segunda-feira, 15 de junho de 2015

Reforma Política ignorou foco político diz Ruy: “Fim da reeleição foi o que se salvou”

Reforma Política ignorou foco político diz Ruy: “Fim da reeleição foi o que se salvou”
A redução da idade para ingressar no mandato de deputado estadual, federal ou distrital, aprovada pela Câmara dos Deputados, na Reforma Política realizada pelo Congresso Nacional, foi um dos pontos rechaçados pelo ex-deputado federal Ruy Carneiro (PSDB), nesta segunda-feira (15), que disse que se lá ainda estivesse seria contra.

Para o tucano a redução da idade de 21 para 18 anos de idade é um absurdo, devido à notória falta de experiência política que os futuros parlamentares terão para lidar com temas tão importantes, que mexem diretamente na vida da sociedade.

“Respeitando os colegas, eu achei absurdo. O cidadão poder ser deputado estadual, federal ou distrital com 18 anos, dizer que com essa idade pode tudo, eu acho que, por ser o parlamento nacional, a pessoa tem que chegar lá já com uma maturidade e botar um jovem lá, com essa idade, é uma precipitação, um equivoco”, disse.

Ruy lamentou o fato de a Reforma Política priorizar temas não tão importantes em detrimento do processo político, que merece e carece de modificações. “A Reforma Política deve priorizar o processo político, mas isso não está acontecendo, estão priorizando coisas que não são importantes. Esse processo político, que não é fácil, já que é uma questão cultural, tem que ser mudado e se mais legítimo em todas as eleições”, destacou.

FIM DA REELEIÇÃO

Alguns dos temas aprovados, como o fim da reeleição, por exemplo, segundo Ruy, merecem elogios, já que salvou parte da Reforma Política.

“O fim da reeleição achei interessante. Na época que o PSDB apoiou a reeleição achei um equivoco completo. Acho que passar o mandato de 4 para 5 anos, com um mandato só foi uma medida acertada e digo sem medo de errar, da reforma política até agora o que eu achei pertinente foi a aprovação do fim da reeleição”, ressaltou.

Ruy Carneiro é presidente estadual do PSDB da Paraíba e foi um dos vereadores mais novos da história de João Pessoa. Exerceu seu primeiro mandato com 21 anos e seu ultimo com 43 anos. Atualmente com 44 anos, Ruy vive, após 22 anos com mandato, sua primeira fase sem mandato desde que assumiu pela 1ª vez.


Márcia Dias

PB Agora

Nenhum comentário :

Postar um comentário