sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Ataque químico da Síria deixou 1.429 mortos, dizem EUA

Ataque químico da Síria deixou 1.429 mortos, dizem EUA
 Se aproximando de um ação militar de retaliação, o governo do presidente dos EUA, Barack Obama, acusou nesta sexta-feira as forças sírias de terem deixado 1.429 mortos, incluindo 426 crianças, em um suposto ataque com armas químicas lançado na semana passada nos arredores de Damasco.

Segundo o secretário de Estado americano, John Kerry, o ataque é um "horror inconcebível" e foi planejado pelas forças de Assad com três dias de antecedência. O número das estimativas iniciais sobre o ataque era bem menor do que o anunciado nesta sexta por Washigton.

"Alguns citam o risco de fazer algo" em resposta (ao ataque químico), disse Kerry em um discurso em que reconheceu que os americanos e os aliados dos EUA estão cansados de guerra. "Mas precisamos nos perguntar qual o risco de não fazer nada."

Kerry disse que o governo consultará os líderes do Congresso sobre qual será o passo posterior dos EUA no caso. O governo do presidente sírio, Bashar al-Assad, rejeita a acusação e culpa os rebeldes pelo suposto ataque.

Salário mínimo previsto no Orçamento de 2014 é de R$722,90

BRASÍLIA - A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, disse nesta quinta-feira (29) que o novo valor do salário mínimo previsto no Orçamento de 2014 é de R$ 722,90.


 A ministra, em rápida entrevista a jornalistas depois de entregar o Orçamento de 2014 ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirma que apenas daria mais informações sobre a peça orçamentária na entrevista coletiva que dará no final desta manhã com o ministro da Fazenda, Guido Mantega.


Fonte: Reuters (reportagem de Maria Carolina Marcello)

Em passagem por CG Aécio defende candidatura de Cássio em 2014

Em passagem por CG Aécio  defende candidatura de Cássio em 2014
Em passagem por Campina Grande Aécio Neves defende candidatura de Cássio a governo do Estado em 2014

O senador e presidenciável do PSDB Aécio Neves (MG) já está mesmo com os pés na estrada, preparando o terreno para as eleições de 2014. Nesta sexta-feira, o senador mineiro, visitou Campina Grande onde veio gravar para o horário eleitoral gratuito. Ao lado do senador Cássio Cunha Lima, Aécio Neves caminhou pelas ruas de Campina Grande, conversou com eleitores e tirou fotos.

Em entrevista a imprensa campinense, ele defendeu a candidatura do senador Cássio ao governo do Estado em 2014. Segundo o senador, esse é um anseio da população da Paraíba. ”Afirmo que "percebo, por onde estou andando, que quem quer a candidatura de Cássio Cunha Lima a governador é o povo da Paraíba". declarou

De todo modo, Aécio ressalvou que a decisão sobre o lançamento ou não de candidatura própria ao governo na Paraíba é de Cássio e do PSDB local. A exemplo de Aécio uma corrente tucana no Estado defende a candidatura de Cássio, e consequentemente, o rompimento do PSDB com o PSB de Ricardo Coutinho, a exemplo do deputado federal Ruy Carneiro, presidente estadual da legenda.

O senador e presidenciável, Aécio Neves desembarcou no aeroporto Presidente João Suassuna acompanhando do senador Cássio Cunha Lima. Com Cássio, Aécio fez um périplo pela rainha da Borborema, gravando imagens que serão exibidas nos próximos dias no programa eleitoral do PSDB. Ele também visitou a Feira da Prata, conversou com os feirantes e concedeu entrevista à imprensa campinense.

Ontem, Aécio também esteve acompanhado de Cássio, seu principal articulador político do nordeste, durante um jantar com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).

Senador por Minas Gerais, Aécio Neves é presidente nacional do PSDB e deve disputar a Presidência da República nas eleições de 2014.

PBAgora

DEPUTADOS SILENCIAM SOBRE DECISÃO QUE MANTEVE O MANDATO DE DONADON E ENVERGONHOU O BRASIL

Todos os doze deputados federais da Paraíba estiveram presentes na sessão realizada na Câmara e que envergonhou o Brasil esta semana. A bancada paraibana está na lista dos parlamentares que votaram secretamente na proposta de cassação de Natan Donadon, parlamentar que está preso sob a acusação de formação de quadrilha e crime de peculato – roubo do dinheiro público – e que foi condenado a 13 anos de prisão. No entanto, dos doze representantes paraibanos apenas três se pronunciaram e anunciaram que votaram “sim”, pela cassação de Donadon. Os outros nove permanecem em silêncio.

Como a votação para a cassação de parlamentar ainda é algo feito secretamente, a população fica sem saber quais de seus representantes teve a coragem de se levantar contra a vergonhosa decisão do Congresso. A opinião pública continua, portanto, sem saber quais foram os deputados federais paraibanos que foram contrários a manutenção do mandato de Natan Donadon, que saiu do presídio para acompanhar pessoalmente a votação que deliberava sobre a sua permanência na Casa.

VENEZIANO PARTICIPA DE COMÍCIO EM SOLEDADE EM APOIO À ALIANÇA PMDB-PT NA CIDADE

Pré-candidato do PMDB ao Governo do Estado nas eleições 2014, o ex-prefeito Veneziano Vital do Rêgo participou na noite desta quinta-feira (29) de comício em Soledade, das candidaturas de Miranda Neto (prefeito) e Beto (vice-prefeito). Veneziano apóia a aliança PMDB-PT na cidade. O evento marcou o encerramento da campanha de rua para o pleito, que ocorre neste domingo (01).

Veneziano chegou ao local do comício e passeou no meio do povo. No palanque, foi recebido pelos candidatos e demais convidados o aguardavam, a exemplo do deputado federal Wellington Roberto (PR) e do deputado estadual Frei Anastácio (PT).

Em seu discurso, Veneziano disse que estava em Soledade para apoiar a união PMDB e PT, através das candidaturas de Miranda e Beto. Ele destacou a importância do apoio do governo federal para as ações de prefeituras como a de Soledade, dizendo que este apoio “é fundamental, para que a cidade possa se desenvolver”.

Veneziano também lamentou a total ausência de ações do Governo do Estado na cidade e desafiou a oposição a mostrar uma só obra que tenha a marca do governo estadual.

Veneziano pediu desculpas ao povo de Soledade por não ter podido participar da campanha antes, devido à agenda de compromissos dos últimos dias, visitando diversas cidades da Paraíba.

Nesta sexta-feira Veneziano viaja para Cajazeiras, onde participa, neste sábado (31) de mais uma edição do ‘Pensando a Paraíba’, evento promovido pelo Diretório Estadual do PMDB paraibano e pela Fundação Ulysses Guimarães – FUG na Paraíba.
FONTE: MARCOS ALFREDO, COM ASSESSORIA

Aluno brasileiro já monitora e até faz satélite

Tecnologia mais acessível aproxima escolas de pesquisas espaciais e agências como a Nasa

 O espaço sideral nunca esteve tão perto das salas de aula brasileiras. Alunos de escolas públicas e particulares estão monitorando satélites lançados pela Nasa pela internet, sem precisar sair da escola. A agência espacial americana, contudo, quer ir além: pretende estabelecer uma parceria entre estudantes da Califórnia e brasileiros para que juntos desenvolvam um satélite.
Enquanto isso, colégios daqui constroem os próprios microssatélites, de cerca de 10cm², para depois submetê-los a voos suborbitais (que não entram em órbita) e fazer imagens da superfície terrestre. Também monitoram imagens do primeiro satélite do projeto, o ArduSat, que tem cerca de 30 sensores diferentes. Lançado no dia 4, ele foi projetado por uma startup americana, a NanoSatisfi, que desenvolve os programas que possibilitarão que alunos brasileiros tenham acesso às informações coletadas no espaço.

Atentado contra escritório estrangeiro mata 29 no Afeganistão

Violência ainda deixou mais de 60 feridos, entre eles mulheres e crianças.

 Pelo menos 29 pessoas morreram e outras 62 ficaram feridas em um atentando contra um escritório estrangeiro de desenvolvimento em Ghazni, no sudeste do Afeganistão, informou nesta quinta-feira (29) uma fonte oficial afegã.
Segundo o vice-governador Mohammed Ali Ahmadi, o ataque ocorreu na tarde de quarta (28), e entre os mortos há 15 talibãs, quatro policiais e dez civis.
O ataque começou com a explosão de um carro-bomba em frente às instalações da equipe de Reconstrução Provincial (PRT) na cidade de Gahzni, enquanto um grupo talibã iniciou uma ação armada que se estendeu por horas.
"Entre os 62 feridos há 24 mulheres e crianças de um colégio e 10 soldados poloneses", afirmou Ahmadi.
Um porta-voz da missão da Otan no Afeganistão (Isaf) não confirmou nem o ataque e nem o número de vítimas.
No entanto, em comunicado de imprensa, a Otan informou que um soldado da Isaf havia morrido em um ataque suicida, embora não tenha confirmado que se trata do mesmo ataque.
Os PRT são um organismo através do qual a comunidade internacional distribui ajuda nas províncias e distritos afegãos.
Nos últimos meses, o número de mortos entre civis e policiais afegãos aumentou consideravelmente no país, enquanto diminuem as vítimas entre as tropas internacionais.
Além disso, os ataques suicidas e coordenados também aumentaram, assim como o perpetrado contra os escritórios do Comitê Internacional da Cruz Vermelha em maio.
A retirada da Otan será concluída em 2014, se os prazos previstos foram cumpridos, mas a comunidade internacional cogita a possibilidade de manter certa presença militar em solo afegão após essa data.
G1.

Cássio participa de encontro com Campos, que deve romper com PT

Cássio participa de encontro com Campos, que deve romper com PT
Os dois presidenciáveis definiram a unidade de discurso sobre vários temas da política nacional

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) esteve presente no jantar entre o governador Eduardo Campos (PSB) e o senador Aécio Neves (PSDB). Considerado um dos principais articuladores da campanha de Aécio ao Palácio do Planalto, Cássio sempre defendeu que o tucano se encontrasse mais vezes com Eduardo Campos, de quem desfruta de uma antiga relação de amizade.

Os dois presidenciáveis definiram discurso comum em vários temas da política nacional. Ambos pretendem atacar um projeto que tramita no Congresso Nacional, restringindo a campanha dos candidatos que precisam se tornar mais conhecidos do eleitorado.

Cunha Lima revelou que em quase uma hora de encontro, antes das pautas políticas, os presentes apenas riram das histórias contadas por Campos, que é considerado um exímio contador de “causos”.

Cássio disse que houve certa emoção quando revelou para Aécio e Campos que esteve há muito anos, em Campina Grande, testemunhando o encontro entre Tancredo Neves e Miguel Arraes. “Disse que me sentia uma privilegiado por estar presenciando um encontro do neto de Tancredo Neves e de Miguel Arraes, lembrando que já tinha feito o mesmo anos atrás, ainda muito jovem, quando os dois estiveram juntos pela redemocratização do país. Aécio e Campos se emocionaram”, declarou o senador paraibano.




PB Agora com Blog Luís Torres

Aécio Neves desembarca em Campina e grava programa de TV do PSDB

Aécio Neves desembarca em Campina e grava programa de TV do PSDB
Presidenciável tucano visitou a Feira da Prata e conversou com feirantes

O senador e presidenciável, Aécio Neves (PSDB) desembarcou nesta sexta-feira, 30, na cidade de Campina Grande, acompanhando do senador Cássio Cunha Lima (PSDB).

Com Cássio, Aécio fez um périplo pela rainha da Borborema, gravando imagens que serão exibidas nos próximos dias no programa eleitoral do PSDB. Ele também visitou a Feira da Prata, conversou com os feirantes e concedeu entrevista à imprensa campinense.

Ontem, Aécio também esteve acompanhado de Cássio, seu principal articulador político do nordeste, durante um jantar com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).

Senador por Minas Gerais, Aécio Neves é presidente nacional do PSDB e deve disputar a Presidência da República nas eleições de 2014.

Ytalo Kubitschek

PB Agora 

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Acesso à banda larga dobra em um ano na Paraíba

Acesso dobrou no estado da Paraíba
O número de acessos à banda larga através de aparelhos móveis, como smartphones e tablets, dobrou na Paraíba em um ano. De acordo com dados divulgados ontem pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Estado fechou o mês passado com 1,2 milhão de linhas móveis com conexão à internet – há exatamente um ano eram 624,7 mil. No Brasil, o crescimento no mesmo período foi de 50,13% e hoje o País registra 80,9 milhões de acessos.

A operadora que detém o maior número de acessos à banda larga na Paraíba é a Claro, com 47,31% dos usuários. A segunda colocada é a Tim (23,89%), seguida pela Oi (21,18%) e Vivo (7,61%).
De acordo com o professor Joabson Nogueira, diretor-geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e pesquisador na área de telecomunicações, as falhas na cobertura celular no País estão ligadas ao alto tráfego de dados. Segundo ele, usuários de smartphones precisam de uma velocidade maior para navegar na internet e acabam disputando a banda com clientes que querem apenas falar ao telefone. Desta forma, não há uma priorização para as chamadas de voz, causando prejuízo à cobertura.
No geral, a Paraíba fechou o mês de julho com 27.270 novas linhas de telefonia móvel, totalizando 4.768.662 acessos, que indicam um volume 3,74% maior em comparação ao mesmo período do ano passado. Do total, 88,39% das linhas são utilizadas através de planos pré-pagos, mas a modalidade pós-paga tem crescido na preferência do consumidor paraibano, já que em 2012 representava 10,25% dos planos e hoje subiu para 11,61%.
Somando os pacotes de voz e dados, é a Oi a operadora que lidera o mercado paraibano, com 32,79% da preferência. A Tim permanece ligeiramente atrás (32,08%), acompanhada pela Claro (25,90%) e Vivo (9,23%). A taxa de teledensidade na Paraíba é de 121,25 acessos a cada 100 habitantes – a quarta maior do Nordeste, onde o Rio Grande do Norte lidera, com uma taxa de 134,7. A banda larga móvel no Estado totalizou 1,2 milhão de acessos.
267 mi de linhas ativas
O Brasil fechou julho de 2013 com quase 267 milhões de linhas ativas na telefonia móvel e teledensidade de 134,81 acessos por 100 habitantes. Em julho, foram registradas mais de 1,26 milhão de novas habilitações. No sétimo mês deste ano, havia 211,5 milhões de acessos pré-pagos (o que representa 79,23% do total) e 55,5 milhões pós-pagos (20,77%). A banda larga móvel totalizou 80,99 milhões de acessos, dos quais 257,2 mil são terminais 4G.

Vírus continua ativo e rouba dados bancários através de informações no Facebook


FacebookZeus, um programa que rouba informações bancárias descoberto há mais de seis anos, continua ativo e fazendo vítimas no Facebook. O software malicioso já infectou milhões de computadores em todo o mundo - a maioria nos EUA.
Uma vez que o Zeus se instala em uma máquina, ele permanece dormente até que a vítima visite um site de banco. O Zeus então grava todos os dados inseridos, como números de contas e senhas, e depois drena todo o dinheiro disponível.
Em alguns casos, o programa pode até mesmo substituir o site de um banco com uma página falsa, a fim de obter mais informações, tais como um número de segurança social, que podem ser vendidos no mercado negro.
De acordo com pesquisadores da empresa de segurança Trend Micro, ataques utilizando o Zeus têm aumentado de forma constante desde quando ele foi descoberto, em 2007.
Eric Feinberg, fundador do Fake (Fans Against Kounterfeit Enterprise), grupo que age pela conscientização contra ameaças virtuais, notou um aumento de links infectados com o Zeus em páginas populares sobre a NFL (liga de futebol americano dos EUA) no Facebook.
O malware estava sendo disparado por computadores controlados pela organização criminosa Russian Business Network, que tem sido associada a atividades como distribuição de programas maliciosos, roubo de identidade e até pornografia infantil.
Feinberg disse que tentou alertar o Facebook para o problema. Um porta-voz do site lembrou que a rede escaneia sempre por links com programas maliciosos e oferece aos usuários uma ferramenta de varredura de ameaças.
Segundo Feinberg, a abordagem após o fato não é suficiente. “Se você realmente quer hackear alguém, o melhor lugar para começar é um falso perfil no Facebook. Tão simples e tão estúpido”, disse.“Eles não estão ouvindo. Precisamos dar mais atenção para isso”, completou Feinberg.

Em seis meses, 1.166 veículos foram roubados na Paraíba


Roubo de veículo
A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg) divulgou esta semana um levantamento dos roubos e furtos de veículos no País. De janeiro a julho deste ano, foram 1.166 roubos e furtos, na Paraíba. O ano ainda nem terminou e o número já representa um aumento de 35,9% em relação às ocorrências registradas no ano passado, que foram 858.

Ainda segundo o balanço, só no último mês de julho, 166 carros foram roubados e furtados no Estado. Destes, 107 foram recuperados (64,46%). O índice de recuperação, apesar de ainda baixo, é um dos maiores entre os Estados e está acima da média nacional, que é 50,8%.
No Brasil, foram roubados 268.963 veículos de janeiro a julho deste ano. Os roubos no Nordeste representam pouco mais de 10% deste total. São Paulo é o Estado com o maior número de registros. Foram 127.467 este ano, sendo 19.189 somente em julho , com um índice de recuperação de 48%. Segundo a CNSeg, a base de dados que utiliza para o levantamento é do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Esses e outros dados são utilizados pelas seguradoras para definir os valores dos seguros cobrados. “A frequência com que um determinado modelo de automóvel é roubado é critério para a composição do preço do seguro, bem como o perfil do motorista. Por isso, alterar ou rever alguns comportamentos é válido não só para o mercado perceber que aquele modelo não é mais alvo de ladrões e baixar o preço do seguro, mas principalmente para evitar um trauma dentro de uma família”, explicou Luis Vitiritti, consultor de Riscos de Transportes e Frotas da Zurich Seguros.

NOVO PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA TOMA POSSE NESTA QUINTA-FEIRA EM SOLENIDADE NO MINISTÉRIO PÚBLICO

O novo Procurador-geral de Justiça da Paraíba, Bertrand de Araújo Asfora, será empossado nesta quinta-feira (29), durante solenidade programada para ser realizada em dois momentos. Pela manhã, às 10h, terá um culto ecumênico no Auditório Procurador de Justiça Edgardo Ferreira Soares, no edifício do Ministério Público Estaduial, no Centro de João Pessoa.

À tarde será realizada uma sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça do MPPB, às 17h, no auditório do Hotel Tambaú. 

O Governador Ricardo Coutinho (PSB) deve participar da solenidade.

Betrand Asfora foi o mais votado da lista tríplice para ocupar a vaga de procurador-geral de Justiça. Em seguida ele foi escolhido pelo governador sendo nomeado para ficar no cargono biênio 2013/2015.
FONTE: POLITICAPB

CAMPANHA PARA PREFEITO EM SOLEDADE SE ENCERRA HOJE; DUAS COLIGAÇÕES ESTÃO NA DISPUTA

As duas coligações que estão na disputa pela Prefeitura de Soledade realizam hoje os últimos eventos da campanha eleitoral, com a realização de comícios em locais previamente definidos pela Justiça Eleitoral. A decisão de antecipar o encerramento da campanha eleitoral para hoje foi da juíza da 23ª Zona Eleitoral de Soledade, Bárbara Bortoluzzi Emmeerich, como forma de garantir a ordem pública no município e evitar eventuais abusos nos dois últimos dias que antecedem o pleito, que ocorrerá no próximo domingo, das 8h às 17h.

Com a medida, após às 22h de hoje não será permitida a prática propaganda eleitoral no município e qualquer tipo de manifestação pública que remeta à disputa eleitoral, será considerada boca de urna e a prática de crime eleitoral.

Segundo a chefe do Cartório Eleitoral da 23ª Zona Eleitoral, Graziela Carvalho, a antecipação do encerramento da campanha eleitoral para esta quinta-feira, dois dias antes do pleito, é uma forma de disciplinar ainda mais o processo eleitoral na última semana que antecede o pleito e coibir o acirramento da disputa nos dois dias que antecedem a eleição.

Apagão causou vários acidentes e falta d'água na Paraíba

De acordo ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, o apagão foi provocado por uma queimada no Piauí

O apagão que atingiu todo o Nordeste na tarde desta quarta-feira, 29, provocou um verdadeiro caos no trânsito de João Pessoa e falta d'água na Capital e em várias cidades do Estado. Com a falta de energia, todos os semáforos da cidade ficaram desligados e mesmo com todo efetivo da Semob nas ruas, os congestionamentos e acidentes foraja inevitáveis.
Na avenida Ruy Carneiro, uma das principais da cidade de João Pessoa, um acidente envolveu três veículos, um deles uma viatura da Polícia Militar, que passava pelo cruzamento quando foi atingida por um Ford Ka preto e arremessada contra um poste. Nem o motorista do Ka, nem os três policiais que estavam na viatura ficaram feridos.
Já no cruzamento das avenidas Casimiro de Abreu com Hevagelina Diniz, um caminhão acabou batendo em um Corsa Classic. Também não houve vítimas, mas os acidentes contribuíram para deixar o trânsito ainda mais caótico.
Falta d'água
A assessoria de comunicação da Cagepa informou que a falta de energia provocou a falta d'água em várias cidades do Estado, inclusive na Capital. No sistema adutor de Marés, os motores foram desligados e como são de grande porte, mesmo com a chegada da energia, demoram algum tempo para voltar a funcionar.
O abastecimento foi restabelecido por volta da meia noite.
Causa
O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, explicou que a causa do apagão no Nordeste ocorrido nesta quarta-feira (28) foi uma queimada na fazenda Santa Clara na cidade de Canto do Buriti, no Piauí. O ministro informou que as causas da queimada - se foi natural ou provocada por ação humana - ainda estão sendo investigadas. Segundo o ministro, a preocupação inicial foi restabelecer o sistema.
Da redação (Foto Aguinaldo Mota)
WSCOM Online

TSE rejeita pedido sobre assinaturas

TSE rejeita pedido sobre assinaturas
A ministra do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Laurita Vaz rejeitou na noite desta quarta-feira (28) o pedido da Rede Sustentabilidade de que as assinaturas de apoio à criação da legenda fossem validadas pelos cartórios eleitorais sem a checagem da veracidade dos dados apresentados.

A Rede é o partido que a ex-senadora Marina Silva tenta montar para disputar o Palácio do Planalto em 2014.

Em sua decisão liminar (de caráter provisório, que pode ou não ser confirmada pelo plenário do TSE), Laurita diz que "presumir como válidas" as assinaturas sem a checagem prevista em lei não atende ao "regramento legal" e aos "postulados constitucionais" relativos "ao pluralismo político e às agremiações partidárias".

Correndo contra o tempo para que Marina possa se candidatar pelo partido --isso só é possível se ele for criado até o dia 5 de outubro deste ano--, a Rede havia pedido ao TSE que determinasse aos cartórios a publicação das listas de apoiadores que ainda não haviam sido validadas. Caso os nomes não fossem contestados em até cinco dias, as assinaturas estariam automaticamente validadas.

Após família desembarcar no PSDB, deputado vive ‘saia justa’ sobre que rumo tomar em 2014

Após família desembarcar no PSDB, deputado vive ‘saia justa’ sobre que rumo tomar em 2014
DILEMA: após família desembarcar no ninho tucano, deputado vive ‘saia justa’ sobre que rumo tomar em 2014

Após os dois filhos desembarcarem no ninho tucano, o deputado estadual Carlos Dunga, que é filiado ao PTB da Paraíba, vive um verdadeiro dilema sobre qual caminho seguir em 2014. Ao mesmo tempo em que cogita a permanência no partido comandado por Wilson Santiago, o parlamentar também convive com a euforia de suas bases eleitorais que cobram um posicionamento do deputado.

Em 2010, Carlos Dunga votou em Vitalzinho do PMDB e em Cássio, do PSDB, na disputa para o Senado Federal. Para deputado federal, o parlamentar apoiou a peemedebista Nilda Gondim e para o Governo do Estado, optou por Ricardo Coutinho, fazendo assim a política da boa vizinhança com o ecletismo de apoios partidários.

O fato é que agora, após o desembarque dos filhos no PSDB, todos os anúncios de alianças estão sendo feitos pelo ex-deputado Dunga Júnior. Isso, conforme informações obtidas pelo PB Agora, acontece porque Carlos Dunga pai não quer provocar estremecimentos em suas bases enquanto não decide que rumo seguir.

Como Dunga pai não tem um bom relacionamento com a ex-direção e a atual direção do PTB no Estado, o parlamentar pode encontrar numa possível candidatura de Cássio, bem como as filiações dos filhos ao PSDB, uma justificativa para deixar a legenda capitaneada pelo ex-deputado Roberto Jefferson no âmbito nacional.

Faltando pouco mais de um mês para o prazo final de desligamento partidário, Dunga que possui bases na região de Alcantil e Boqueirão estuda o melhor passo que irá adotar nos próximos dias.

O PTB, todavia, ao mesmo tempo que convive com a possibilidade de perder um deputado estadual, também comemora a possibilidade de ganhar um deputado federal, visto que Wilson Filho também dá sinais de que pode ingressar no partido do pai para disputar uma cadeira em 2014.

Com informações de Henrique Lima

PB Agora

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Cientistas criam microcérebros com células-tronco para estudar doenças

Imagem de um microcérebro criado pelos cientisas (Foto: Madeline A. Lancaster/Nature)
Cientistas europeus desenvolveram pequenos cérebros humanos tridimensionais, de 4 milímetros de diâmetro, a partir de células-tronco pluripotentes que ajudarão a aprofundar o estudo de doenças neurológicas, divulgou nesta quarta-feira (28) a revista científica "Nature".
Os órgãos artificiais são fruto de uma pesquisa conjunta da Universidade de Bonn (Alemanha) e do Instituto de Biotecnologia Molecular de Viena (Áustria).
A complexidade do cérebro humano sempre foi uma barreira para o avanço na pesquisa das doenças neurológicas, por isso era "necessário um sistema celular que simulasse as complexas características do órgão para estudá-lo em profundidade", explicou o alemão Jürgen Knoblich, chefe do projeto.
"Esta abordagem pode superar algumas das limitações que encontramos quando realizamos experimentos com o cérebro de animais, pois eles não compartilham as mesmas peculiaridades do cérebro humano', acrescentou.
Estes microcérebros, que incluem a crosta cerebral que cobre os dois hemisférios, são formados por diferentes tecidos dispostos em camadas, e a organização guarda muitas semelhanças com a de um cérebro nos períodos mais avançados de desenvolvimento.
Para demonstrar a utilidade deste sistema celular, os cientistas analisaram diferentes doenças neurológicas que acontecem quando o cérebro se encontra em pleno desenvolvimento, como a microcefalia. Este transtorno neurológico, que não tem tratamento, faz com que o tamanho da cabeça das pessoas afetadas seja consideravelmente menor que o padrão em relação a idade e sexo.
A partir de células-tronco pluripotentes, a equipe acrescentou ao sistema inicial uma série de células de pacientes com microcefalia para obter um cérebro característico de uma pessoa com a doença.
Os cientistas perceberam que nos cérebros com esta doença as células precursoras dos neurônios deixavam de proliferar cedo demais, um defeito que poderia explicar algumas das causas da microcefalia.
"Este fenômeno não acontece da mesma forma quando experimentamos com ratos, já que nenhum animal apresenta a expansão neuronal que o ser humano tem", concluiu Knoblich.
Estes pequenos órgãos artificiais não apresentam as funções mentais de um cérebro humano normal, apesar de o grupo de cientistas não descartar progredir nesse sentido, e também se aprofundar em outros tipos de doenças neurológicas.

Evo Morales pede que o Brasil 'devolva' senador à justiça boliviana

O presidente da Bolívia, Evo Morales, pediu nesta quarta-feira (28) que o Brasil "devolva" o senador oposicionista Roger Pinto Molina à Justiça boliviana, para "contribuir com a luta contra a corrupção".
"É importante devolver Roger Pinto à Justiça boliviana e que ele seja julgado como qualquer autoridade que esteja envolvida em casos de corrupção", disse Morales em entrevista.
O presidente boliviano afirmou que é importante que o Brasil explique como ocorreu a fuga do senador, que estava refugiado na embaixada brasileira na Bolívia, em La Paz.
Foi a primeira referência direta de Evo Morales sobre a crise diplomática.

Apagão foi causado por queimada no Piauí, diz Ministro; em JP ouve congestionamento e falta d'água

Ministro diz que causas da queimada estão sendo sendo investigadas.

O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, explicou que a causa do apagão no Nordeste ocorrido nesta quarta-feira (28) foi uma queimada na fazenda Santa Clara na cidade de Canto do Buriti, no Piauí. O ministro informou que as causas da queimada - se foi natural ou provocada por ação humana - ainda estão sendo investigadas. Segundo o ministro, a preocupação inicial foi restabelecer o sistema.
O Operador Nacional do Sistema divulgou uma nota explicando que houve desligamentos em duas linhas devido "a um foco de calor". A nota diz ainda que as cargas de energia do Nordeste teriam sido praticamente recuperadas às 17h30. Veja a íntegra abaixo.
A área de fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disse que houve uma queda de energia de grandes proporções no Nordeste às 15h03, derrubando a carga para 10% do nível normal - de 10.000 megawatts para 1.000 megawatts.
O ministro disse ainda que o apagão atingiu "todo o Nordeste", mas que o sistema já foi recuperado. No entanto, Lobão disse que há a possibilidade de algumas cidades no interior dos estados ainda estarem com falta de energia.
A Aneel disse que, após a apuração das causas pelo ONS, fará a fiscalização do problema e, se houver culpados, aplicará multa.
O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chip, afirmou que nesta época do ano, em razão da seca e do calo, é comum casos de "fogo espontâneo" em mata.
Coas no Trânsito de JP
Em João Pessoa, o apagão provocou um verdadeiro caos no trânsito das principais ruas da cidade, mesmo muitas pessoas saindo do trabalho mais cedo para suas residências. Segundo a Semob, em todos os 151 cruzamentos da Capital foram registrados engarrafamentos, mas o local mais complicado foi o viaduto do Cristo, conhecido como viaduto Sonrisal. A diretoria da Semob informou também que colocou todo o efetivo do órgão nas ruas.
No ano passado
Em 2012, a região Nordeste enfrentou apagões em setembro e outubro. Em 22 de setembro, segundo o ONS, um problema nas interligações Sudeste/Norte e Sudeste/Nordeste, atingiu o fornecimento de energia elétrica em parte da região Nordeste do país.
Em outubro, outra ocorrência afetou os nove estados do Nordeste do país no final da noite do dia 25 e início da madrugada do dia 26.
Às 14h58, ocorreu o desligamento da Linha de Transmissão de 500 kV Ribeiro Gonçalves - São João do Piauí (circuito 2), da IENNE, empresa controlada pela espanhola ISOLUX, devido a foco de calor (queimada na região). Às 15h04, esse circuito foi religado manualmente, tendo havido um novo desligamento pela mesma razão às 15h06.
Às 15h08, também devido à queimada, foi desligada a segunda linha Ribeiro Gonçalves – São João do Piauí (circuito 1), da TAESA, empresa controlada pela CEMIG, configurando uma contingência dupla, que conduziu à perda de sincronismo e consequente separação da região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional (SIN), havendo perda de carga de aproximadamente 10.900 MW, com o desligamento adicional das seguintes linhas de 500 kV de interligação do SIN com a região Nordeste:
• Presidente Dutra / Teresina Circuitos 1 e 2;
• Presidente Dutra / Boa Esperança; e
• Bom Jesus da Lapa / Rio das Éguas.
Após identificada a origem da ocorrência, deu-se início à recomposição das cargas da região Nordeste, tendo a das capitais sido, praticamente, concluída às 17h30.
G1.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

NA PRÓXIMA QUINTA FEIRA 29, O MUNICÍPIO DE TENÓRIO SERÁ CONTEMPLADO COM UMA MOTO NIVELADORA PARA MANUTENÇÃO DAS ESTRADAS DO MUNICIPIO


POSTADO POR: POLITICAENFOCO

SAGRES/ CÂMARA MUNICIPAL DE TENÓRIO-PB

Cientistas dizem ter encontrado novo elemento químico

Tabela periódica (Foto: Wikimedia/Cepheus)Tabela periódica como pode ficar, caso elemento
químico de número atômico 115 seja reconhecido
oficialmente (Foto: Wikimedia/Cepheus)
Uma equipe internacional de cientistas liderados pela Universidade de Lund, na Suécia, diz haver confirmado a existência de um novo elemento químico, segundo uma nota divulgada pela universidade.
Experimentos conduzidos no centro de pesquisa GSI, na Alemanha, reforçam as evidências de que o elemento químico de número atômico 115 foi encontrado.
Os pesquisadores dizem haver "criado" um isótopo do novo elemento, que se transformou em outras partículas por um processo radioativo, de acordo com a BBC.
Os resultados confirmam medições anteriores realizadas por um grupo de cientistas na Rússia, em 2004.
"Este experimento foi muito bem-sucedido e é um dos mais importantes na área nos últimos anos", disse o professor da divisão de física atômica da Universidade de Lund, Dirk Rudolph, segundo a nota da instituição.

CÁSSIO CUNHA LIMA PROPÕE EM COMISSÃO MESTRADO PARA PROFESSORES DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS

Nesta terça-feira (27/08), o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) apresentou, no plenário da Comissão de Educação (CE), o seu relatório ao projeto que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dar aos programas de mestrado o caráter de formação para a docência.

Se aprovado o PLS 291/2012, cuja autoria é do senador Cyro Miranda (PSDB-GO), com relatoria e apresentação de substitutivo (quando o relator modifica o projeto) do senador paraibano, o mestrado passa a ser a titulação mínima exigida para os professores de universidades públicas. O projeto tramita em decisão terminativa e será votado na próxima reunião da CE do Senado.

Segundo Cássio, “o projeto determina que os programas de mestrado passem a ter, como principal objetivo, a formação de docentes para os cursos de educação superior”. Para o senador, a proposta parte de um “diagnóstico acertado, já que é dada pouca ênfase à formação acadêmica dos futuros professores da educação superior”. Mas o paraibano entende que não se pode limitar os cursos de mestrado oferecidos no país aos professores da educação superior: “Muitos profissionais buscam a pós-graduação com propósitos distintos da atuação acadêmica” – explica.

Por essas razões, Cássio apresentou um substitutivo (que, como o nome diz, “substitui” o projeto de lei para aprimorar a matéria) estabelecendo que “a formação para a docência na educação superior seja componente integrante dos cursos de mestrado, mas sem transformá-la em seu principal objetivo”. Ou, traduzindo em miúdos: para ser professor universitário, todo profissional terá que ter mestrado, mas nem todo profissional que tenha mestrado será, necessariamente, professor universitário.
FONTE: COM ASSESSORIA

EUA estão prontos para 'ação imediata' na Síria, diz Hagel

Basta o presidente Obama ordenar o ataque, disse chefe do Pentágono.

 As forças armadas dos EUA estão prontas para "agir imediatamente" contra a Síria, a partir de uma ordem do presidente Barack Obama, disse nesta terça-feira (27) o secretário de Defesa dos EUA, Chuck Hagel.
"Movemos recursos para o local para sermos capazes de preencher e cumprir qualquer opção que o presidente decidir tomar", disse, durante uma viagem a Brunei.
Questionado se os militares dos EUA estavam prontos para responder já, Hagel disse: "Estamos prontos para ir".
'Possíveis alvos'
Já as potências ocidentais avisaram à oposição síria que o país, cujo regime é acusado de ter matado centenas de pessoas em um ataque químico contra rebeldes antigoverno, deve esperar um ataque "nos próximos dias", segundo fontes ouvidas pela agência Reuters.

Brasil solicitou informações sobre 857 usuários do Facebook


Brasil solicitou informações sobre 857 usuários do Facebook Relatório divulgado hoje (27) pelo Facebook mostra que, no Brasil, foram feitas 715 solicitações relativas a 857 usuários ou contas da rede social. Em 33% das solicitações, algum tipo de dado foi revelado.

O país com maior número de solicitações foram os Estados Unidos com cerca de 12 mil solicitações relativas a 21 mil contas de usuários. Em 79% dos casos, alguma informação foi revelada. O Relatório Global de Requisições de Autoridades abrange o período entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2013.

 O segundo país com maior número de solicitações foi a Índia: 3.245 relativas a 4.144 contas. Em metade das solicitações, alguma informação foi repassada às autoridades. No Reino Unido foram 1.975 solicitações envolvendo 2.337 contas. Em 68% das solicitações houve retorno de informações. Na Alemanha foram 1.886 sobre 2.068 contas. O retorno com informações abrange 37% dos casos. Das 1.547 solicitações feitas pelas autoridades francesas que buscaram dados sobre 1.598 contas, 29% obtiveram retorno. Na Itália foram 1.705 solicitações relativas a 2.306 contas. Em 53% das solicitações, as autoridades receberam retorno com informações.  

De acordo com o conselheiro-geral do Facebook, Colin Stretch, a análise das requisições são feitas levando em conta os termos da empresa e a legislação aplicável. Ele informou que o Facebook exige também uma descrição detalhada de bases factuais e legais para cada requisição. “Contestamos muitas dessas requisições quando encontramos deficiências legais ou quando identificamos requisições amplas ou vagas. Quando precisamos cumprir com um pedido em especial, normalmente compartilhamos uma única informação básica da conta, como o nome do usuário”, disse por meio de nota o conselheiro. Este é o primeiro relatório do tipo produzido pelo Facebook com o objetivo de dar mais transparência às requisições de informações feitas por autoridades em investigações oficiais. Stretch informou que outros relatórios serão preparados.

Em audiência pública no Senado, o gerente de Relações Governamentais do Facebook no Brasil, Bruno Magrani, disse que, no caso dos Estados Unidos, as autoridades que solicitam os dados vão desde delegados procurando crianças desaparecidas e roubos até questões de segurança nacional.

Agência Brasil

Veículos da PB com placa de final zero têm desconto no IPVA até sexta

Veículos da PB com placa de final zero têm desconto no IPVA até sexta
O pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), para proprietários de veículos com placa de final zero deve ser realizado até sexta-feira (30), para quem quer garantir o desconto de 10% na cota única e, ainda, evitar multa e juros de mora, caso o pagamento seja efetuado posteriormente.

Segundo dados estatísticos do Detran-PB, mais de mais de 101 mil veículos entre carros de passeios, comerciais leves (pick-up), motos, ônibus e caminhões têm final de placa 0 na Paraíba. O volume de unidades representa 10,85% da frota atual do Estado (937,3 mil).

Termina também no dia 31 de agosto, o vencimento das parcelas dos veículos com finais de placas 8 e 9. Os proprietários da placa final 8 que dividiram em três vezes deverão quitar a terceira e última parcela do IPVA, enquanto os veículos da placa 9 vão efetuar a segunda parcela das três existentes.

Os proprietários que estão dentro dos critérios de isenção do IPVA como os portadores de deficiência, taxistas, moto agrícola, transporte escolar com até 16 passageiros precisam comprovar os requisitos para terem direito à isenção. Até o dia 30 de agosto, será a data limite para os proprietários com placa final 8. Eles já haviam solicitado a isenção do imposto no ano passado, mas precisam, agora, apresentar a documentação para garantir o benefício.

Redação

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Pleno do TJPB abre procedimento administrativo contra juiz de Picuí e remove juíza compulsoriamente


Juízes punidos
Dois processos envolvendo magistrados da Paraíba foram apreciados pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Estado. No primeiro, o juiz Mário Lúcio Costa Araújo foi afastado do cargo que exercia na comarca de Picuí e teve um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) instaurado contra ele.
No segundo, a Corte analisou o PAD instaurado contra a juíza Maria de Fátima Lúcia Ramalho e aplicou à magistrada a pena de remoção compulsória. A sessão foi encerrada às 21 horas.
O Procedimento de Investigação Preliminar imputado ao juiz de Picuí teve a relatoria do corregedor-geral de Justiça, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos. De acordo com o apurado pelo órgão, o juiz é acusado, em tese, de facilitar a concessão de alvarás para advogados com quem teria amizade, bem como de suposto envolvimento num esquema criminoso para retirada de dinheiro de pessoas falecidas.
Já no caso da juíza Maria de Fátima Lúcia Ramalho – afastada de suas atividades da 5ª Vara da Fazenda Pública no dia 2 de maio de 2012 – o Pleno entendeu que a magistrada agiu sem a cautela necessária, mas que seus atos não ocasionaram prejuízos ao erário, nem configuraram corrupção.
A magistrada respondeu a processo administrativo, acusada de ter proferido sentença fora da sua competência, em que bloqueou um total de R$ 80 milhões das contas do Estado. Porém, conforme apurações do relator, desembargador Arnóbio Alves Teodósio, restou provado que ela não estava fora da jurisdição e que estava apta para realizar o despacho.
Entre as acusações que pesaram contra a juíza, o descumprimento de uma decisão do TJPB foi tida como a mais grave, um dos motivos pelos quais a magistrada, por maioria de votos, teve deferida a sua remoção compulsória para outra Vara, que não da Fazenda Pública.
O Pleno decidiu ainda que a juíza Lúcia Ramalho volta a suas atividades e fica designada a responder, provisoriamente, pela 6ª Vara Regional de Mangabeira, enquanto não houver lotação definitiva.