quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

“Se quimados numa fogueira, vereadores de Tenório não dariam uma colher de cinzas”



Por Heleno Lima

TENÓRIO - Na noite desta quarta-feira (29), em contato com Sansão Fernandes, que renunciou ao cargo de vereador e presidente da Câmara Municipal de Tenório através de uma carta deixada em poder de sua mulher (Fifita), na semana passada, este alegou problemas pessoas para tomar tal atitude e não quis dar detalhes.

Sansão agradeceu a preocupação do amigo jornalista e disse que está bem. “Estou bem, meu grande amigo, não te preocupa comigo, preciso dar um tempo pra mim, meu irmão”, disse o ex-presidente.

Segundo Sansão, ele está no Rio de Janeiro para se afastar dos problemas. Porem não disse do que se tratava.

Vereadores não valem uma colher de cinzas

Com relação aos colegas vereadores, Sansão bateu pesado e disse que eles não falassem no seu nome.

“Agora fala para os vereadores que dêem um cala no meu nome. Porque se colocar eles todos dentro de uma fogueira, não dar uma colher de cinzas”, detona.

O ex-presidente disse que para ele, se afastar da política  é fácil. Mas é difícil se afastar de sua família.

“A política podre, deixo pra eles, que sabem quem sou eu. porque mesmo sabendo de “tudo”, sempre me manti longe. Porque poderia ter me aproveitado da situação. Mas eles tão roubando dos meus filhos e isso é muito sujo. Não tenho estômago para isso, então, o que quero é paz e que eles me esqueçam”, se despede Sansão.

Com a renúncia de Sansão, quem assume o comando da Casa Ladislau Cordeiro de Lima é o vice-presidente, Valdemiro de Oliveira (PMDB).
   
                                                            
http://www.helenolima.com/

Postado por: HELENOLIMA.COM

CÚPULA NACIONAL DO PMDB RETIRA CANDIDATURA DE MANOEL JUNIOR E MARANHÃO É O PRÉ-CANDIDATO EM JP


 O ex-governador José Maranhão sacramentou hoje sua candidatura a prefeito de João Pessoa. Seu principal concorrente dentro do PMDB, o deputado federal Manoel Júnior, resolveu retirar sua pré-candidatura depois de reunião com a cúpula nacional do partido, realizada esta manhã em Brasília.

"Hoje, acredito, atingimos o consenso em nome da unidade do partido", disse Maranhão.

O encontro entre os peemedebistas, mediado pelo vice-presidente Michael Tamer, e o presidente nacional do partido, Waldir Raupp, teria servido para encerrar a queda de braços dentro do diretório paraibano.

Manoel Júnior, que chegou a anunciar que bateria chapa com Maranhão na convenção do partido, teria retirado a pré-candidatura atendendo pedido de Temer.

Maranhão apresentou pesquisa de opinião, encomendada pelo PMDB local, onde mostra que tem 30% das intenções de voto em João Pessoa.

Testemunha da reunião, o senador Vital do Rego Filho disse que prevaleceu clima de amizade entre Manoel Júnior e Maranhão.


Postado por:politicaenfoco

SUPLENTE ASSUMIRÁ CADEIRA NA AL DA PARAÍBA COM MENOS DE 5 MIL VOTOS

O suplente de deputado estadual, Nosman Barreiro Paulo (PT do B), da região do Vale do Piancó, deve assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa da Paraíba no próximo mês de março, no lugar do deputado Genival Matias, presidente estadual do PT do B.



Nosman obteve 4.819 votos nas eleições de 2010, tendo apoiado José Maranhão (PMDB) no primeiro turno, mas aderiu à campanha de Ricardo Coutinho (PSB), no segundo turno. Atualmente ele ocupa o cargo de comissão de Assessor do Gabinete do Governador Ricardo Coutinho, nomeado em fevereiro do ano passado.

Com o afastamento de Genival Matias, Nosman pode se tornar deputado na Paraíba com menos de 5 mil votos.


postado por: politicaenfoco/jua

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Agência no Sertão beneficiará 7 cidades; veja Agência no Sertão beneficiará 7 cidades; veja


Sete cidades serão beneficiadas com a nova Agência da Previdência Social inaugurada no município de Santa Luzia pelo ministro Garibaldi Alves Filho e o vice-governador Rômulo Gouveia.

Garibaldi ressaltou que a Paraíba já recebeu três agências do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX): Bananeiras, Pedras de Fogo e São Bento. Após a implantação completa do PEX, o Estado passará a contar com 39 unidades da Previdência Social. Ainda está prevista a construção de agências nos municípios de Alagoa Grande, Areia, Lagoa Seca, Mamanguape, Mari e Queimadas.Foram investidos R$ 918,7 mil na construção do prédio, que vai beneficiar também os segurados de Juazeirinho, Junco do Seridó, São José do Sabugi, Assunção, Várzea e Tenório. A agência, que presta todos os serviços previdenciários, tem capacidade para fazer 396 perícias médicas por mês.

As agências do PEX são construídas em cidades com mais de 20 mil habitantes que não possuem unidades da Previdência Social prestando todos os serviços previdenciários. Ao todo, estão previstos investimentos de R$ 28,5 milhões na Paraíba para expandir e recuperar a rede de atendimento já existente.
No seu pronunciamento, o ministro explicou que o grande problema da Previdência era a distância que havia entre ela e o segurado. Todavia, a prioridade, agora, nas grandes e pequenas cidades, é aproximação, bom atendimento e maior conforto.
Rômulo afirmou que a nova agência da Previdência se soma aos investimentos do Governo do Estado em Santa Luzia, a exemplo da construção da Policlínica e do Ginásio de Esportes, o apoio do Empreender-PB ao setor de mineração, convênio de transporte escolar e recuperação de estradas no Vale do Sabugi para escoar a produção. "O ministro é um grande amigo da Paraíba", reconheceu.
Ainda na solenidade de inauguração, o secretário estadual de Infraestrutura, Efraim Morais, assinalou que o ministro Garibaldi Alves sempre atuou em defesa dos aposentados, em todos os cargos que ocupou. "Fui seu companheiro no Senado e testemunhei a sua luta em defesa dos aposentados e pensionistas. Agora, ele expande o atendimento padrão para o interior, oferecendo mais conforto e rapidez ao cidadão", disse.
O prefeito de Santa Luzia, Ademir Morais, agradeceu a união de esforços dos governos Federal e Estadual em prol do desenvolvimento social e econômico da cidade. Segundo ele, a entrega da nova Agência da Previdência e os investimentos do Governo do Estado demonstram a nova fase pela qual passa Santa Luzia. "No passado, a cidade não tinha parceria com o Governo do Estado. Na atual gestão, a parceria foi retomada e a população só tem a ganhar", comemorou Ademir.

O vice prefeito de Tenório entrou em contato com nossa equipe e disse que teve a oportunidade de conversar com Rômulo e vários deputados Paraibanos que estavam na solenidade, disse que cobrou dos mesmos muitas coisas para o município de Tenório, a exemplo da estrada do município, do saneamento básico,  investimentos na saúde,   entre outros enfoques. Continuando disse que solicitou do Vice Governador Rômulo uma audiência com o Governador Ricardo Coutinho para que o mesmo  possa cobrar essas coisas oficialmente do Governo. (finaliza).



Postado por: politicaenfoco

MPE terá disque denúncia contra campanha eleitoral antecipada de candidatos

O Ministério Público Eleitoral (MPE) terá número de telefone para a população denunciar campanha antecipada de candidatos para as eleições municipais de 2012. De acordo com o secretário da Procuradoria Regional Eleitoral, Paulo Lacerda, ainda não há data definida para o lançamento do disque denúncia. Durante as festas carnavalescas o MPE realizou campanha contra a propaganda eleitoral antecipada na Paraíba. 
Segundo o secretário, apesar do MPE ainda não ter recebido nenhuma denúncia este ano contra qualquer tipo de campanha, é importante ter um link para que a população possa denunciar em caso de algum crime eleitoral. "Alguns candidatos acabam fazendo campanhas de forma dissimulada como o nome num adesivo no carro. Então pode ser qualquer outra eleição, como algum sindicato ou conselho tutelar, por exemplo. Então não há como punir", disse.
Ele explicou que se configura como campanha antecipada quando são expostos o nome do candidato, o cargo pretendido e o ano de eleição. Porém julgar como crime eleitoral depende de cada situação. "Propaganda eleitoral é muita subjetiva. Por exemplo, numa cidade pequena onde toda a população sabe quem são os candidatos, o nome num adesivo de carro pode ser levado em conta para ser considerado propaganda eleitoral", afirmou. 
Paulo Lacerda ressaltou que se um programa de rádio ou televisão abrir espaço para um pré-candidato, deve abrir o mesmo espaço também para outro. "Porém o candidato não pode pedir voto explicitamente. Ele pode expressar suas ideias e dizer deverias ser feito para melhorar a situação na saúde e educação, por exemplo, mas nunca pode falar que faria tal coisa se fosse eleito". 

CALENDÁRIO ELEITORAL

Os candidatos que pensam em participar do processo eleitoral, como candidatos ou cabo eleitorais, da disputa das eleições deste ano, devem ter total atenção para os prazos de desincompatibilização dos cargos que ocupam, sob pena de ter indeferido seus registros de candidatura. O objetivo da norma vigente que faz parte do direito eleitoral é impedir que o agente público, no uso desses cargos, função ou emprego, venha a se utilizar da própria administração pública em proveito pessoal. 

Já agora em março, quem ocupa cargos chamados “ordenadores de despesas” e que desejarem que disputar como candidato nestas eleições, seja para prefeito, vice-prefeito ou vereadores, tem apenas pouco mais de 30 dias para decidirem se permanecem em seus cargos ou se afastam para lançar candidatura. A legislação eleitoral determina que a partir de abril essas pessoas deixem o cargo para não haver confusão entre a função de servidor público e os seus interesses políticos. 

Atenção Advogados, membros de Conselho Administrativo ou Fiscal de Sociedade de Economia Mista, Defensor Público, Delegado de Polícia, Diretor de Conselho Regional, Diretor de Escola Pública e Vice-Diretor, Diretor de Conselho de Agências de Regulamentação, Diretor de Órgãos Estaduais ou Sociedades de Assistência aos Municípios, Diretor de Sindicato/ Presidente ou Dirigente de Entidade Representativa de Classe, Diretor-Geral do Departamento de Polícia, Jornalista. Juiz de Paz, Magistrado, Médico – Servidor público, Militar, Patrulheiro Rodoviário ou Policial Rodoviário, Policiais Civis e do Corpo de Bombeiros.. etc.

Maranhão aposta em 2º turno com Cícero; ‘Seria belíssimo’


O ex-governador José Maranhão (PMDB) acredita que pode disputar o segundo turno das eleições municipais em João Pessoa com o senador Cícero Lucena (PSDB).

Cícero e Maranhão
Cícero e Maranhão: aliados na disputa?
“Seria uma disputa belíssima”, diz Maranhão, que tem cumprido agenda política ao lado do tucano, de quem se aproximou nas eleições estaduais.
Maranhão manifestou que gosta da idéia de disputar com Lucena, mas revelou: um tucano que não pretende mais enfrentar nas urnas é o senador Cássio Cunha Lima.
“Não tenho interesse”, disse.
O peemedebista disse que sua candidatura parte com 30% de aprovação popular – mesmo índice que o atual governador Ricardo Coutinho (PSB) obteve no começo de sua campanha para prefeito da Capital.
Coutinho apresentou como pré-candidata a jornalista Estelizabel Bezerra. Outro aliado no páreo é o também jornalista Nonato Bandeira (PPS).
Maranhão, porém, não acredita que enfrentará um dos dois no segundo turno.

POSTADO POR: POLITICAENFOCO

domingo, 26 de fevereiro de 2012

NESTA 2ª: Governador Ricardo Coutinho assina autorização de novas obras no Estado

NESTA 2ª: Governador Ricardo Coutinho assina autorização  de novas obras no Estado
O governador Ricardo Coutinho assina nesta segunda-feira (27) autorização para abertura de processos licitatórios de novas obras no Estado. A solenidade acontece às 10h, no Salão Nobre do Palácio da Redenção.


O evento vai contar com a presença do secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Sermact), João Azevedo, do presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Deusdete Queiroga, do secretário executivo do PAC, Ricardo Barbosa, do superintendente do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Carlos Pereira, do secretário de Estado da Infraestrutura, Efraim Morais, e do superintendente da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), Orlando Soares de Oliveira Filho, além de outras autoridades.


Entre as obras cujas licitações serão autorizadas, estão de abastecimento d'água, inclusive construção de barragens e adutoras, de esgotamento sanitário, recuperação de estradas e construção de hospitais.


As obras contemplarão dezenas de municípios de todas as regiões do Estado, tais como João Pessoa, Coremas, Livramento, cajazeiras, Queimadas, Campina Grande, Alhandra, Araruna, Itaporanga, Patos, Sapé, Umbuzeiro, entre outros.

TUDO PRONTO PARA A PRIMEIRA DECISÃO DO ANO NO FUTEBOL CARIOCA


Está tudo pronto para a primeira grande decisão do ano no futebol carioca. Vasco e Fluminense fazem neste domingo a final da Taça Guanabara de 2012. O time da Colina não levanta o troféu desde 2003, mesmo ano em que conquistou seu último Estadual. Já o Tricolor está há 19 anos sem conquistar a competição. A bola vai rolar no Engenhão, a partir das 16h.

Até hoje, Vasco e Flu já se enfrentaram 44 vezes pela Taça GB. Foram 18 vitórias cruz-maltinas, 11 tricolores e 15 empates.

Em entrevista coletiva, neste sábado, o apoiador Deco disse que fez uma aposta com o atacante vascaíno Alecsandro, que é casado com sua irmã: o perdedor da final da Taça Guanabara terá que pagar um churrasco ao vencedor.

"Apostamos que o vencedor ganha um churrasco ou um jantar pago pelo perdedor da aposta. Sempre fizemos esta brincadeira, mas está na hora de eu ganhar. Estou perdendo muito", afirmou Deco, aos risos.

O tricolor elogiou o poder de decisão do atacante. "Estamos sempre juntos, já que ele é casado com a minha irmã, moramos perto e temos uma amizade grande. Sempre brincamos um com o outro. Torço e fico feliz pela fase que ele atravessa. Ano passado, ele recebeu críticas injustas, mas futebol é assim mesmo. Hoje está marcando gols e sendo decisivo e importante como sempre foi para o Vasco", concluiu Deco.

Nilton diz que pensamento dos vascaínos é um só: vencer o Flu

O volante Nilton não esconde a ansiedade vivida horas antes do duelo que pode dar ao Vasco o primeiro turno do Estadual. Ele disse que o pensamento dos jogadores é vencer a partida no tempo normal.

"Final é sempre eletrizante. A ansiedade de começar logo a partida nos deixa com a adrenalina lá em cima. Isso sem falar do clima que cerca um grande clássico. É sempre bom estar presente em grandes jogos, e nosso grupo está atrás de título. Todo o grupo está ansioso para ir atrás desse título nos 90 minutos", disse.

Nilton elogiou os quatro homens de meio do Tricolor, além do atacante Fred, mas ressaltou que, do lado vascaíno, o setor conta com a mesma qualidade.

"Se eles possuem jogadores de qualidade, nós também temos. Juninho, o Bastos e o Diego são ótimos jogadores. Eles também estarão de olho na gente", concluiu.


POSTADO POR: POLITICAENFOCO

sábado, 25 de fevereiro de 2012

NOVO CONSELHEIRO DO TCE-PB TOMA POSSE DIA 5 DE MARÇO


 O novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), André Carlo, será empossado no dia 5 de março. Ele ocupará a vaga de Flávio Sátiro, aposentado pela compulsória. Andre Carlo é oriundo do Ministério Público com atuação junto ao TCE.

Ele foi escolhido pelo governador Ricardo Coutinho (PSB). Seu nome encabeçava a lista de candidatos elaborada pelo Tribunal de Contas. As procuradoras Sheyla Barreto Braga de Queiroz e Isabella Barbosa Marinho Falcão compuseram a mesma lista.

Pela primeira vez um membro do Ministério Público terá assento na Corte de Contas. “É um momento histórico, porque, a partir de agora, a composição do Tribunal de Contas da Paraíba inclui o Ministério Público e, assim, passa a atender ao que a esse respeito determina a Constituição”, observou a procuradora geral Isabella Barbosa Marinho Falcão.

Segundo ela, constituído de modo mais pluralista, o Tribunal terá suas decisões cada vez mais próximas daquilo que dele espera a sociedade. A procuradora acredita que a escolha de André Carlo alarga a ponte entre o Ministério Público e o Conselho do TCE.

André Carlo Torres Pontes possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (1994). Atualmente é professor assistente I do Centro Universitário de João Pessoa e procurador do Ministério Público de Contas.

POSTADO POR: POLITICAENFOCO

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Duvido que vocês assistam sem chorar



Postado por: politicaenfoco

Perseguição politica o câncer moderno


A perseguição política é uma das formas mais covardes de se manipular e pressionar as pessoas. É um tipo de comportamento, de atitude, que certamente é atribuído às pessoas inseguras e fracas, comportamento esse que seria mais inteligente se fosse devotado o tempo e atenção para motivar e incentivar os cidadãos para que esses pudessem se sentir respeitados e valorizados.
Fico espantado ao ver que existem pessoas tão ingênuas, especialmente as públicas, que se acham imbatíveis, super poderosas. Será que não param para refletir que tudo é passageiro? Que tudo passa? Inclusive o poder que se julga sobre os outros? A morte é a única certeza que temos, sobretudo, que ela virá para todos. Então, por que tantos vivem atropelando os outros, desprestigiando, prejudicando, boicotando?

É uma pena vermos essas pessoas andando na contramão da vida. Perdem tempo com coisas pequenas, gostam de valorizar as picuinhas. E, o pior, é que vivem cercados de pessoas fingidas e interesseiras. Pessoas que muitas vezes ficam do lado somente enquanto dura o poder, se desligando e pulando para o outro lado logo que o poder começa a diminuir. São os amigos do poder.

É impressionante como o dinheiro e o poder interferem no comportamento de certas pessoas, transformando-as em seres frios, sem sentimento e emoção. São seres humanos que se tornaram infelizes, carrancudos, mal humorados. Então como são infelizes, querem também fazer com que os outros também o sejam: começam a perseguir, usam de autoritarismo, ironizam. Contudo, calmamente sabemos que a tempestade vai passar, e felizmente somos resistentes para aguentar, pois, carregamos a esperança que um dia, vai passar, e que haverá respeito e parceria entre todos aqueles que caminham juntos, ainda que com ideais diferentes.