sexta-feira, 30 de maio de 2014

Serviços do INSS ficam indisponíveis até domingo para modernização do centro de processamento

portal_inssOs sistemas de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão indisponíveis em todas as unidades de hoje (30) a domingo (1º), devido à modernização do centro de processamento da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev).
Os serviços serão restabelecidos na segunda, dia 2 de junho. Segundo nota do INSS, a interrupção afetará ainda os serviços disponíveis no portal da Previdência Social e na Central de Teleatendimento 135.
Dessa forma, serviços como o agendamento do atendimento, extrato de pagamentos, inscrição na Previdência Social, emissão da Guia da Previdência Social, entre outros, estarão indisponíveis.
Blog do Gordinho com Agência Brasil

Paraíba integra campanha de combate ao trabalho infantil

Paraíba integra campanha de combate ao trabalho infantil
 A campanha “Cartão Vermelho Contra o Trabalho Infantil” será lançada, na próxima terça-feira (3), em todas as capitais do país. Em João Pessoa, o evento acontece no restaurante Mangai, às 9h, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), e do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Paraíba (Fepeti/PB).

A campanha quer sensibilizar e informar a população sobre os riscos que a realização de grandes eventos pode trazer para crianças e adolescentes. O coordenador do Fepeti/PB, Dimas Gomes, explica a preocupação. “A gente sabe que durante grandes eventos, como Olimpíadas e Copa do Mundo, a exploração do trabalho infantil tende a aumentar nos países-sede”, comentou.

Café da Manhã - Na ocasião do lançamento, serão apresentados os materiais de divulgação, como banners, panfletos, camisetas, bonés e faixas. A gerente de Proteção Social Especial da Sedh, Gabrielle Vasconcelos, falou sobre a iniciativa.

“É um momento importante para sensibilizar a população, aproveitando a presença da imprensa, que é uma grande parceira na divulgação de informações sobre a temática. É um momento também de agregar mais parceiros na luta”, afirmou.

A campanha é realizada pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, pela Organização Internacional do Trabalho, pelo Ministério Público do Trabalho, e pelos fóruns estaduais.

Pré-campanha - Desde o dia 25 de maio, o Fepeti/PB realiza ações em escolas de João Pessoa. A ideia é levar o tema para as salas de aula com o objetivo de informar e prevenir crianças sobre os vários tipos de trabalho infantil.

DECIDIDO, O SENADOR CÁSSIO ESTA ELEGÍVEL

Consulta similar a caso caso dá garantias de elegibilidade
TSE responde a consulta similar a caso Cássio e decisão garante elegibilidade do tucano  

A decisão sobre uma consulta similar ao caso do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) pelo Tribunal Superior Eleitoral, tomada na sessão dessa quinta-feira (29), garante a elegibilidade do tucano para as eleições deste ano. Por unanimidade o TSE decidiu que a contagem do prazo de inelegibilidade, previsto na lei, será feito, dia a dia, ou seja a contar da data da eleição. 

A consulta apreciada foi a de número 433-44, cuja relatora foi a minsitra Luciana Losssio, que respondia ao deputado federal Pedro dos Santos Lima Guerra sobre inelegibilidade. A questão juridica tratou da alínea D da LC 64/90 contagem de 8 anos.

Ontem em entrevista ao PB Agora, o advogado Harrison Targino disse que não tinha dúvidas da elegibilidade do ex-governador exatamente pela interpretação do TSE. Ele ainda disse que acreditava que setores adversários do tucano estariam tentando criar factóides para por a a dúvida na cabeça do eleitor. 


VEJA A DECISÃO DO TSE

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entendeu, na sessão administrativa desta quinta-feira (21), que, se a inelegibilidade cessar antes da data das eleições, deve ser observado o parágrafo 10 do artigo 11 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997). Esse dispositivo diz que os partidos e coligações solicitarão à Justiça Eleitoral o registro de seus candidatos até as 19h do dia 5 de julho do ano em que se realizarem as eleições.Determina ainda que as condições de elegibilidade e as causas de inelegibilidade devem ser aferidas no momento da formalização do pedido de registro da candidatura, ressalvadas as alterações, fáticas ou jurídicas, supervenientes ao registro que afastem a inelegibilidade. Assim, fatos supervenientes à data limite para o registro devem ser considerados. “É a única situação concreta em que se aplica esse preceito porque, se se tem um fato concreto que afasta a inelegibilidade em data anterior, evidente que o candidato não precisa acionar o preceito”, sustentou o ministro Marco Aurélio, relator de consulta sobre o tema. Ele disse ainda que, “se antes da data limite para requerimento do registro já houver ocorrido a citada alteração afastando a inelegibilidade, deixa de existir utilidade em acionar-se o previsto no parágrafo 10, artigo 11, da Lei 9.504/1997”. Ainda de acordo com o relator, em se tratando de processo de registro, não cabe sobrestamento para aguardar o decurso do período relativo à inelegibilidade. “A derradeira oportunidade de incidência do parágrafo 10 do artigo 11 da Lei 9.504/1997 coincide com a jurisdição ordinária, ou seja, encontrar-se ainda aberta esta última, não havendo campo para chegar-se à consideração de fato novo”.


PB Agora

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Advogado nega inegibilidade de Cássio e diz que adversários estão querendo plantar dúvida

Advogado nega inegibilidade de Cássio e diz que adversários estão querendo plantar dúvida
O advogado do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), Harisson Targino, rebateu, em entrevista ao PB Agora, a tese de que o tucano estaria inelegível até 2022 com base na Lei 94/90 e não mais na Lei da Ficha Limpa. Com notório conhecimento jurídico eleitoral, Harisson Targino destacou que a lei não pode retroagir e que Cássio só chegou ao Senado em 2010 porque sua pena já tinha sido cumprida, por esse motivo ela não poderia ser aplicada novamente.

Para sustentar sua tese, o advogado disse que o Supremo Tribunal Eleitoral já decidiu sobre o último recurso impetrado por Cássio sobre embargos. A punição da justiça foi executada em fevereiro de 2009, que culminou com a cassação dos mandatos do então governador e do seu vice, José Lacerda Neto. Na época os dois ainda perderam o registro da candidatura em 2006.

Hoje, conforme  Harisson Targino, a possibilidade da candidatura de Cássio é a mesma que o fez ser postulante e vitorioso da vaga ao Senado e que ele assumiu o mandato, após os problemas de ordem de execução de ações.

O advogado destacou que a Lei Complementar 64/90, sem as modificações da Lei da Ficha Limpa (135/2010), que faria que o cumprimento da inegibilidade começasse a partir de agora, não existe neste caso. Há apenas, segundo Targino, uma necessidade dos adversários de plantar a dúvida no eleitor.

“Cássio pode ser candidato e eleito. Os adversários querem plantar a dúvida no eleitor. A aplicabilidade de uma punição não pode retroagir e já foi cumprida. Inclusive ele foi eleito senador e está no cargo”. lembrou.

Cássio rebate e diz que tese é um factóide

Com a repercussão, o senador foi procurado para comentar sobre o assunto e em entrevista a Rádio Sanhauá disse que já cumpriu os oito anos de inelegibilidade e reclamou que em 2022 seriam 16 anos de inelegibilidade no lugar de oito.

Para Cássio, a notícia é um factóide e ressaltou que ‘estão tentando evitar que o eleitor possa fazer livremente sua escolha, como fez nos outros pleitos’.

O senador ainda ratificou ainda que se trata de uma informação falsa. Contudo, está presente no próprio site do STF o recurso negado e a tese da lei complementar 64/90.

PB Agora  

Perdão de dívidas para motos até 150 cilindradas termina sábado

Quase 40 mil proprietários de motocicletas com até 150 cilindradas já recorreram aos benefícios da remissão e regularizaram a situação do veículo.

Os que estão com licenciamento em atraso têm até o próximo sábado, 31 de maio, para aproveitar os benefícios da lei que concede a remissão do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e das taxas de serviço do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para dívidas vencidas até 31 de dezembro de 2013, para motocicletas até 150 cilindradas.

O benefício foi assegurado pela Medida Provisória 215, publicada no Diário Oficial de 30 de dezembro do ano passado, transformada na Lei nº 10.312, em 15 de maio deste ano, e publicada no Diário Oficial do dia 21 de maio.

Para as motocicletas até 150 cilindradas, o Governo do Estado concedeu o perdão das dívidas referentes a IPVA, taxa de prevenção contra incêndio, taxa de licenciamento anual e taxa diária (no caso de veículos recolhidos ao pátio).

O proprietário só precisa quitar o licenciamento 2014 para ter o perdão da dívida dos exercícios anteriores. Não são perdoadas dívidas referentes à infrações no trânsito, que devem ser quitadas.

Ao conceder o benefício da remissão, o Governo do Estado oferece a um grande número de usuários paraibanos a oportunidade de regularizar a situação do veículo e poder voltar a circular livre de qualquer risco de ter a motocicleta aprendida”, disse o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho.

Ele lembra que, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, transitar com o licenciamento do veículo em atraso é uma infração gravíssima, com sete pontos na carteira nacional de habilitação.

A multa é de R$191,54 e o veículo é apreendido.

Inadimplência

quarta-feira, 28 de maio de 2014

PB reduz homicídios em 6,2% mas segue como 3º Estado mais violento do País.

A Paraíba até conseguiu reduzir, em 6,2% o número de homicídios, na virada de 2011 para 2012, mas o Estado continua entre os dez mais violentos do País. É o traz o Mapa da Violência de 2014, atualizado recentemente. João Pessoa continua como a 9º cidade mais violenta do mundo, enquanto Campina Grande vem em 25º no ranking.
O detalhe no estudo, que cruza dados com a ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal, mostra a Paraíba com uma taxa de 66,92 homicídios por grupo de 100 mil pessoas. Para se ter uma ideia, esse percentual é praticamente o dobro da cidade de Recife, com 36,82, ainda menor do que Campina, com 46 homicídios por grupo de 100 mil
Para termo de comparação, Maceió que é considerada a cidade brasileira mais violenta, apresenta uma taxa de 79,76 homicídios por grupo de 100 mil habitantes. Ou seja, os números de João Pessoa estão mais próximos do topo da violência, do que das cidades menos violenta (entre as 50 mais do mundo), que é Aracaju, com 33,36.
Migração da violência – Segundo afirma Julio Jacobo Waiselfisz, coordenador do Mapa da Violência do Brasil, a onda de violência no Pais migrou das capitais para o interior, na esteira de novos polos de crescimento econômicos: “As taxas de assassinatos em capitais e grandes municípios diminuíram 20,9%, no período de 2003 a 2012, enquanto as de municípios menores cresceram 23,6%.”
São Paulo e Rio de Janeiro – Em relação ao levantamento de 2012, Brasília e Curitiba deixaram a lista. Por outro lado, três cidades brasileiras ingressaram no grupo: Campina Grande (PB), Natal (RN) e Aracaju (SE). As duas maiores metrópoles do país, São Paulo e Rio de Janeiro, não estão no ranking.
Cidades do Brasil entre as 50 mais violentas do mundo:
Maceió (5ª colocada) – 79,76 homicídios por 100 mil habitantes
Fortaleza (7ª) – 72,81 homicídios por 100 mil
João Pessoa (9ª) – 66,92 homicídios por 100 mil
Natal (12ª) – 57,62 homicídios por 100 mil
Salvador (13ª) – 57,51 homicídios por 100 mil
Vitória (14ª) – 57,39 homicídios por 100 mil
São Luís (15ª) – 57,04 homicídios por 100 mil
Belém (16ª) – 48,23 homicídios por 100 mil
Campina Grande (25ª) – 46 homicídios por 100 mil
Goiânia (28ª) – 44,56 homicídios por 100 mil
Cuiabá (29ª) – 43,95 homicídios por 100 mil
Manaus (31ª) – 42,53 homicídios por 100 mil
Recife (39ª) – 36,82 homicídios por 100 mil
Macapá (40ª) – 36,59 homicídios por 100 mil
Belo Horizonte (44ª) – 34,73 homicídios por 100 mil
Aracaju (46ª) – 33,36 homicídios por 100 mil
 Violência rankiing dos estados

Violência rankiing dos estados02

Tenente-coronel Souza Neto é exonerado de cargo na Polícia Militar

Tenente-coronel Souza Neto é exonerado de cargo na Polícia Militar
O Diário Oficial do estado da última terça-feira(27) publicou a exoneração do tenente-coronel Souza Neto do cargo de subcomandante de policiamento regional da Polícia Militar.

Em João Pessoa, o tenente coronel já foi comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar. Recentemente estava em Campina Grande, onde assumiu o comando do 2º BPM.

Em fevereiro deste ano, Souza Noto deixou Campina e voltou à Capital onde assumiu o cargo de subcomandante de policiamento regional da Polícia Militar. Quem deve ocupar o subcomando é o tenente coronel Valter Lins.




PB Agora

Exercício para a Copa simula ataque radioativo

Exercício para a Copa simula ataque radioativo
A cerca de duas horas antes do início de um jogo da Copa do Mundo no Beira-Rio, em Porto Alegre, uma mochila é encontrada próximo a um dos portões de entrada do estádio. O conteúdo é incerto. Órgãos de segurança são acionados para verificar o material, que, acionado, passa a liberar agente radioativo. Inesperadamente, um grupo de torcedores acaba contaminado pela fumaça tóxica.

O ataque terrosista foi encenado por 200 militares, além profissionais da saúde e de outras forças de segurança nesta quarta-feira (28) na área entre o Ginásio Gigantinho e o Parque Marinha do Brasil, nas imediações do estádio. O exercício é preparatório para eventuais ocorrências do tipo durante o Mundial. A capital gaúcha receberá cinco jogos do evento esportivo entre os dias 15 e 30 de junho: quatro partidas da primeira fase e uma das oitavas-de-final. O treinamentos simulou o socorro de 30 pessoas contaminadas por produtos químicos: seis em situação mais grave. Voluntários fizeram o papel de torcedores feridos. Após a liberação do gás químico, eles foram socorridos e levados para o posto de descontaminação do Exército montado no local, com capacidade para atender até 300 pessoas por hora.

Depois disso, as vítimas fictícias foram levadas ao setor de saúde, onde passaram por uma triagem para checar a gravidade do caso. A tenda pode receber até 250 pacientes por hora. Dependendo da situação, os feridos podem receber atendimento no local ou ser encaminhados a hospitais da cidade por ambulâncias ou até helicópteros.

Ao todo, a ação mobilizou centenas de militares que irão atuar no combate e prevenção ao terrorismo químico durante a Copa. Os soldados integram o núcelo de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN) das Forças Armadas. A tropa é formada por homens do Rio Grande do Sul, que ganharam reforço de militares do Rio de Janeiro. Segundo o Exército, eles serão responsáveis pela inspeção em todos os locais ligados à realização do evento esportivo. Serão feitas vistorias no Estádio Beira-Rio, centros de treinamento, hotéis onde as seleções e membros da Fifa ficarão hospedados, além do Aeroporto Internacional Salgado Filho, por exemplo. Eventuais vítimas serão socorridas pela Força Estadual de Saúde, vinculada ao governo do Estado. Na simulação, foi instalada uma tenda ao lado do posto do Exército, além do posto móvel de triagem. Na Copa, tudo será montado dentro de um ônibus, que ficará estacionado ao lado do Beira-Rio em dias de jogos.

A simulação durou cerca de 40 minutos e foi considerada positiva pelas autoridades. "Nota 9,5. Ainda terão que ser feitos ajustes internos para que o trabalho esteja a pleno para a Copa", declarou o coronel Miguel Angelo Dziechciarz, coordenador de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear de Porto Alegre.

O médico e coordenador da Câmara Temática da Saúde do Comitê Gestor da Copa no estado, Eduardo Elsade, também saiu satisfeito com o trabalho executado nesta quarta. "As equipes foram muito rápidas. Todo o procedimento levou, inclusive, menos tempo do que inicialmente esperávamos", declarou.

G1

Ruy comemora aprovação de projeto que aprimora o Bolsa Família

 Ruy comemora aprovação de projeto que aprimora o Bolsa Família
O presidente do PSDB na Paraíba, deputado federal Ruy Carneiro, destacou a importância do projeto do senador Aécio Neves, aprovado na manhã desta quarta-feira (28) na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, que garante o pagamento do Bolsa Família por até seis meses continuados para o beneficiário que aumentar a renda familiar, seja pelo ingresso ou pelo retorno ao mercado formal de trabalho.

"A proposta de Aécio Neves é de grande importância para auxiliar as pessoas assistidas pelo programa, que estão retornando ao mercado de trabalho. A medida fará com que os beneficiados e suas famílias se estabilizem de forma mais rápida", disse Ruy Carneiro.

O parlamentar também ressaltou outro projeto do senador Aécio Neves, que incorpora o Bolsa Família à Loas, transformando o benefício em política permanente de Estado. "O programa Bolsa Família precisa ser a cada dia mais aprimorado, e que não fique a gosto dos governantes", comentou Ruy Carneiro.

O senador Aécio Neves comemorou a aprovação: "Aprimoramos o Bolsa Família. Estamos estimulando a formalidade. Um cidadão que encontrar um emprego que vá além do teto para receber (o Bolsa Família) poderá por seis meses receber também o Bolsa Família, para que ele seja estimulado a ir para a formalidade. O incrível é que o PT não quer nenhum avanço em um programa tão importante como esse, e prefere ter um programa para chamar de seu".

Foram 10 votos pela aprovação do projeto de lei do Senado 458, de 2013, contra 9 votos de senadores do PT e aliados do governo, que tentaram derrotar a proposta. A próxima etapa é de discussão e votação na Comissão de Direitos Humanos.


Redação com Assessoria

Botafogo bate Palmeiras por 2 a 0

Botafogo bate Palmeiras por 2 a 0
 O Palmeiras criou mais chances. O Botafogo foi mais efetivo - e assim venceu por 2 a 0 o duelo na noite desta quarta-feira, em Presidente Prudente, com gols do volante argentino Bolatti e do meia paraguaio Zeballos. Com o resultado, o Verdão perdeu a chance de entrar no G-4, estacionando nos 12 pontos, e o time da Estrela Solitária saiu da zona do rebaixamento, com oito.

vantagem no placar poderia ter sido maior se a arbitragem não anulasse gol legal de Emerson Sheik no primeiro tempo. O Verdão não pode usar o cansaço pela maratona até chegar à cidade como desculpa, já que teve mais volume de jogo. Parou nas mãos do goleiro Renan e na eficiência dos cariocas, que souberam administrar a vantagem.

Além da vitória alvinegra, chamou atenção a discussão entre Lúcio e Emerson Sheik. O botafoguense acusou o palmeirense de chamá-lo de gay - "coisa que eu não sou" - e questionou o caráter do zagueiro. Lúcio rebateu, dizendo que o ex-corintiano já foi envolvido "em notícias de contrabando", numa referência ao processo que ele respondeu por conta da aquisição de um carro de luxo importado dos Estados Unidos, em 2010.

As duas equipes voltam a campo no domingo. O Palmeiras encara o Grêmio, às 16h, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, enquanto o Botafogo visita o Corinthians, na Arena Corinthians, no mesmo horário.

jogo

Cássio fala pela 1ª vez sobre escolha de Rômulo e surpreende ao deixar porta aberta

Cássio fala pela 1ª vez sobre escolha de Rômulo e surpreende ao deixar porta aberta
Há pelo menos 10 eleições o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), teve como aliado fiel, o hoje vice-governador Rômulo Gouveia (PSD). Aliado histórico do tucano, Rômulo esteve presente nos principais embates de Cássio, desde a sua chegada a Câmara Federal, passando pelas três eleições para prefeitura de Campina Grande; as duas eleições para governo do Estado, até o pleito de 2010, quando Cássio conquistou o mandato de senador. Os dois também estiveram juntos em 2004 e 2008, quando Gouveia disputou e perdeu para Veneziano Vital do Rêgo, a Prefeitura de Campina Grande.

Este ano pela primeira vez Cássio e Rômulo estarão em palanques diferentes. Isso porque, o vice-governador, optou em manter o seu apoio a reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB), ao invés de apoiar Cássio na batalha pela volta ao Palácio da Redenção.

Pela primeira vez desde o rompimento, Cássio falou de forma direta do racha com o amigo. Em entrevista a Rádio Correio FM, Cássio afirmou que não leva a escolha do vice-governador Rômulo Gouveia para o lado pessoal e que respeita sua autonomia enquanto político. Ele disse também que o viu crescer e que mantém uma relação cordial de mais de 30 anos.

– Apesar da opção política que ele fez, sempre respeitei a autonomia que ele tem. Temos uma relação de mais de 30 anos e tive o orgulho de ver ele crescer. Não cabe a mim fazer nenhum tipo de reparo em relação às suas escolhas. Se a opção dele foi seguir por outro caminho na política, vamos enfrentar sem que haja embate pessoal, pois não faço de adversários meus inimigos – explicou.

Trocando em miúdos, Cássio deixou a porta aberta para o vice-governador. Se não nessa eleição em outra, já que a política é a arte dos possíveis. 

PB Agora

segunda-feira, 26 de maio de 2014

NEM CÁSSIO NEM VENÉ: governador Ricardo Coutinho anuncia obra que sinaliza ‘sonho’ de Campina Grande

NEM CÁSSIO NEM VENÉ: governador Ricardo Coutinho anuncia obra que sinaliza ‘sonho’ de Campina Grande
O Lago Paranoá (foto) importante cartão postal de Brasília, importante instrumento de lazer abraça a Capital do Brasil de norte a sul, tem águas límpidas e está se tornando um epicentro de lazer e esportes, capaz de rivalizar com pontos badalados do litoral brasileiro, foi exemplo apresentado pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) para ilustrar investimentos do Governo do Estado num patrimônio da cidade de Campina Grande: o Açude de Bodocongó. Coutinho revelou que a intervenção no Açude de Bodocongó será o ‘coroamento’ de todo o ciclo de obras que Campina Grande ganhou por parte da gestão estadual.


“Campina Grande ganhou reforma em 24 escolas, está ganhando o Centro de Formação de Professores, ganhando o Instituto de Polícia Cientifica, ganhou a Reforma do Amigão, Avenida Almeida Barreto, o prolongamento da Rua João Suassuna até a UEPB, uma grande obra de mobilidade urbana, pois que estáfazendo mobilidade na Paraíba é o Governo do Estado e as prefeituras não fazem!”


Sobre as intervenções no Açude Bodocongó, Coutinho disse que estará na próxima quarta (28) na Rainha da Borborema realizando um sonho da cidade, ao assinar a ordem de serviços para urbanização do Parque de Bodocongó.

“Uma obra de R$35 milhões, esse Parque terá: uma pista de caminhada, espelho d’água, restaurante, quiosque, quadra poliesportiva, praça infantil, praça de idosos e toda a urbanização e pavimentação da Rua Francisco Afonso situada na margem oeste do Açude”, contou o governador, acrescentando que construirá estacionamentos na área e que fará o saneamento da Vila dos Teimosos, área próxima à intervenção.

Ricardo Coutinho disse que está bastante ‘feliz’, pois não foi fácil fazer e licitar o projeto, onde o dinheiro já esta em caixa numa parceria entre o Governo do Estado (60%) e o Ministério das Cidades (40%).

“Campina Grande vai ter o seu sonho transformado em realidade, onde o Açude do Bodocongó será transformado num grande parque para modificar a geografia social da cidade, onde o espaço será um grande ponto de encontro, revitalizando todos os bairros ao redor, fazendo que as pessoas tenham o Açude igual ao Lago Paranoá de Brasília, onde as pessoas se dirigem por que tem vários equipamentos lá e aqui em Campina Grande será igual num investimento significativo!”, contou Ricardo Coutinho.

PB Agora

Junco do Seridó - PB: Bandidos explodem banco e prédio quase desaba.

Agência do Bradesco explodida
Oito homens fortemente armados e com bastante explosivos invadiram a Agência Bradesco S/A do município de Junco do Seridó, no Seridó paraibano.

Oito homens fortemente armados e com bastante explosivos invadiram a agência Bradesco S/A do município de Junco do Seridó distante a 205 km de João Pessoa. Segundo informações da polícia, o assalto aconteceu por volta das 3h20 da madrugada desta segunda-feira (25), quando os homens chegaram em quatro motos entraram na agência com intuito de explodir os caixas eletrônicos, mas os cálculos deram errados. O prédio quase desabou com eles dentro.

 A primeira tentativa de explodir os caixas foi frustrada porque os bandidos colocaram poucos explosivos, segundo explicou o capitão Adeilton da Polícia Militar, que esteve no local averiguando os fatos. “Pelo o que pudemos observar, eles fracassaram na primeira tentativa e como usaram bastante explosivos, o prédio quase desabou e ficou com a estrutura danificada, mas os bandidos não puderam levar nada”, explicou.
Contudo a polícia ainda chegou ao local, houve troca de tiros, mas os bandidos conseguiram fugir em direção ao município de Juazeirinho. A polícia está realizando diligências e até o momento ninguém foi preso.

Pesquisa Correio aponta Cássio com 45,9%, Ricardo 26,6% e Veneziano, 10,3%.

Cássio, Ricardo e Veneziano
Pesquisa de intenções de voto (consulta estimulada) realizada pelo Instituto Souza Lopes, em parceria com o Sistema Correio de Comunicação, revela que, se as eleições fossem hoje, o pré-candidato do PSDB ao Governo da Paraíba, Cássio Cunha Lima, teria 45,9% das preferências dos paraibanos.

O governador Ricardo Coutinho, pré-candidato do PSB, teria 26,6%. Em terceiro lugar, ficaria o pré-candidato do PMDB, Veneziano Vital do Rêgo, com 10,3%. Tárcio Teixeira (Psol) teria 0,7%. Em seguida, ficaria Leonardo Gadelha (PSC), com 0,5% e Major Fábio (Pros), com 0,3%. Os votos brancos e nulos seriam 8,1%. Não souberam responder e não opinaram na pesquisa 7,7% dos entrevistados.

A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23 de maio nas quatro regiões geoadministrativas do Estado da Paraíba: Mata, Agreste, Borborema e Sertão. O Instituto Souza Lopes ouviu 1.500 eleitores de todas as faixas etárias. O erro amostral é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

A pesquisa foi realizada com base em dados oficiais do censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Está registrada no TRE-PB sob o número PB-010/2014 e no TSE, com o número BR-00125/2014. O registro ocorreu no último dia 20.

Primeira pesquisa

Na primeira pesquisa, publicada no dia 27 de abril, Cássio tinha 42,9%. Ricardo Coutinho tinha 27,4% e Veneziano, 10,7%. Na primeira pesquisa, a advogada Nadja Palitot apareceu com 1,5%. Major Fábio estava com 0,8% e Leonardo Gadelha, com 0,7%. Os brancos e nulos eram 8,4%. Não souberam responder 6,7% e 0,9% não quis responder.

A primeira pesquisa do Instituto Souza Lopes, em parceria com o Sistema Correio de Comunicação, para governador da Paraíba, foi realizada entre os dias 21 e 24 de abril e está registrada no TRE sob o número PB-007/2014 e no TSE com o número BR-00085/2014.

Em comparação com a primeira pesquisa, Cássio Cunha Lima cresceu 3 pontos percentuais. Ricardo Coutinho caiu 0,8 ponto e Veneziano caiu 0,4 ponto. Nadja saiu de cena depois que o PT decidiu se compor com o PMDB. Major Fábio caiu 0,5 ponto e Leonardo, 0,2 ponto.

domingo, 25 de maio de 2014

Real goleia Atlético de Madrid e leva a 10ª Liga dos Campeões

Real goleia Atlético de Madrid e leva a 10ª Liga dos Campeões
O título inédito do Atlético de Madri que parecia definido nos 90 minutos não aconteceu. Nos acréscimos do segundo tempo no Estádio da Luz, em Lisboa, em Portugal, a dois minutos do fim da partida e da festa do time treinado pelo argentino Diego Simeone, o zagueiro Sérgio Ramos, do Real Madrid, subiu para cabecear e empatar a partida no tempo normal.

Era o início do fim do sonho do Atlético, e o início da festa do Real, que viu o astro Cristiano Ronaldo apagado. Mas o galês Gareth Bale, homem mais caro do mundo, marcou na prorrogação. E o brasileiro Marcelo ainda fez, e Cristiano Ronaldo finalizou em pênalti: 4 a 1. Foi o 10º título do Real em sua 13ª final de Liga, dessa vez treinado pelo italiano Carlo Ancelotti. Título que tira o gigante espanhol do jejum desde 2002, quando conquistou o torneio tendo o francês Zinédine Zidane como protagonista.

E Simeone se arriscou na final. Escolheu levar o artilheiro Diego Costa para a partida após o brasileiro naturalizado espanhol realizar tratamento intensivo à base de placenta de cavalo. Mas não deu certo. Ele voltou a sentir dores na coxa direita logo no início da decisão e teve de ser substituído por Adrián aos 8 minutos.

Como não poderia ser diferente, a partida entre dois rivais espanhóis proporcionou momentos de tensão. Depois de entrada forte do meia Raúl Garcia, do Atlético, no argentino Di Maria, do Real, quase houve confusão generalizada em Lisboa. Gabi chegou a atingir o rosto do português Fábio Coentrão, do Real Madrid, com um tapa.

O primeiro gol da partida, do Atlético, foi do zagueiro uruguaio Diego Godín. Aconteceu após cobrança de escanteio. A bola já estava perdida e aparentemente não havia mais perigo de gol, mas no rebote, ao jogar a bola novamente para a área, o goleiro Iker Casillas decidiu sair para tentar interceptar o novo cruzamento. Mas a indecisão do experiente arqueiro da seleção espanhola resultou em falha decisiva, talvez a mais importante da carreira. Casillas estava no meio do caminho quando o uruguaio Godín subiu e cabeceou fraco para o gol. Casillas ainda correu e quase salvou a bola em cima da linha, mas logo quando caiu já viu os jogadores adversários comemorando aquilo que poderia ser o início da festa do título inédito.

Polícia confirma que atirador dos EUA é filho de diretor de ‘Jogos Vorazes’

Polícia confirma que atirador dos EUA é filho de diretor de ‘Jogos Vorazes’
 O homem que matou seis pessoas, feriu outras sete (duas em estado grave) e teria se matado em seguida, na sexta-feira à noite, na Califórnia, era mesmo o filho de um diretor de Hollywood, informaram a polícia e a imprensa americanas neste sábado (24).

O xerife do condado de Santa Bárbara, Bill Brown, disse que as autoridades já tinham tido "três contatos" com Rodger. Em um deles, o estudante acusava seu companheiro de quarto de roubar suas velas.

Ainda segundo a polícia, Rodger esfaqueou três pessoas até a morte antes de sair de carro e iniciar um tiroteio nas ruas, durante o qual matou outras três pessoas.

Brown informou que as autoridades recuperaram três armas semiautomáticas depois do tiroteio de sexta-feira. Todas foram compradas legalmente e estavam registradas no nome de Elliot Rodger.

A polícia encontrou o suspeito morto pouco depois do ataque na cidade de Isla Vista, perto do campus da Universidade da Califórnia em Santa Barbara. Ainda não estava exatamente claro se ele havia atirado em si mesmo, ou se havia sido abatido pela polícia.

Peter Rodger, um assistente de direção do sucesso de bilheteria 'Jogos vorazes', que em 2012 lançou a atriz Jennifer Lawrence à fama internacional, acredita que o agressor seja seu filho Elliot Rodger, de 22 anos - revelou o advogado da família, Alan Schifman, contatado pela rede ABC News.

Segundo Schifman, Elliot sofria de 'uma síndrome de Asperger altamente funcional' e estava sendo tratado por vários profissionais. O advogado acrescentou que a família está 'devastada' e que dirige suas 'sinceras condolências a todas as famílias das vítimas'. Essa versão, divulgada para a imprensa pelo advogado do cineasta, não foi confirmada pela polícia.

O agressor, que dirigia um veículo BMW preto, disparou contra pedestres em vários lugares da pequena cidade costeira, informou na madrugada deste sábado o chefe de polícia do condado de Santa Barbara, Bill Brown.

O homem trocou tiros com a polícia duas vezes de dentro do carro e conseguiu fugir em ambas as ocasiões. Em seguida, bateu em um carro estacionado e, quando a polícia se aproximou, 'comprovou que ele estava morto, aparentemente com um tiro na cabeça', relatou Brown.

A polícia recebeu as primeiras chamadas de emergência às 21h30 (horário local), após o primeiro tiroteio, perto de um mercadinho, onde morreu uma pessoa. Segundo a polícia, já foram identificados nove locais onde o homem fez disparos.

Crime premeditado

Autoridades acreditam que o homem tenha agido sozinho e investigam como possível prova o vídeo 'Retribution', cheio de ameaças, publicado pelo autor dos disparos no YouTube. "A polícia está analisando provas escritas e gravadas que sugerem que essa atrocidade foi um massacre premeditado", disse Brown. Um vídeo publicado na Internet e divulgado pela imprensa americana interessa particularmente aos investigadores, porque "parece ter ligação com o tiroteio", indicou Brown.

Na gravação, aparece um jovem que se filma no carro e fala por sete minutos sobre sua solidão e seu ódio do mundo. Ele também se revolta contra as mulheres que o rejeitaram e ignoraram-no nos últimos anos e promete: "vou castigar todas vocês por isso".

‘Não temos do que nos envergonhar’, diz Dilma sobre Copa

‘Não temos do que nos envergonhar’, diz Dilma sobre Copa
 A presidente Dilma Rousseff defendeu neste sábado (24) os preparativos realizados pelo governo brasileiro para realização da Copa do Mundo, que terá início no próximo dia 12. Para ela, o evento é motivo de "orgulho" e nós, brasileiros, "não temos do que nos envergonhar".

Em discurso no 17º Congresso da União da Juventude Socialista (UJS), em Brasília, Dilma não citou diretamente o ex-jogador Ronaldo, que em entrevista à agência "Reuters" na sexta-feira (23) disse que se sentiu envergonhado pelo modo como o Brasil se preparou para receber o torneio.

Após citar em sua fala dados positivos sobre o governo nos últimos anos, a presidente afirmou: "A Copa do Mundo se aproxima, tenho certeza que nosso país fará a Copa das Copas. Tenho certeza da nossa capacidade, do que fizemos. Tenho orgulho das nossas realizações, não temos do que nos envergonhar e não temos o complexo de vira-latas, tão bem caracterizado por Nelson Rodrigues se referindo aos eternos pessimistas de sempre”, declarou a presidente.

À "Reuters", Ronaldo, que é membro do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo, defendeu a realização do torneio, mas criticou a burocracia e os atrasos nas obras.

"E de repente chega aqui é essa burocracia toda, uma confusão, um disse me disse, são os atrasos. É uma pena. Eu me sinto envergonhado, porque é o meu país, o país que eu amo, e a gente não podia estar passando essa imagem para fora", afirmou o ex-jogador.

terça-feira, 20 de maio de 2014

DO CARIRI PARAIBANO PARA O MUNDO

Aluna da rede estadual é selecionada para etapa nacional do Parlamento Juvenil do MERCOSUL 2014
 
A aluna Alessandra da Silva Ferreira, de 14 anos, que cursa a 1ª série do Ensino Médio na Escola Estadual João Rogério Dias de Toledo, em Assunção, foi à única aluna da rede estadual de ensino selecionada para participar do Parlamento Juvenil do MERCOSUL (PJM). Esta é a 3ª seleção de estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de todo o país.

“Resolvi me inscrever no PJM porque quero ter uma formação política e cidadã. Quero participar ativamente dos diálogos e expor meu ponto de vista sobre as temáticas abordadas”, contou a aluna Alessandra Ferreira, que mora na zona rural de Juazeirinho e percorre cerca de oito quilômetros todos os dias para chegar à escola onde estuda localizada no município de Assunção. “Estou muito ansiosa e feliz por participar do programa e espero ter novas e boas experiências”, comentou.

Engajada, Alessandra participou em 2013 do projeto Escola Sustentável, no qual foi multiplicadora dos conhecimentos adquiridos sobre sustentabilidade. Ainda em 2013 a aluna representou a Paraíba na IV Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, em Brasília/DF.

A aluna da rede estadual foi selecionada junto com outros dois alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) para representar a Paraíba na etapa nacional, na qual serão selecionados 27 jovens, sendo um estudante por unidade federativa, que representarão o Brasil em encontros nacionais e internacionais promovendo o protagonismo juvenil, a integração no MERCOSUL e abrindo espaços para discussão de temas de interesses comuns aos jovens dos diversos países.

A etapa nacional acontecerá em Gramado/RS, de quatro a sete de junho. Os jovens selecionados votarão entre si e escolherão um representante de cada Estado para participar do PJM. Os 27 alunos escolhidos na etapa nacional representarão o Brasil na etapa internacional, que acontecerá em Assunção, no Paraguai.

PJM – Trata-se de uma ação que promove a participação dos estudantes de ensino médio público dos países do MERCOSUL, servindo como espaço para encontro e diálogo a partir da discussão de temáticas de interesse comum, com foco na formação política e cidadã da juventude.

VITRINE DO CARIRI 
De olho no Cariri

Justiça determina bloqueio dos bens de Veneziano Vital do Rêgo

martelo_juizA 3ª Vara da Fazenda Pública de Campina Grande determinou, na tarde desta terça-feira, 20, em caráter liminar, a indisponibilidade dos bens do ex-prefeito Veneziano Vital do Rêgo e do ex-presidente do Ipsem, Vanderley Medeiros. A medida foi tomada depois que a Procuradoria Geral do Município propôs uma Ação Civil Pública contra os dois ex-gestores.
De acordo com a ação, os dois ex-gestores não teriam pago o parcelamento de contribuições patronais da prefeitura ao instituto, no período de junho a dezembro de 2012, e o décimo terceiro salário, provocando prejuízos e gerando dívidas para o Ipsem.
Segundo o procurador geral do Município, José Fernandes Mariz, “a PGM atuou nesse caso, assim como em outras ações que propomos na Justiça, em defesa do patrimônio público e do patrimônio e do direito dos servidores públicos da prefeitura, que jamais poderão ser lesados por ex-gestores. Toda e qualquer ação que vá de encontro à lei e que tenha sido praticada por ex-gestores será objeto de nossas ações e o poder judiciário mais uma vez reconhece isso”, frisou.
O ex-prefeito Veneziano Vital do Rêgo Segundo Neto governou o Município entre os anos de 2005 e 2012. Os débitos deixados por gestões anteriores no Ipsem, segundo relata a sentença judicial, ultrapassam os R$ 45 milhões.
“No presente caso, analisando o contexto exordial, bem como os documentos acostados aos presentes autos, verifica-se que existiram os parcelamentos mencionados pelo autor, e há fortes indícios de que o gestor municipal efetuava os descontos da previdência dos vencimentos dos servidores e não repassava para o Instituto de Previdência”, assevera Ruy Jander, em sua decisão liminar.

Carta na manga: Ricardo Coutinho promete formar chapa que deve surpreender a Paraíba

Ricardo-CoutinhoO governador Ricardo Coutinho (PSB) prometeu ‘surpresas’ no anúncio de sua chapa majoritária que será oficializada no dia 30 de junho, data limite para a realização das convenções partidárias. Em entrevista ao programa ‘Rede Verdade’, da TV Arapuan, o socialista não perdeu a oportunidade de alfinetar o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), pré-candidato a governador, e assegurou que irá surpreender “aos que se acham donos da política”.
O chefe do executivo estadual também viu com bons olhos uma aproximação com o ex-deputado estadual, Fabiano Lucena, sobrinho do senador Cícero Lucena (PSDB), mas preferiu não comentar a polêmica sobre a falta de espaço para o tucano na chapa majoritária que será encabeçada por Cássio Cunha Lima. “Eu tenho uma boa relação com Fabiano Lucena, nunca tivemos diferenças, sempre o respeitei. Em relação a Cícero, não posso expressar nada. Existe uma disputa interna dentro do PSDB e não me chamem para o meio disso que eu tenho problemas demais para resolver Paraíba afora”, disse.
Ricardo também assegurou que não teme o debate em torno de suas contas, como pretende fazer a Assembleia Legislativa, e apostou que a maioria dos parlamentares não sujará sua história reprovando as contas de um governador pela primeira vez. “Eu tive as contas aprovadas e eles não têm o que dizer do governo, eles não têm críticas a fazer e tentam desconstruir a minha imagem pessoal com mentiras. O meu governo não tem escândalos e se tiver, eu sou o primeiro a agir”, disparou.
O governador ainda classificou de ‘boatos’ as especulações sobre rumores de paralisação de policiais para esta quarta-feira (21) e destacou os avanços do governo na área da segurança pública. “Não há clima para isso. As polícias sabem dos avanços ao longo dos três anos e quatro meses da nossa gestão. Eu digo que confiem e continuem confiando nas polícias militar e civil. Aquilo que vimos em outros estados não acontecerá na Paraíba”, garantiu.

TCE-PB anuncia lista com cerca de 700 inelegíveis para o pleito deste ano

TCE-PB anuncia lista com cerca de 700 inelegíveis para o pleito deste ano
O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Fábio Nogueira revelou nessa segunda-feira (19), que o TCE está concluindo uma relação que será encaminhada à Justiça Eleitoral do Estado, até o mês de junho próximo, com cerca de 700 nomes de políticos paraibanos que estarão inelegíveis para a próxima eleição, por terem prestações de contas rejeitados pelo orgão julgador de contas públicas.

Este número corresponde ao trabalho de fiscalização da Corregedoria do TCE que tem encontrado problemas na prestação de contas desses gestores que já somam mais de R$ 40 milhões em desvio ou aplicação indevida dos recursos públicos.

A revelação foi feita ontem pelo presidente do TCE, conselheiro Fábio Nogueira, que prestigiou a palestra do presidente do Tribunal de Contas da União, ministro João Augusto Nardes, sobre 'A contribuição do TCU para a Governança e o Desenvolvimento', na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande.

De acordo com Fábio Nogueira, 700 é um número expressivo no que diz respeito à quantidade de agentes públicos que deverão ser considerados inelegíveis com vistas ao pleito deste ano. Os recursos utilizados pelos gestores públicos não foram empregados de acordo com a lei.

“Nós já encaminhamos para o Ministério Público do Estado os documentos indicando esses problemas, uma vez que esse é um número expressivo para um Estado do porte da Paraíba. Os recursos já são poucos e se tornam escassos se desviados ou aplicados indevidamente”, apontou Fábio Nogueira.

Sancionada lei que fixa ordem dos cargos na urna eletrônica

Urna exibirá os painéis na seguinte ordem: deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e vice-governador de estado ou do Distrito Federal, presidente e vice-presidente da República.

A presidenta Dilma Rousseff sancionou lei quedetermina que a urna eletrônica exibirá para o eleitor os painéis na seguinte ordem: deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e vice-governador de estado ou do Distrito Federal, presidente e vice-presidente da República. Para as eleições municipais, a ordem será vereador, prefeito e vice-prefeito. A lei foi publicada na edição de hoje (20) do Diário Oficial da União.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou aumento de 6 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições de outubro. De acordo com balanço parcial divulgado pelo TSE, 141,8 milhões de eleitores estão aptos a participar das eleições de 2014, umcrescimento de 4,43% em relação ao pleito de 2010. Nas próximas eleições, mais de 22 milhões de eleitores serão identificados por meio da biometria.7
Agência Brasil

Rosas chama Cássio de burro e diz que ele levará surra de votos de RC

Rosas chama Cássio de burro e diz que ele levará surra de votos de RC
Com discurso áspero e severo, o presidente estadual do PSB na Paraíba, Edvaldo Rosas, criticou o ex-aliado, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) na noite de ontem, segunda-feira (19), durante encontro do partido, realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, em João Pessoa.

Rosas foi enfático ao chamar Cássio de “burro” e 'ficha-suja' e destacou que o candidato do PSDB será Ronaldinho Cunha Lima (PSDB) atual vice prefeito de Campina Grande.

O socialista disse ainda que os tucanos vão levar uma 'surra de votos' no próximo pleito e avisou que o povo da Paraíba não vai cair na conversa dele e o eleger diante de sua incoerência política.

“Nenhum partido vai ficar com ele, só o PMN mesmo que acabou de anunciar apoio, mas que sequer tem tempo de televisão”, destacou.

Rosas salientou que dois aliados de Cássio, Luciano Agra (PEN) e Nonato Bandeira (PPS) já estão saindo do seu lado e avisou que outros farão o mesmo em breve. Segundo ele, pesquisas apontam queda de pontos junto ao eleitorado.

“Ele já perdeu Agra por que não o quer na vice, perdeu também o PPS e agora vai perder o PEN. Ele está caindo mais do que tomate na feira, vai perder as eleições porque nós daremos uma surra de votos nele”, discursou.

No evento, os filiados traçaram algumas estratégias para as eleições 2014 e ainda para receber o pré-candidato a presidência da República, Eduardo Campos (PSB) que deve vir a João Pessoa amanhã, quarta-feira (21).  

Redação

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Gestores têm 47 dias para assegurar recursos à prefeituras.

Gestores têm até o dia 5 de julho para dar ordens de serviço e assegurar recursos para obras

A proximidade do período eleitoral tem mudado a rotina das prefeituras do Interior da Paraíba. Cientes de que a Lei das Eleições veda as transferências voluntárias de recursos da União aos Estados e Municípios e dos Estados aos Municípios, a partir do dia 5 de julho, os prefeitos estão ‘correndo contra o tempo’ porque têm apenas 47 dias para dar o quanto antes as ordens de serviço e assegurar que os recursos cheguem às prefeituras e as ações não parem. Para eles, a burocracia e demora da Caixa Econômica Federal para avaliar os projetos são os principais entraves. 

A Lei das Eleições (9.504/97) afirma que são vedados aos agentes públicos “realizar transferência voluntária de recursos da União aos Estados e Municípios, e dos Estados aos Municípios, sob pena de nulidade de pleno direito, ressalvados os recursos destinados a cumprir obrigação formal preexistente para execução de obra ou de serviço em andamento e com cronograma prefixado, e os destinados a atender situações de emergência e de calamidade pública”. 

Dessa forma, os prefeitos compreendem que se derem as ordens de serviço até o prazo estipulado pela legislação, os recursos não deixarão de ser repassados mesmo durante o período eleitoral e, por isso, reconhecem que é preciso adiantar o calendário de obras e assegurar que de julho a outubro as prefeituras não fiquem paradas em relação aos investimentos. 

No Brasil, 8,5 milhões de alunos estão atrasados duas séries na escola

Os dados são do Censo da Educação Básica 2013 e mostram que 6,1 milhões de estudantes do ensino fundamental e 2,4 milhões do ensino médio não estão na série ideal

Mais de 8,5 milhões de alunos brasileiros estão atrasados pelo menos dois anos na escola. Os dados são do Censo da Educação Básica 2013 e mostram que 6,1 milhões de estudantes do ensino fundamental e 2,4 milhões do ensino médio não estão na série ideal.
Nessas duas etapas de ensino o país tinha 37,3 milhões de matrículas em 2013. São crianças e adolescentes que reprovaram, abandonaram a escola ou já foram alfabetizados com atraso.
"Nós temos esse descompasso, que é a falta de correspondência entre e a idade e o ano escolar. A responsabilidade de solucionar esse problema é do governo federal e dos governos estaduais e municipais, junto com a sociedade. Não é só um problema de gestão do setor público, é uma questão das prioridades que a sociedade estabelece", afirma Maria Beatriz Luce, secretária de Educação Básica do MEC (Ministério da Educação).
O ideal é que o aluno tenha 6 anos no 1º ano do ensino fundamental e complete 14 anos no 9ª ano. Já as três séries do ensino médio devem ser feitas entre os 15 e os 17 anos. A realidade, porém, é que 21% dos estudantes do fundamental e 29,5% do ensino médio não estão na sala correta.
UOL
WSCOM Online

Direção proíbe uso de celular no Trauma e deputado promete levar caso para o Ministério Público

O deputado Aníbal Marcolino (PEN) vai encaminhar denúncia ao Ministério Público Estadual (MPPB), Conselho Regional de Medicina (CRM) e demais conselhos que representam os servidores do Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, solicitando providências contra a direção do hospital, que proibiu o uso de aparelhos celulares no local.

A portaria assinada por diretores da Cruz Vermelha determina também que enfermeiros recolham os celulares dos pacientes e entregues à recepção administrativa do hospital.

A proibição dos aparelhos, feita através de uma portaria, é uma determinação encaminhada pela diretora de Logística Clínica da Cruz Vermelha Brasileira filial do Rio Grande do Sul, e que administra o hospital, Fernanda Fonseca. A ordem é proibir o uso de celulares e afins pela equipe técnica de profissionais da área da saúde, assistência e administrativa que mantenha contato com pacientes nas dependências do hospital.

Segundo o deputado Aníbal Marcolino, a proibição é considerada antidemocrática, pois pode atrapalhar a comunicação dos profissionais, que tem o celular como instrumento fundamental para resolver questões voltadas para o trabalho.

“É inadmissível que não seja permitido o uso do celular dentro do hospital. O Trauma não é um presídio que lida com criminosos, onde não é permitido o uso dos aparelhos. Lá é um hospital público que lida com pacientes e que a comunicação via telefone pode ser benéfica em caso emergencial”, ressaltou o parlamentar.

De acordo com Aníbal Marcolino, a direção tomou esta decisão visando evitar que imagens das irregularidades do hospital sejam publicadas pelos aparelhos eletrônicos. Ainda segundo o deputado, caso o Ministério Público não analise a denúncia, o parlamentar pretende encaminhar a situação para a justiça.

“Comecei esta luta em defesa do bem estar dos funcionários e pacientes do Hospital de Trauma de João Pessoa e vou até o fim para que estas irregularidades que têm ocorrido durante a administração da Cruz Vermelha sejam solucionadas. Estou encaminhado a denúncia para os órgãos competentes tendo a certeza de que serão tomadas providências, pois caso não aconteça estarei acionando a justiça”, disse Aníbal Marcolino.