sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Território do Seridó se reúne em Tenório e discute avanços do PNAE.

Aproximadamente 50 pessoas, representantes dos Municípios que compõem o Território de Desenvolvimento Sustentável do Seridó Paraibano, se reuniram na manhã desta quinta-feira (26) no plenário da Câmara de Vereadores da cidade de Tenório, para discutirem diversos assuntos de interesse deste grupo.

Estiveram presentes, os municípios de Tenório, Cubati, Juazeirinho, Pedra Lavrada e Pocinhos.

Olivedos e São Vicente do Seridó, dois municípios que também fazem parte deste Território, não enviaram representantes á reunião desta quinta.

O assunto predominante da reunião foi o avanço conquistado em 2011 com referencia a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), onde as prefeituras deveriam comprar pelo menos 30% da merenda diretamente da agricultura familiar.

Neste quesito, todos os cinco municípios que estiveram nesta reunião, conseguiram atingir pelo menos a cota mínima de 30% nas vendas, exceto Tenório, que comprou apenas 27%.

Com relação aos problemas, a maior reclamação diz respeito a falta de estrutura das escolas na hora de receber os produtos para a merenda.

Além disso, segundo as discussões, é preciso que os profissionais responsáveis pela preparação da merenda escolar tenham mais conhecimento e passem a diversificar o cardápio de maneira que os alunos consumam todos os produtos.

Porque todos se queixaram da pouca atenção dada a preparação desses produtos, que sempre sobram nos freezers das escolas.

Ao final, ficou marcado a realização de um seminário no dia 23 de fevereiro na cidade de Pocinhos com o intuito de debater a exaustão o PNAE.

Vale ressaltar que a participação dos agricultores e do pessoal das escolas neste seminário é de fundamental importância.

Por volta das 13 horas e após as discussões, informes e encaminhamentos, foi servido um almoço para as pessoas que participaram da reunião no bar e lanchonete Cafofu, localizado no centro da cidade.

Postado por: politicaenfoco/helenolima.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário