terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Ricardo diz que privatização da UEPB é ‘conversa fiada’, mas reitora ataca: ‘Ele rasgou a lei da autonomia’; entenda polêmica

O governador Ricardo Coutinho reagiu indignado hoje aos rumores de que estaria engendrando a privatização da Universidade Estadual da Paraíba. Mas foi rebatido em seguida pela reitora da instituição, Marlene Alves, que atacou: “Ele rasgou a Lei da Autonomia da UEPB”.
Ela revelou que o Estado só repassou R$ 18 milhões para a universidade. A Lei de Autonomia, aprovada em 2004 pela Assembléia Legislativa, prevê repasse de 5,77% das receitas ordinárias. O que representa, pelos cálculos da reitora, desembolso de R$ 27 milhões.
“Conversa fiada”
Em entrevista ao programa Fala Governador – e também via rede social Twitter -  Coutinho lamentou desperdício de energia com “invenções e mentiras”. E acusou o senador Vital Filho, do PMDB, de ser autor dos boatos para desestabilizar a Paraíba.

Para Coutinho, a privatização não passa de “conversa fiada”.
Ele acrescentou: “O que não pode é alguém confundir autonomia com soberania e querer mais recursos do que aqueles necessários para tocar ampliar (sic) a instituição”.
A reitora insiste, porém, que o volume do duodécimo está previsto em lei e não cumprir o teto é desrespeitar a legislação, comprometendo por tabela a autonomia da UEPB.
Ela adiantou que fará “via crusis” em gabinetes políticos para garantir o cumprimento integral do repasse.
Uma sessão especial já está agendada na Assembléia Legislativa para debater a polêmica em torno da instituição.
O tema é destaque hoje nas redes sociais, liderando os tópicos mais comentados em todo o País.

Postado por: politicaenfoco

Nenhum comentário :

Postar um comentário