Finados 2012 – A igreja católica celebra cada ano o já conhecido por todos o Dia dos Finados, popularmente chamado também como Dia dos Mortos no Brasil.
Em Portugal esse mesmo dia também e comemorado, mas varia seu nome a Dia dos Fieis Defuntos. Ou seja, se não for fiel, tal vez não entre na comemoração! Estranho mas certo. Nesse 2012, o dia cai na sexta feira 2 de novembro.
Mas além de ser um dia feriado, que lembra de nossos antepassados, entes queridos que já não estão conosco nessa vida na terra, o Dia dos Finados é uma celebração que em alguns países e até uma destacada atração turística. Por exemplo no México, fazem uma celebração totalmente diferente a tradicional que nos estamos habituados. Ali e considerada uma festa, e por isso de seu atrativo turístico, já em outros países também, os passeios pelos cemitérios já são bem populares. Quem pensaria que isso poderia dar resultado? Mas o fato é que realmente interessa. Os passeios incluem a menção dos túmulos daquelas pessoas que foram figuras reconhecidas na história dos países.
O feriado de Finados é um dia com longa historia. A origem dessa comemoração ou celebração, como você prefira, data do século II, quando os mesmos cristãos faziam tributo e rezavam pelos seus falecidos nos túmulos. Já no século V a coisa mudou, e a comemoração começou a durar um dia inteiro do ano, dedicado a rezar por todos os mortos, e se assegurar que todos recebiam a devida menção.
A partir do século XI foi que a Igreja Católica obrigou propriamente as comunidades a dedicar esse dia aos finados. O dia 2 de novembro foi estabelecido dois anos depois. Pelo contrario, esse dia dedicado a celebração da vida eterna das pessoas já falecidas não e reconhecido pela igreja protestante. Segundo eles, não há motivo para comemorar, já que a data não é mencionada na Bíblia.
Agora que você já sabe tudo sobre o feriado de Finados 2012, você poderá tirar o dia para visitar seus parentes já falecidos nos cemitérios ou até mesmo tirar o dia para descanso ou viajar.
Nenhum comentário :
Postar um comentário