas envelhecem, há uma diminuição na produção de neutrófilos em seus organismos – e os pesquisadores observaram que esse declínio foi maior entre os homens.
“O processo de envelhecimento é diferente para homens e mulheres por muitas razões. As mulheres têm mais estrogênio do que os homens, o que parece protegê-las de doenças cardiovasculares até a menopausa. Os hormônios sexuais também podem afetar o sistema imunológico, especialmente a atividade de certos tipos de linfócitos”, diz Katsuiku Hirokawa, coordenador do estudo. “Pelo fato de as pessoas envelhecerem em velocidades diferentes, os parâmetros imunológicos de um paciente poderiam ser usados para indicar a sua idade biológica.”
Fonte: Revista Veja
Nenhum comentário :
Postar um comentário