domingo, 28 de junho de 2015

Vasco vence o Flamengo, encerra jejum de dez jogos e deixa a lanterna

Gol de Riascos no primeiro tempo alivia cruz-maltinos. Rubro-Negro, com três volantes nos 90 minutos, não reagiu. Ambos continuam na zona de rebaixamento

jejum demorou, mas o encerramento dele não poderia ser de maneira melhor. Após dez jogos sem vitória, o Vasco bateu o Flamengo por 1 a 0, neste domingo, na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT) e deixou a lanterna do Campeonato Brasileiro.
O Cruzmaltino, porém, assim como o Rubro-Negro, segue na zona de rebaixamento. O time de São Januário agora tem seis pontos e está na 19ª colocação, a frente do Joinville. Já a equipe da Gávea segue em 17º com sete pontos.
Este já foi quinto duelo entre Vasco e Flamengo em 2015. São duas vitórias para cada lado e um empate. Um dos jogos aconteceu pelo torneio Super Series, ainda na pré-temporada, quando o Rubro-Negro venceu por 1 a 0.
Fases do jogo
Primeiro tempo
A etapa inicial foi marcada pela baixa qualidade técnica. As equipes tinham dificuldades na criação das jogadas e muitos eram os erros individuais. O Vasco acabou chegando ao gol após um contra-ataque rápido puxado pelo veloz lateral direito Madson, que se aproveitou de um escorregão de Anderson Pico, foi à linha de fundo e cruzou na cabeça de Riascos, que chegou de peixinho para abrir o placar. O Flamengo, por sua vez, foi tímido no ataque e fez apenas um chute ao gol em 45 minutos.

Segundo tempo
No segundo tempo, o Flamengo foi para cima e passou a arriscar mais. Antes dos dez minutos, já havia dado três chutes, mais que a etapa inicial inteira. Já o Vasco chegou com a proposta de se defender e executou bem a função, com os jogadores bem plantados dentro de campo. Paulinho, que entrou no segundo tempo, teve a grande chance do empate aos 34 minutos, quando pegou um rebote dentro da área e chutou forte, para grande defesa do goleiro Charles.

Ficha Técnica:
VASCO 1 X 0 FLAMENGO
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Data e hora: 28 de junho de 2015, às 18h30
Árbitro: Héber Roberto Lopes (SC)
Auxilares: Kléber Lúcio Gil (SC) e Guilherme Dias Camilo (MG)
Renda e público: R$ 1.154,950 / 14.010 pagantes e 16.602 presentes
Cartões amarelos: Serginho, Jhon Cley, Charles, Madson (VAS)
Cartões vermelhos: Nenhum
Gols: Riascos, aos 15 minutos do primeiro tempo (VAS)

Vasco
Charles, Madson, Rodrigo, Anderson Salles e Christianno; Guiñazu, Serginho, Julio César e Jhon Cley (Rafael Silva); Riascos (Thalles) e Gilberto (Lucas)
Técnico: Celso Roth

Flamengo
César, Luiz Antonio, Wallace, Samir e Anderson Pico (Alan Patrick); Jonas, Márcio Araújo e Canteros; Everton (Paulinho), Eduardo da Silva (Marcelo Cirino) e Emerson Sheik
Técnico: Cristóvão Borges

UOL Esporte
Fotos: LanceNet

Efraim Filho enfrenta Jean Willys em debate sobre a legalização das drogas

Efraim Filho enfrenta Jean Willys em debate sobre a legalização das drogas
O deputado federal paraibano Efraim Filho (Democratas) participou do Programa Ocupação da TV Câmara, que promoveu um debate ao vivo com o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) sobre a legalização das drogas.

Durante o debate Efraim Filho enfatizou a sua postura contrária à legalização das drogas. “Não podemos em nome da teórica redução de prisões, legalizar as drogas, criando um mercado pernóstico, onde o vício e a dependência será a mola propulsora desse comércio, não podemos esquecer o drama de milhares de famílias que lutam contra a dependência do crack, da maconha, da cocaína, da heroína, esse argumento da redução de prisões e da violência que envolve o tráfico é apenas a parte de um todo que envolve a segurança pública”.

Efraim Filho ainda ressaltou que o problema das drogas reside na falta de políticas públicas de prevenção e tratamento para dependentes.

O programa ocupação será reprisado pela TV Câmara domingo às 19hs e também pode ser acompanhado pelo link www.camara.gov.br


Ascom

VOLEI: Brasil derrota Austrália

VOLEI: Brasil derrota Austrália
O espírito do Parque Olímpico de Sydney, sede do vôlei nos Jogos de 2000, contagiou os atletas do Brasil em boa parte do primeiro confronto deste final de semana contra a Austrália pela Liga Mundial. Com uma apresentação irretocável nos dois primeiros sets e na metade final do quarto, os visitantes mostraram qualidade de jogo em nível olímpico para fazer 3 sets a 1 (25/17, 25/18, 23/25 e 25/20), em 2h21m de jogo, no início da manhã deste sábado (horário de Brasília). A confirmação do bom desempenho foi vista no semblante sorridente do suspenso Bernardinho na arquibancada do ginásio, que contou com um excelente número de brasileiros apoiando a seleção. O treinador cumpri neste domingo, no segundo encontro entre as equipes, às 3h40m (horário de Brasília), o último dos 10 jogos de punição. O SporTV transmite o embate.

- Nós sabíamos que este jogo seria duro. Tinham vários brasileiros aqui e agradecemos pelo apoio deles. Nós precisamos estudar mais a fundo alguns jogadores australianos antes de amanhã - declarou Bruninho. O único momento ruim do time canarinho aconteceu na terceira parcial. Um pequeno show da banda pop local “The Potbelleez”, entre os segundo e terceiro sets, proporcionou uma longa paralisação, desconcentrando os brasileiros, que “pararam” de sacar e erraram muito. Os anfitriões cresceram e levaram o set.

- Baixou um pouco a concentração na volta do intervalo para o terceiro set, que aqui é mais longo e nós não estamos acostumados. Ficamos muito tempo parados e nosso bom ritmo de saque caiu bastante neste momento. Mesmo assim, conseguimos encostar no placar e, no finalzinho, perdemos a chance de fechar o set. Mas, tudo isso faz parte do aprendizado. Considero que fizemos um jogo muito bom hoje - analisou Lipe.

A vitória manteve os brasileiros na primeira colocação da chave A, com 21 pontos, quatro a mais do que a Sérvia (17) e oito do que a Itália (13). Os australianos segue na última posição, com três. Por ser o anfitrião da fase final, o Brasil já está classificado para a etapa decisiva da Liga, que será disputada de 15 a 19 de julho, no Rio de Janeiro. O palco será o Maracanãzinho, que também abrigará os torneios de vôlei masculino e feminino durante os Jogos Olímpicos de 2016.


GE

Médico cubano é encontrado morto no Sertão da Paraíba; PC não descarta investigação

Médico cubano é encontrado morto no Sertão da Paraíba; PC não descarta investigação
Um médico cubano que trabalhava no Sertão do estado foi encontrado sem vida dentro de uma casa na manhã deste domingo (28).

O profissional de saúde morava no município de Boa Ventura, a cerca de 450 km de João Pessoa, a polícia suspeita de o médico tenha sido vítima de um infarto, no entanto, ainda aguarda o laudo emitido pela Gerência Executiva de Medicina e Odontologia Legal (Gemol), pra onde o corpo do homem foi levado.

De acordo com informações fornecidas por agentes da Polícia Civil de Itaporanga, o médico foi encontrado no chão da residência já sem vida por populares. Os policiais foram acionados e confirmaram o óbito. No entanto, só o laudo do Gemol identificará a causa da morte.

Os policiais adiantaram que a principal suspeita é de morte natural. A vítima não teve seu nome divulgado.



PB Agora

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Corpo do cantor sertanejo Cristiano Araújo é enterrado em Goiânia

enterro_cristiano
O corpo do cantor Cristiano Araújo, de 29 anos, que morreu após um acidente de carro na BR-153, em Goiás, foi enterrado por volta das 12h desta quinta-feira (25), no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia. Mais de 1.500 pessoas, entre familiares, amigos e fãs, acompanharam a cerimônia, segundo estimativas da Polícia Militar. Eles deram uma salva de palmas para se despedir do músico.
O sepultamento do cantor ocorreu após um cortejo de 15 km em um carro dos bombeiros, que partiu do Centro Cultural Oscar Niemeyer, onde o corpo foi velado por mais de 15 horas, até o local. O caixão estava coberto por uma bandeira do Brasil e outra do Vila Nova, time do coração do sertanejo.

O pai de Cristiano Araújo, João Reis de Araújo, estava muito emocionado durante o enterro, assim como a mãe, Zenaide Melo, que chegou a passar mal. Outros parentes do músico e colegas de banda também estavam presentes. Cristiano Araújo deixou dois filhos, João Gabriel e Bernardo, que não estavam na cerimônia, segundo a assessoria de imprensa do cantor.
Diferente do previsto inicialmente, o corpo da namorada do músico, Allana Moraes, de 19, que também morreu no acidente, não foi enterrado ao mesmo tempo que o de Cristiano. O sepultamento dela ocorreu antes, por volta das 10h30, no mesmo local.
O velório começou na tarde de quarta-feira (24). Durante toda a noite, familiares, amigos e fãs estiveram no local para prestar a última homenagem. Veja fotos da despedida.
Famosos, como os cantores Leonardo, Henrique e Juliano, Guilherme (da dupla com Santiago), Mariano (da dupla com Munhoz) e Bruno (da dupla com Marrone), foram se despedir do artista.

Por volta das 8h30 desta quinta-feira, uma missa foi celebrada pelo padre Marcos Rogério, da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, igreja que o sertanejo frequentava.
Milhares de fãs enfrentaram mais de duas horas na fila para prestar homenagens ao ídolo. Alguns chegaram a dirigir mais de 11h para acompanhar a cerimônia. Segundo a Polícia Militar, até as 9h, cerca de 50 mil pessoas estiveram no velório.

Acidente
O acidente aconteceu por volta das 3h30 de quarta-feira, na altura do km 614 da BR-153, entre Morrinhos e o trevo de Pontalina, em Goiás, quando Cristiano voltava de um show em Itumbiara, no sul do estado. O veículo no qual ele estava, um Range Rover, saiu da pista e capotou.
Além do cantor e da namorada, também estavam no carro o motorista Ronaldo Miranda e um dos empresários do sertanejo, Vitor Leonardo, que estavam no banco da frente e se feriram. Eles seguem internados no Instituto Ortopédico de Goiás (IOG).
Segundo a unidade, ambos estão conscientes e têm quadro de saúde considerado estável. Ainda de acordo com o hospital, eles continuam na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para observação, ainda sem previsão de quando serão liberados para o quarto.

Investigação
O delegado que investiga o caso, Fabiano Henrique Jacomelis, solicitou um laudo cadavérico das vítimas fatais e uma perícia no local do acidente. As análises devem apontar se elas usavam cinto de segurança no banco de trás no momento do acidente.

“O cantor e a namorada foram arremessados para fora do veículo, sendo assim, os indícios apontam que eles não usavam o cinto de segurança. Mas isso só será comprovado com o resultado dos laudos”, disse Jacomelis. Segundo ele, também há sinais de que o motorista e o passageiro do banco da frente estavam com cinto.
O Instituto Médico Legal (IML) de Goiânia confirmou que a causa da morte de Cristiano foi uma hemorragia interna na região do abdômen. “Após o exame necroscópico, pudemos observar que ele foi vítima de uma hemorragia aguda provocada por lesões de grandes vasos abdominais”, afirmou o gerente do IML, Marcellus ao G1.
Arantes disse que Cristiano também sofreu um traumatismo craniano encefálico, mas, apesar das lesões e do corpo ter sido encontrado fora do veículo, ainda não é possível determinar se o cantor estava sem cinto de segurança. “Só será possível confirmar isso após a finalização do laudo cadavérico, que deve sair daqui a dez dias. Esse documento é complementar ao laudo da perícia feita no local”, destacou.

G1

Justiça nega habeas corpus que pedia que Lula não fosse preso

lula
A Justiça Federal negou nesta quinta-feira (25) o habeas corpus preventivo que pedia que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não fosse preso na Operação Lava Jato. O pedido de liberdade havia sido ajuizado pelo consultor Maurício Ramos Thomaz, de Campinas (SP), com o objetivo de proteger o ex-presidente. Conforme o autor, Lula estaria na iminência de ser preso preventivamente, o que seria, conforme a petição, “coação ilegal”.

O habeas corpus foi indeferido pelo desembargador federal João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), responsável por julgar processos da Operação Lava Jato. Segundo o magistrado, “não existe qualquer fundamento legal para a pretensão”. Além disso, “autor popular não traz qualquer informação concreta sobre aquilo que imagina ser uma ameaça ao direito de ir e vir do paciente”.
O desembargador também negou seguimento ao habeas corpus. Gebran frisou que o autor usou em sua petição notícias de jornais, revistas e portais de informação, que “não servem como fundamento”. Gebran ainda decretou segredo de Justiça por 48 horas, devido ao excesso de consultas ao Portal do TRF4 relativas a esse habeas, o que está prejudicando o sistema processual eletrônico do tribunal.
O magistrado finalizou a decisão declarando que a petição será enviada ao Ministério Público Federal “para adoção de providências cabíveis”, tendo em vista que o autor usou linguagem “imprópria, vulgar e chula, inclusive ofendendo a honra de várias pessoas nominadas na inicial”. Segundo o TRF-4, no pedido, Thomaz se referiu ao juiz Sérgio Moro com expressões como “hitleriano”, definindo o magistrado como “moralmente deficiente”. Disse ainda que Moro teria “fraudado a sentença de Nestor Cerveró”.
O habeas corpus se tornou de conhecimento público nesta quinta, depois que o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), que faz oposição ao PT e ao governo da presidente Dilma Rousseff, divulgou a informação em sua conta no Twitter.
O Instituto Lula, do ex-presidente, negou que o HC – uma ação judicial que assegura a liberdade do favorecido e impede a prisão – tenha sido impetrado por ele ou por qualquer advogado ou entidade que o represente (veja ao fnal desta reportagem nota publicada pelo instituto). Qualquer cidadão tem o direito de acionar a Justiça para obter um habeas corpus em favor de qualquer pessoa.
De acordo com o Instituto Lula, a pessoa que tomou a atitude pode até estar tentando prejudicar o ex-presidente.
O Instituto Lula disse ainda estranhar o fato de o senador Caiado ter divulgado a imagem da página de acompanhamento processual do site do TRF-4 com os dados sobre o habeas corpus de Lula. O próprio instituto afirma que não tinha conhecimento do HC até ver a reprodução no Twitter do senador.
Veja íntegra da nota publicada pelo Instituto Lula:
NOTA À IMPRENSA
Ex-presidente não entrou com pedido de habeas-corpus em Curitiba

São Paulo, 25 de junho de 2015,
Esclarecemos que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não entrou com o pedido de habeas-corpus impetrado em Curitiba, no dia 24/6/2015. Lembramos que esse tipo de ação pode ser feito por qualquer cidadão. Fomos informados pela imprensa da existência do Habeas Corpus e não sabemos no momento se esse ato foi feito por algum provocador para gerar um factoide.
O ex-presidente já instruiu seus advogados para que ingressem nos autos e requeiram expressamente o não conhecimento do Habeas Corpus.
Estranhamos que a notícia tenha partido do Twitter e Facebook do senador Ronaldo Caiado.
Assessoria de Imprensa do Instituto Lula
G1

domingo, 21 de junho de 2015

MEC divulga amanhã resultado do Prouni

MEC divulga amanhã resultado do Prouni
 O Ministério da Educação (MEC) divulga amanhã (22) o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) referente ao segundo semestre deste ano. As informações estarão disponíveis na página do programa na internet.

Também a partir de segunda, o candidato selecionado deverá comparecer à instituição de ensino para a qual foi pré-selecionado, levando os documentos que comprovam as informações prestadas na ficha de inscrição.

O candidato deve verificar o horário e o local no qual tem de comparecer para a apresentação das informações. O prazo para que isso seja feito vai até o dia 29. Caso perca a data, o candidato é automaticamente retirado do processo.

Entre os documentos a serem apresentados estão a carteira de identidade, o comprovante de residência, o comprovante de rendimento e o de conclusão do ensino médio. A lista completa pode ser conferida na página do ProUni.

No dia 6 de julho será divulgado o resultado da segunda chamada. Aqueles que não forem selecionados poderão se inscrever na lista de espera nos dias 17 e 20 de julho.

O ProUni oferece bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O programa é dirigido a estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou que tenham vindo da rede particular na condição de bolsistas integrais.

O estudante precisa comprovar renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral e de até três salários mínimos para bolsa parcial.

Professores do quadro permanente da rede pública de ensino podem participar, desde que concorrendo a cursos de licenciatura. Segundo o MEC, foram ofertados nesta edição do ProUni 68.971 bolsas integrais e 47.033 parciais.


Agência Brasil

Datafolha: 10% aprovam e 65% reprovam governo Dilma

Datafolha: 10% aprovam e 65% reprovam governo Dilma
 O número de pessoas que consideram o governo Dilma Rousseff "ruim ou péssimo" atingiu 65% em junho, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (20). Ainda de acordo com o instituto, apenas 10% dos entrevistados consideraram o governo da petista como "bom" ou "ótimo".

Segundo o site do jornal "Folha de S.Paulo", no histórico de pesquisas nacionais de avaliação presidencial do Datafolha, a atual taxa de reprovação da presidente da República só não é pior que os 68% de "ruim" e "péssimo" registrados pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello em setembro de 1992, poucos dias antes de ele sofrer um processo de impeachment.

Na véspera de ser afastado da Presidência, em 1992, Collor tinha 9% de aprovação, conforme o Datafolha. Essa foi a pior taxa apurada em toda a série de pesquisas nacionais do instituto.

O levantamento foi realizado pelo Datafolha com 2.840 pessoas de 174 municípios do país entre nos dias 17 e 18 de junho, e divulgado neste sábado por meio do site do jornal "Folha de S.Paulo". A margem de erro é de dois pontos percentuais.

G1

ANA diz que transposição será solução para NE, mas alerta para profunda crise de abastecimento

ANA diz que transposição será solução para NE, mas alerta para profunda crise de abastecimento
Apontada como a redenção do Nordeste e que quando estiver pronta vai beneficiar mais de 12 milhões de nordestinos nos estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Nordeste, a transposição do Rio São Francisco depende de situações hidrológicas favoráveis em Sobradinho. No entanto, mesmo precisando ser revitalizado, o rio tem condições de garantir o abastecimento da região e matar a sede de milhões de nordestinos.

A garantia foi dada pelo presidente da Agência Nacional Águas (ANA), Vicente Andreu. Em entrevista publicada no Correio Brasiliense e reproduzida no PBAgora, ele deixou claro, que a transposição será a solução definitiva para a crise de abastecimento de água no Nordeste.

O presidente da ANA no entanto fez uma alerta. A crise de abastecimento de água veio para ficar, e o País segundo ele precisa se preparar para uma crise hídrica de médio e de longo prazos, com componentes muito complexos”.

Segundo ele, 2015 será pior que os anos anteriores. Os brasileiros segundo ele, precisam estar preparados para atravessar um deserto no ano que vem.

Confira abaixo os principais trechos da entrevista, concedida em Petrolina (PE), às margens do rio São Francisco.

Haverá água para a transposição do São Francisco?

A quantidade de água a ser utilizada na transposição é de 26m³ por segundo, na primeira fase. A vazão de Sobradinho, no pior momento, será de 900m³ por segundo. Os canais da transposição estão projetados para receberem até 127m³ por segundo. Mas, para operar em mais de 26m³, a transposição precisa de situações hidrológicas favoráveis em Sobradinho. Hoje elas não estão dadas. Portanto, se a transposição começasse a funcionar hoje, a resposta é sim, há água.

O ano de 2015 vai ser pior ou melhor que o de 2014?

Aqui na Bacia do São Francisco, a minha opinião é que vai piorar. Porque não houve recarga nos principais reservatórios do Semiárido. Não acumulou água. A perspectiva para o próximo período é de maior gravidade em relação a 2014. Vai exigir que não se diminua nenhuma das medidas que estão sendo tomadas. E é preciso considerar outras medidas ainda mais restritivas. Não se pode contar com uma volta à normalidade que ninguém sabe se virá. O presidente da Sabesp (Jerson Kelman) disse que nosso desafio era atravessar o deserto de 2015. Se soubéssemos que o deserto acaba, seria fácil. E se não acabar? Temos que ter a responsabilidade de dar para as pessoas a dimensão da crise, em lugar de passar um nível de segurança que, na minha opinião, não existe. Essa é uma mensagem desmobilizadora.

A crise veio para ficar?

Precisamos nos preparar para uma crise hídrica de médio e de longo prazos, com componentes muito complexos. Crises de escassez de água vão ocorrer com muito mais frequência, infelizmente. A irregularidade das chuvas veio para ficar. É muito provável que tenhamos que enfrentar períodos de seca mais frequentes. Chove num lugar e não chove noutro. A água no planeta é sempre a mesma. Na Amazônia, há uma sucessão de secas e enchentes. Salvador esteve debaixo d’água, enquanto a 100km dali há escassez. O ciclo hidrológico está alterado e isso potencializa as fragilidades que já existiam. Precisamos mudar nossos padrões de consumo. Fala-se muito no consumo da agricultura, mas 85% da população brasileira mora em cidades, o Brasil é urbano. E os padrões de consumo nas cidades são muito elevados se comparados com os indicadores internacionais. Em São Paulo, hoje, no meio da pior seca já registrada na cidade, cada habitante gasta, em média, 220 litros de água por dia. Isso precisa mudar.

Redação com Correio

Piloto pousa helicóptero em rua de cidade da Paraíba para que empresário "fale com amigos"

Helicóptero pousou no Centro da cidadeO piloto de um helicóptero, que realiza passeios turísticos durante o São João realizado na cidade de Patos, no Sertão paraibano, a 317 km de João Pessoa, realizou um pouso em meio a fios de eletricidade, casas e a população em uma rua do Centro da cidade de São José de Caiana, também no Sertão. O caso aconteceu na tarde deste sábado (20/06) e o piloto teria parado a aeronave para que um empresário, que teria locado o passeio, pudesse falar com amigos

De acordo com testemunhas, o helicóptero desceu no meio da rua e passou cerca de cinco minutos esperando o empresário falar com amigos e retornar. Durante todo o tempo, a aeronave teria permanecido com os motores ligados.

O Portal Correio tentou contato com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para saber sobre possíveis irregularidades cometidas pelo piloto da aeronave ao pousar com o helicóptero, sem justificativa, próximo a fios de alta tensão e casas. 

A Anac informou que o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), com sede no Rio de Janeiro, seria o órgão responsável sobre algum posicionamento. O Portal Correio tentou contato com o Decea, mas até às 17h20 deste sábado não teve as ligações atendidas.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Ligações pelo WhatsApp derrubam tempo de chamada telefônica

whatsapp
As ligações gratuitas oferecidas pelo aplicativo WhatsApp provocaram uma queda no tempo uso de chamadas de voz tradicionais em celulares, realizadas por meio das redes das operadoras de telefonia móvel.

Segundo um levantamento da Teleco, no trimestre em que o recurso foi lançado, a quantidade de minutos de ligações caiu para 111 minutos médios mensais, em relação aos 134 minutos do último trimestre de 2014.
A operadora mais afetada pelo WhatsApp no Brasil foi a Claro, cuja média passou de 123 para 81 minutos no mesmo período. A empresa tem o 4G mais veloz do país, posto que ocupa há dois anos consecutivos, segundo a Open Signal.
Com a queda de interesse por ligações tradicionais, a RECEITA de internet móvel cresceu 31,3%, passando a representar 37% da receita de serviços das operadoras.
“O uso de aplicativos de mensagem como o “WhatsApp” estimula o consumo de pacotes de dados ajudando a aumentar a RECEITA de dados das operadoras. O Whatsapp recentemente lançou um aplicativo de voz que deve contribuir para o aumento do uso de dados e a redução do MOU [minutos mensais por usuário] das operadoras”, segundo a Teleco, consultoria formada por profissionais do setor de telecomunicações.
Nesse período de três meses, entre janeiro e março, as ligações via WhatsApp só estiveram disponíveis por um mês e somente para os donos de smartphones com sistema Android. Ao iPhone, o recurso chegou somente no final de abril.
Segundo um estudo da empresa Kantar Worldpanel ComTech, o Android representava 89% dos smartphones usados no Brasil, enquanto o Windows Phone ficou com parcela de 4,5% e o iPhone vem por último com 3,9%.
Na comparação com o primeiro trimestre de 2014, o cenário de redução de uso de ligações se confirma.
Segundo dados também divulgados pela Teleco no passado, a queda nas ligações entre os clientes da Claro chegou a 41 minutos.
Na TIM, foram 20 minutos e na Vivo foram 5. A Teleco não publicou dados sobre o tempo de chamadas telefônicas das demais operadoras.
Em uma entrevista recente a INFO, Rodrigo Vidigal, diretor executivo de marketing da Claro, disse que a quantidade de pessoas que usam as chamadas de voz pelo WhatsApp ainda é pequena.
“Vemos um crescimento na utilização de dados em geral. As chamadas de voz via internet ainda representam uma parcela muito pequena do consumo. Mas isso varia de forma muito particular”, declarou Vidigal, ressaltando que o aumento no uso de internet móvel se dá na medida em que as pessoas adquirem smartphones mais avançados.
Exame

TCE aprova contas de prefeitos e do Instituto de Terras da Paraíba

TCE2
Reunido na manhã desta quarta-feira (17), o Tribunal de Contas da Paraíba emitiu parecer favorável à aprovação das contas de 2013 da prefeita de Caldas Brandão, Neuma Rodrigues de Moura Soares.

Também foram aprovadas as prestações de contas oriundas das Câmaras Municipais de Logradouro e Tenório e, ainda, as do Instituto de Terras e Planejamento Agrícola da Paraíba (Interpa) atinentes a esse mesmo exercício. Em grau de recurso, a Corte aprovou as contas de 2012 apresentadas pelo ex-prefeito de Santana dos Garrotes José Alencar Lima.
Os processos constantes da pauta de julgamento representavam movimentação de recursos da ordem R$ 155.998.098,14. Conduzida pelo decano da Corte, conselheiro Arnóbio Viana, a sessão plenária teve as participações dos conselheiros Nominando Diniz, Fernando Catão e Fábio Nogueira.
Também, as dos conselheiros substitutos Marcos Costa, Antonio Gomes Vieira Filho, Antonio Cláudio Silva Santos e Renato Sérgio Santiago Melo. O Ministério Público de Contas esteve representado pela procuradora geral Elvira Samara Pereira de Oliveira.

Contas de quatro prefeituras e três Câmaras na pauta do TCE

Contas de quatro prefeituras e três Câmaras na pauta do TCE
O Tribunal de Contas da Paraíba reúne-se nesta quarta-feira (17), a partir das 9h, para o exame de 16 processos, entre os quais figuram as prestações de contas anuais de quatro Prefeituras e três Câmaras de Vereadores.

Sob análise dos conselheiros estarão também as prestações de contas da Empresa Paraibana de Turismo, relativas ao exercício de 2002, e do Instituto de Terras e Planejamento Agrícola da Paraíba, exercício 2013.

Conforme a pauta desta quarta-feira, terão as contas examinadas pelo Tribunal as prefeituras de Santana de Mangueira, Curral Velho, Mogeiro e Caldas Brandão. Os processos a serem apreciados são referentes, em todas elas, ao exercício de 2013.

Já as Câmaras Municipais com prestações de contas anuais para análise são as de Sousa (relativa a 2012), Logradouro e Tenório, ambas com documentação referente ao exercício 2013.


Redação

Dilma tem até hoje para decidir regra 85/95

Dilma tem até hoje para decidir regra 85/95
 A presidenta Dilma Rousseff tem de decidir até hoje se sanciona sem vetos o texto da Medida Provisória (MP) 664. O impasse está na emenda que incluiu o fator previdenciário. Os parlamentares aprovaram a chamada “fórmula 85/95”, que estabelece novas regras para a aposentadoria. O governo alega que dessa forma, em longo prazo, o Brasil entrará em “uma situação totalmente insustentável”.

“Em 2060, do ponto de vista previdenciário, será o caos. Se mantivermos as regras, chegaremos a uma situação totalmente insustentável. A expectativa de vida vai chegar a 81,2 anos e nós teremos um terço da população de idosos. Isso muda a relação do sistema”, explicou na segunda-feira (15) o ministro da Previdência Social, Carlos Gabas, durante entrevista coletiva.

O ministro evitou informar se Dilma vetará a fórmula proposta pelo Congresso. Oficialmente, o discurso do governo é que a presidenta ainda não tomou uma decisão. “Ela não tomará medidas sem ter conhecimento de todos os números e projeções”, adiantou Gabas.

Ontem, a presidenta jantou no Palácio da Alvorada com líderes do Senado. Embora a assessoria da Presidência da República não tenha confirmado o motivo da reunião, especulou-se que o fator previdenciário tenha sido o principal assunto do encontro.

Enquanto a presidenta esteve com senadores no Alvorada, sindicalistas protestaram em frente ao Palácio do Planalto. Os presidentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Força Sindical estiveram com Gabas e outros ministros, na tentativa de convencer o governo a aprovar a MP sem vetos. Sem obter a resposta que desejavam, marcaram uma vigília para esta terça, que deve durar toda a madrugada.

A fórmula 85/95 foi incluída pelo Congresso no texto da Medida Provisória (MP) 664 e encaminhada à presidenta Dilma para sanção. Ela tem 15 dias úteis, contados a partir da saída do texto do Congresso, para vetar algum ponto da MP. Caso não o faça no prazo, o texto é considerado aprovado integralmente.

A fórmula estabelece que, para se aposentar recebendo proventos integrais (obedecido o teto de R$ 4.663,75 da Previdência Social), os trabalhadores têm de somar o tempo de contribuição e a idade até atingir a marca de 85 para as mulheres e 95 para homens.

Na prática, a fórmula 85/95 permite que os trabalhadores se aposentem mais cedo que pelo cálculo do fator previdenciário. Pelo fator, quanto mais cedo o beneficiário se aposenta, menor o benefício. O governo argumenta que a fórmula aprovada pelo Congresso compromete a sustentabilidade da Previdência, principalmente no longo prazo. Agência Brasil

PEC da Maioridade Penal pode ser votada nesta 3ª

PEC da Maioridade Penal pode ser votada nesta 3ª
 A comissão especial que analisa a redução da maioridade penal (Proposta de Emenda à Constituição 171/93 e 36 apensadas) tenta novamente votar o parecer do deputado Laerte Bessa (PR-DF) hoje à tarde. A votação deverá ser fechada, sem acesso do público.

Deputado federal Laerte Bessa

O presidente da comissão especial, deputado André Moura (PSC-SE), reclamou que, na semana passada, deixou a reunião aberta e as pessoas não souberam se comportar. "Nós deixamos a reunião aberta para que pudesse ter a participação de todos, mas, infelizmente, aqueles que são contrários não tiveram esse respeito. A próxima sessão será fechada, somente com os deputados e a imprensa", avisou o parlamentar.

O parecer

O relator apresentou substitutivo sobre as propostas (PEC ) que tratam do tema. Em seu texto, Bessa reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos, mas prevê um referendo, nas próximas eleições (2016), para que a população confirme ou não a mudança na Constituição.

Segundo a proposta apresentada por Bessa, os maiores de 16 e menores de 18 anos devem cumprir as penas em locais separados dos adultos, com objetivos voltados para a educação e a ressocialização.


Bessa afirmou que optou pela redução da maioridade penal devido a fatores como:

- maior capacidade de compreensão dos adolescentes de 16 e 17 anos, nos dias atuais, em relação à ilicitude dos seus atos;

- entendimento de que a medida não afronta cláusula pétrea da Constituição ou qualquer tratado internacional de direitos humanos das crianças e dos adolescentes;

- os índices endêmicos de criminalidade no Brasil, inclusive os crimes praticados por adolescentes de 16 e 17 anos;

- a punição extremamente branda prevista na legislação em vigor;

- o legítimo anseio da população brasileira de que os adolescentes paguem uma pena proporcional à lesividade de suas condutas ilícitas; e

- a falência das políticas sociais adequadas à prevenção do crime, entre outros.


Pressa

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Ricardo visita delegado baleado no Trauma e reforça empenho para prender acusado

Governador destacou o trabalho das forças de segurança do Estado para encontrar e prender o suspeito pelo crime.

O governador Ricardo Coutinho (PSB) fez uma visita de solidariedade aos familiares do delegado da Polícia Civil, Leonardo Machado, na manhã desta segunda-feira (15), no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, na Capital. O policial foi vítima de disparos de arma de fogo, no último sábado (13) em pleno Centro do município de Uiraúna. 
Em contato com os familiares do policial, o governador lamentou a ocorrência do crime e reforçou o empenho das forças de segurança do Estado para encontrar e prender o acusado pelo crime.

De acordo com o delegado geral de Polícia Civil, João Alves, que já existe um mandado de prisão contra o suspeito apontado como autor dos disparos, que também já responde por outros crimes. 

Estado gravíssimo
O último boletim médico divulgado pelo Hospital de Trauma informou que o estado de saúde de Leonardo Machado é considerado gravíssimo. O delegado está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com um Traumatismo Crânio Encefálico (TCE). Ele foi transferido do Hospital Regional de Cajazeiras para a Capital pelo helicóptero Acauã da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social.

Leonardo Machado já tinha sido submetido a um procedimento de neurocirurgia para aliviar a pressão intracraniana e encontrava-se entubado em um leito da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O estado geral do paciente era considerado grave.
WSCOM Online

Sisu divulga aprovados para o segundo semestre de 2015

Sisu divulga aprovados para o segundo semestre de 2015
Está disponível para consulta o resultado da segunda edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Foram ofertadas 55.576 vagas em 72 instituições de ensino superior públicas de todo o país. Puderam participar os candidatos que fizeram as provas do Enem em 2014 e não tiveram nota zero na redação. O resultado pode ser consultado no site do Sisu.

Nesta segunda-feira começa o prazo para que os candidatos que não conseguiram garantir uma vaga entrem na fila de espera. Para participar, eles devem acessar o Sisu até o dia 26/6 e, em seu boletim do candidato, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da Lista de Espera do Sisu. Após a apresentação de interesse, o sistema gera uma confirmação. A participação somente poderá acontecer na primeira opção de curso do candidato.

Na lista de espera, a convocação dos candidatos para realização das matrículas é feita pela instituição. Assim, é importante que o candidato acompanhe junto à instituição na qual está participando da lista de espera as convocações para matrícula.

EBC

Maranhão declara guerra contra o PT

Maranhão declara guerra contra o PT
 O senador José Maranhão, presidente do PMDB na Paraíba, criticou a participação do partido no Governo da presidente Dilma Rousseff (PT). Segundo ele, apesar da aliança em âmbito nacional, e contar com Michel Temer, vice-presidente República, na articulação política governamental, seu partido continua sendo hostilizado pelos petistas.

Maranhão, que retoma amanhã as atividades no Senado e na presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, após um m disse que a participação do PMDB não deveria se limitar apenas na articulação “penosa” que Michel Temer está fazendo, no campo político, mais em outras áreas. “O PMDB detém bons quadros, que deveriam participar na elaboração de grandes projetos nacionais e ajudar ao Brasil sair da crise que enfrenta atualmente”, comentou.

O senador revelou que sempre teve uma posição critica em relação à aliança do PMDB com o PT. “Nós estamos aliados ao Governo de Dilma no plano nacional e comprometidos com o projeto, mas isso não significa que o PMDB é subserviente as práticas gerenciais do Governo Federal, até porque não temos participação que deveríamos ter”, declarou.

Durante o Congresso do PT encerrado no último sábado, em Salvador, diversos petistas defenderam o rompimento com o PMDB como solução para a crise na base aliada em Brasília. Mesmo os defensores da aliança admitiram a fragilidade da parceria.

Com jornal Correio da Paraíba

Reforma Política ignorou foco político diz Ruy: “Fim da reeleição foi o que se salvou”

Reforma Política ignorou foco político diz Ruy: “Fim da reeleição foi o que se salvou”
A redução da idade para ingressar no mandato de deputado estadual, federal ou distrital, aprovada pela Câmara dos Deputados, na Reforma Política realizada pelo Congresso Nacional, foi um dos pontos rechaçados pelo ex-deputado federal Ruy Carneiro (PSDB), nesta segunda-feira (15), que disse que se lá ainda estivesse seria contra.

Para o tucano a redução da idade de 21 para 18 anos de idade é um absurdo, devido à notória falta de experiência política que os futuros parlamentares terão para lidar com temas tão importantes, que mexem diretamente na vida da sociedade.

“Respeitando os colegas, eu achei absurdo. O cidadão poder ser deputado estadual, federal ou distrital com 18 anos, dizer que com essa idade pode tudo, eu acho que, por ser o parlamento nacional, a pessoa tem que chegar lá já com uma maturidade e botar um jovem lá, com essa idade, é uma precipitação, um equivoco”, disse.

Ruy lamentou o fato de a Reforma Política priorizar temas não tão importantes em detrimento do processo político, que merece e carece de modificações. “A Reforma Política deve priorizar o processo político, mas isso não está acontecendo, estão priorizando coisas que não são importantes. Esse processo político, que não é fácil, já que é uma questão cultural, tem que ser mudado e se mais legítimo em todas as eleições”, destacou.

FIM DA REELEIÇÃO

Alguns dos temas aprovados, como o fim da reeleição, por exemplo, segundo Ruy, merecem elogios, já que salvou parte da Reforma Política.

“O fim da reeleição achei interessante. Na época que o PSDB apoiou a reeleição achei um equivoco completo. Acho que passar o mandato de 4 para 5 anos, com um mandato só foi uma medida acertada e digo sem medo de errar, da reforma política até agora o que eu achei pertinente foi a aprovação do fim da reeleição”, ressaltou.

Ruy Carneiro é presidente estadual do PSDB da Paraíba e foi um dos vereadores mais novos da história de João Pessoa. Exerceu seu primeiro mandato com 21 anos e seu ultimo com 43 anos. Atualmente com 44 anos, Ruy vive, após 22 anos com mandato, sua primeira fase sem mandato desde que assumiu pela 1ª vez.


Márcia Dias

PB Agora

quarta-feira, 10 de junho de 2015

PB reforça segurança nas divisas

PB reforça segurança nas divisas
 As Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros da Paraíba realizam desde a manhã desta quarta-feira (10) a operação Brasil Integrado – São João Seguro, que acontece nos nove estados do Nordeste com a participação das Polícias Federal e Rodoviária Federal e sob a coordenação do Ministério da Justiça.

A ação está sendo executada principalmente nas divisas entre cidades paraibanas e os estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco, com bloqueios e abordagens em rodovias federais e estaduais, para apreensão de armas, drogas, artefatos explosivos e veículos roubados ou furtados.

A aeronave Acauã, da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds), também participa da operação. O Grupamento Tático Aéreo (GTA) realiza sobrevoos na cidade de Monteiro, Cariri paraibano, e conta com mais de 100 homens das forças de segurança estaduais em trabalhos terrestres.

As atividades da operação se estendem no período da tarde em outras cidades paraibanas.

Segundo o Ministério da Justiça, a Brasil Integrado visa fortalecer a integração entre as forças de Segurança Pública do Nordeste e intensificar o enfrentamento conjunto à violência no período que antecede os festejos juninos.

Deste plano, semelhante ao executado na Copa do Mundo 2014, participam de forma conjunta mais de cinco mil profissionais da região, coordenados a partir de um Centro de Comando e Controle Nacional, em Brasília (DF), que mantém contato com as unidades estaduais.

Redação com Secom/PB

Papa cria tribunal que julgará crimes

Papa cria tribunal que julgará crimes
 O Papa Francisco autorizou o julgamento por "abuso de poder" de bispos que eventualmente acobertaram padres denunciados por abuso sexual de menores, informou o Vaticano nesta quarta-feira (10).

Os casos serão julgados por um novo tribunal, uma seção judiciária que estará a cargo de uma sessão da Congregação para a Doutrina da Fé, o braço do Vaticano para doutrinamento, explicou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.

Segundo ele, os bispos poderão ser julgados se falharam em tomar medidas que preveniriam os atos de abuso.

A partir de agora, a ongregação para a Doutrina da Fé será a responsável por julgar os bispos em relação ao delito de "abuso de poder episcopal". Esse delito foi revisado porque já existia no direito canônico, mas agora estão estabelecidos os mecanismos para abordar os casos, completou Lombardi.

Esta é uma reforma importante para mostrar o compromisso de Francisco na luta contra a pedofilia de religiosos. Ele criou no ano passado uma comissão, formada por 17 pessoas de várias nacionalidades e vários laicos, incluindo representantes das vítimas, para lutar contra a ocultação de abusos, uma prática corrente nas últimas décadas dentro da Igreja Católica.

Parte dos trabalhos da comissão é ajudar as dioceses a colocar em prática ações para prevenir o abuso e trabalhar com as vítimas no processo de superação dos traumas. Oito membros são mulheres.

Presidida pelo cardeal americano Sean OMalley, a comissão elaborou a proposta, que foi aprovada pelo papa.

Francisco autorizou recursos para a criação do tribunal, como a alocação de pessoal. Ele também irá nomear um secretário para auxiliar o Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé no trabalho.

O Papa ainda estabeleceu um período de cinco anos para desenvolver a nova seção judiciária e realizar uma avaliação formal de sua eficácia. Responsabilidade indireta

Grupos de vítimas lutam há anos para que o Vaticano estabeleça procedimentos claros para fazer os bispos serem responsabilizados pelos abusos em suas dioceses, mesmo que eles não sejam diretamente responsáveis pelos atos.

As acusações contra os bispos seriam primeiramente investigadas por um dos três departamentos do Vaticano, dependendo de qual jurisdição o bispo está, antes de ser julgado pelo departamento de doutrinamento.

Em fevereiro, Francisco ordenou que bispos ao redor do mundo a priorizar a cooperação com a comissão para extinguir os flagelos dos abusos, mesmo que isso faça com que novos casos apareçam.


G1

Em último teste antes da Copa América, Brasil pega Honduras no Sul

Em último teste antes da Copa América, Brasil pega Honduras no Sul
 Em seu último amistoso antes da estreia na Copa América, a Seleção Brasileira terá pela frente a equipe de Honduras. A partida, marcada para as 22 horas (de Brasília) desta quarta-feira, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, deverá marcar o retorno de Neymar ao time de Dunga.

Campeão da Liga dos Campeões da Europa no último sábado pelo Barcelona, o principal craque brasileiro não enfrentou o México, no Palestra Itália, pela impossibilidade de chegar ao País em tempo hábil.

O duelo também representará, de certa forma, uma volta de Dunga para casa, já que o treinador é residente de Porto Alegre. Jogador formado no Beira-Rio no início dos anos 1980, o atual técnico da Seleção começou e encerrou a sua carreira de atleta no Colorado e, como treinador de clubes, comandou apenas o Internacional. Além dele, o meia Fred e o lateral esquerdo Geferson também são oriundos da base rubra.

A fase do Brasil é boa. Após o vexame na Copa do Mundo, a Seleção venceu todos os nove amistosos que disputou. Neste período, construiu duas goleadas (4 a 0 sobre Japão e Turquia) e bateu equipes fortes, que disputaram o último Mundial, como Argentina, França, Chile e Colômbia.

A vitória por 2 a 0 sobre o México teve como um dos principais pontos positivos, na visão de Dunga, o reencontro com a torcida. Foi o primeiro jogo em casa do Brasil após as goleadas sofridas diante da Alemanha e Holanda na Copa.

"Necessitamos do carinho e do apoio do torcedor. Todos estamos sujeitos o tempo todo a aplausos, se ganharmos, e a críticas, se perdermos. Mas continuamos sempre conscientes do trabalho que temos feito. Sem dúvida alguma, nosso trunfo foi resgatar um pouquinho da confiança da torcida. Mais uma vez, a equipe mostrou personalidade”, considerou o técnico.

O nome mais aguardado para o jogo desta quarta-feira não poderia ser outro: Neymar. Autor do último gol da vitória por 3 a 1 sobre a Juventus, que deu ao Barcelona sua quinta Liga dos Campeões, o craque chegou a Porto Alegre na segunda-feira, antes do restante do elenco, e já deixou claro quer começar a partida. A decisão sobre a sua escalação, no entanto, passará por uma reunião entre o próprio camisa 10 e o técnico Dunga, na qual sua condição física será avaliada.

Em relação ao time que bateu o México, Dunga deverá perder Danilo, com problema no tornozelo. Fabinho será o seu substituto. Se Neymar jogar, quem deve sair da equipe é Fred. De resto, a formação deverá ser a mesma que atuou em São Paulo, e esta será a base que fará a estreia na Copa América, no domingo, em Temuco, contra o Peru.

Despedidas em Porto Alegre costumam dar sorte à Seleção. Em 2013, o último jogo antes da campanha do quarto título brasileiro da Copa das Confederações foi na Arena do Grêmio, diante da França – a Seleção venceu por 3 a 0. Quem não traz lembranças muito boas é a equipe de Honduras: em 2001, o time centro-americano foi responsável por uma das maiores tragédias esportivas da história da Seleção Brasileira, ao eliminar o time de Luiz Felipe Scolari da Copa América, disputada na Colômbia, com uma vitória por 2 a 0.

Jogar no Beira-Rio, por sinal, não será novidade para os hondurenhos: em 2014, a equipe estreou na Copa do Mundo justamente em Porto Alegre, perdendo por 3 a 0 para a França.

Desta vez, o time comandado por Jorge Luis Pinto (técnico que levou a Costa Rica às quartas de final do Mundial de forma surpreendente) promete dar trabalho: no último sábado, jogando em Assunção, Honduras arrancou um empate por 2 a 2 contra o Paraguai, que também se prepara para a Copa América.

A seleção hondurenha iniciou sua preparação específica para o amistoso diante do Brasil na segunda-feira, em animado treino na Arena do Grêmio. A equipe também está em concentração para uma competição continental: no dia 7 de julho, fará a sua estreia na Copa Ouro da Concacaf, que dá vaga ao seu campeão para a Copa das Confederações. Antes de o torneio iniciar, os hondurenhos ainda receberão o México, no dia 30 de junho.

 Redação com Gazeta Net