sexta-feira, 29 de junho de 2012

Homem mais alto do Brasil é candidato a vice-prefeito pela oposição de Assunção


 A oposição do pequeno município de Assunção, se reuniu nesta sexta-feira (29) e escolheram Ninão, o homem pais alto do Brasil, com 2,39 de altura, para ser candidato a vice-prefeito.

Ninão vai ser o companheiro de chapa de Nezinho França (PSDB), o candidato a prefeito para enfrentar a situação.


Postado por: politicaenfoco

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL LIBERA CANDIDATURA DE CONTAS-SUJAS


 O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) voltou atrás e decidiu, por 4 votos a 3, que candidatos que tiveram as contas eleitorais reprovadas , os chamados "contas-sujas", poderão participar das eleições municipais deste ano. Em março, os ministros haviam editado uma resolução, dizendo que tais candidatos seriam considerados inelegíveis. Em menos de seis meses, portanto, o tribunal modificou sua orientação.

Ontem, o tribunal finalizou a análise sobre um pedido de reconsideração feito pelo PT, acompanhado por 13 outros partidos, que havia sido interrompida na última terça-feira, por um pedido de vista do ministro José Antonio Dias Toffoli, quando o placar estava empatado em 3 a 3.

A mudança de orientação aconteceu pois Toffoli entrou no lugar do colega Ricardo Lewandowski que deixou a presidência do tribunal e sua cadeira de ministro em abril deste ano. Lewandowski havia votado pela inelegibilidade dos candidatos com contas eleitorais reprovadas.

O voto do ministro Dias Toffoli, no entanto, considerou que a legislação eleitoral apenas determina que o candidato tem que apresentar suas contas de campanha para ficar quite com a Justiça Eleitoral, não necessitando que elas sejam aprovadas.

Após disputar uma eleição, todo candidato tem obrigação de apresentar uma prestação de contas dos recursos arrecadados e gastos nas campanhas. Essas contas podem ser aprovadas ou reprovadas pelos tribunais eleitorais.

A resolução de março foi aprovada por 4 votos a 3. O pedido de reconsideração foi relatado pela ministra Nancy Andrighi, que havia votado a favor resolução anterior. Segundo seu voto proferido na última terça, os políticos que não têm as contas aprovadas devem sofrer a mesma punição dos que não apresentam as contas, ou seja, ficar inelegível até o fim da legislatura que disputou.

"Todas as situações de irregularidades na prestação de contas terão a mesma consequência ao candidato [ficar inelegível]", disse Andrighi. Os ministros Marco Aurélio Mello e Cármen Lúcia, a presidente do tribunal, votaram com a relatora mantendo o entendimento de março.

Ministro inaugura mais uma agência do INSS no Agreste da PB


O Ministério da Previdência Social inaugura, na próxima segunda-feira (2), mais um posto de atendimento na Paraíba. A nova agência, instalada na cidade de Queimadas, beneficiará cerca de 134 mil habitantes das cidades de Caturité, Aroeiras, Barra de São Miguel, Boqueirão, Queimadas, Riacho de Santo Antônio, São Domingos do Cariri, Alcantil, Gado Bravo, Umbuzeiro, Santa Cecília, Barra de Santana e Cabaceiras.

O prédio, que custou R$ 781.258,57, dispõe de uma área de 330 m² e segue os padrões exigidos para oferecer melhor atendimento e mais conforto à população, assim como aos servidores do INSS. Nele serão realizados os serviços de perícia médica, serviço social, reabilitação profissional, benefícios, orientação e informação.
Estão previstos 2.200 atendimentos mensais à população que antes precisava se deslocar até Campina Grande em busca de atendimento, percorrendo distâncias que chegavam aos 108 km, como no caso de São Domingos do Cariri.
A cerimônia de inauguração tem início às 10h da segunda-feira (2), na própria agência, que está situada na Rua Odilon Almeida Barreto, s/n, Centro.
Da Redação, com Assessoria de Comunicação

Radialista Mução chega ao Recife para prestar depoimento à PF

Radialista Mução chega ao Recife para prestar depoimento à PF
Após ser preso em Fortaleza, no Ceará, na quinta-feira (28), suspeito de estar envolvido em crimes de pedofilia, o radialista Rodrigo Vieira Emereciano, mais conhecido como Mução, chegou ao Recife na manhã desta sexta-feira (29). Ele vai prestar depoimento sobre o caso a delegados pernambucanos, na sede da Polícia Federal (PF), no Cais do Apolo, no centro da capital.

A aeronave que trouxe Mução chegou por volta das 8h40 no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, na Zona Sul do Recife. De acordo com informações da PF, após ser ouvido, o suspeito será levado ao Instituto de Medicina Legal (IML), para a realização de exames. Em seguida, o radialista deve seguir ao Centro de Triagem (Cotel) de Abreu e Lima, na Região Metropolitana.

O advogado de Mução, Waldir Xavier, também deve chegar ao Recife nesta sexta, no início da tarde. "Vou entrar com um pedido de revogação da prisão temporária. Sabemos da inocência de Rodrigo. Inclusive algumas diligências estão sendo realizadas aqui em Fortaleza para provar que ele não tem envolvimento", contou. Ainda de acordo com o advogado, alguém teria utilizado o computador do radialista para acessar um site pornográfico.

Prisão
O humorista teve a prisão temporária decretada pela Justiça Federal em Pernambuco. Ele morava no Recife até se mudar para Fortaleza, onde estaria há cerca de três meses.

De acordo com Nilson Antunes, diretor regional de Combate ao Crime Organizado da PF, os dados obtidos ao longo das investigações já comprovam o envolvimento do suspeito. "Já temos provas robustas da participação dessa pessoa no cometimento desses crimes. São provas técnicas que não temos como materializar, análise de transmissão de dados, de material de informática", afirmou, em entrevista coletiva concedida na quinta-feira (28).

As investigações da Operação Dirty-Net, que foi realizada em 11 estados e no Distrito Federal, começaram há cerca de seis meses. No total, 18 pessoas foram detidas. Além do humorista, outras prisões ocorreram no Rio Grande do Sul (duas em Porto Alegre, uma em Esteio e duas em Santa Maria), Minas Gerais (três prisões), Paraná (uma em Foz do Iguaçu), São Paulo (uma na capital), Rio de Janeiro (duas na capital) e Espírito Santo (uma na Grande Vitória).


Parlamentar advoga em causa própria e se coloca como vice ideal: “Tenho a identificação com JP pra ser vice”

Parlamentar advoga em causa própria e se coloca como vice ideal: “Tenho a identificação com JP pra ser vice”
 O vereador Tavinho Santos (PTB) acredita que ainda hoje o partido encerrará as definições de alianças para as eleições deste ano na capital. Segundo o vereador pelas manifestações do PMDB e de pessoas ligadas ao pré-candidato José Maranhão há uma grande chance do PTB indicar o vice da coligação.

Ainda de acordo com o vereador dependendo da suposta indicação à vice o partido poderá fazer alianças com o PR e PMN. "Temos alguns nomes sendo analisados como o de Wilson Santiago e Caio Roberto mas a identidade e identificação com a cidade do PTB somará mais"

Indagado se essa "identidade e identificação" a que se refere seria a dele próprio Tavinho deixou a modéstia de lado. " Bom, já fui vereador por cinco mandatos, presidente da câmara, secretário de turismo municipal, prefeito interino, uma pessoa assim tem muito mais identidade e Maranhão sabe disso. Não só ele mas qualquer pessoa de João Pessoa sabe quem é Tavinho pela minha história" concluiu.

Thatiane Sonally

Pb Agora

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Sorteio da Copa do Mundo de 2014 será no Nordeste, anuncia secretário da Fifa

Fifa
O sorteio que definirá os grupos da Copa do Mundo de 2014 será na Bahia. O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmou nesta quinta-feira que o local do evento ainda não está completamente definido e será realizado em algum lugar do estado. O sorteio será em dezembro de 2013.

“O sorteio para Copa das Confederações será em São Paulo e o sorteio da Copa será na Bahia”, disse Valcke, em entrevista coletiva concedida nesta tarde em Brasília.
A entrevista coletiva marcou o encerramento da viagem de Jérôme Valcke ao Brasil. Desde terça-feira, o representante da Fifa passou por Recife, Natal e Brasília.
Durante toda a viagem, Valcke esteve acompanhado de Bebeto, Ronaldo e do secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luís Fernandes. Todos são membros do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COL). O artista plástico Romero Britto também fez parte da comitiva.
Além das inspeções, Valcke participou de uma reunião com membros do COL em Brasília. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, esteve presente neste encontro.

Da redação com Uol

Candidatos têm de abrir conta específica para arrecadar recursos na campanha eleitoral


BRASÍLIA - Os candidatos a prefeito e a vereador que disputarão o pleito de outubro têm de abrir conta bancária exclusiva para a movimentação financeira de campanha.
A exigência da conta específica se estende também aos comitês e aos partidos. A conta é obrigatória a todos, mesmo que não haja arrecadação ou movimentação de recursos financeiros.
Antes de arrecadar e gastar recursos na campanha eleitoral são necessários: o requerimento do registro de candidatura ou do comitê financeiro; a inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ); a comprovação da abertura de conta bancária específica; e a emissão de recibos eleitorais.
Conta bancária
O CNJP para a abertura da conta específica é fornecido pela Receita Federal após o pedido de registro do candidato à Justiça Eleitoral. Além do CNPJ, o candidato ou comitê deve apresentar oRequerimento de Abertura de Conta Eleitoral (Race), disponível na página do TSE na Internet.
A conta deve ser aberta em instituição financeira que possua carteira comercial reconhecida pelo Banco Central do Brasil, sendo vedado o uso de conta bancária preexistente.
O prazo para a abertura da conta é de até 10 dias a partir da data de concessão do CNPJ. A conta é facultativa aos candidatos ao cargo de vereador em municípios com menos de 20 mil eleitores.
No caso de município que não possua agência bancária ou correspondente bancário, os diretórios partidários, comitês financeiros e candidatos não são obrigados a abrir conta bancária eleitoral.
Partidos
Os partidos políticos, em todas as esferas de direção, também devem providenciar a abertura de conta específica.
Fonte: TSE

AÇÃO DA PF CUMPRE MANDADOS DE PRISÃO CONTRA PREFEITOS NA PARAIBA


 Uma operação das polícias Federal e Civil e do Ministério Público da Paraíba está sendo realizada na manhã desta quinta-feira (28) em várias cidades do estado para prender pessoas suspeitas de participação em fraudes na contratação de atrações musicais para shows durante o período do São João.

De acordo com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime (Gaeco) do MP, 14 cidades são alvo da operação chamada de pão e circo. Dos 14 alvos, 13 são prefeituras suspeitas de superfaturamento nos contratos das bandas. São 75 mandados de busca e apreensão e 28 de prisão temporária. O MP informou que há mandados de prisão contra os prefeitos das cidades de Sapé, Solânea e Alhandra. Segundo a assessoria de imprensa do Ministério Público, há mandados também contra esposas de prefeitos, sobrinhos e secretários de prefeituras.

Não foram reveladas todas as cidades onde os agentes estão realizando a operação, mas algumas foram citadas. João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Mamanguape, Itapororoca, Capim, Sapé, Solânea, Alhandra e Boa Ventura são algumas das cidades.

Em outras cidades, a operação tem apenas mandados de busca e apreensão. A Polícia Federal informou que está realizando varreduras em algumas prefeituras em busca de documentos relativos a contratos com o Ministério do Turismo, como é o caso da cidade de Boa Ventura, no Sertão paraibano.

NORDESTE TEM 1.134 MUNICÍPIOS EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA POR CAUSA DA SECA





 Aumentou para 1.134 o número de municípios do semiárido brasileiro onde foi declarada situação de emergência por causa da estiagem. Na comparação com balanço divulgado na primeira quinzena de junho, 121 localidades passaram a integrar a lista da Secretaria Nacional de Defesa Civil.

Este ano choveu pouco no interior do Nordeste em janeiro, fevereiro e março, meses em que seria normal haver precipitações no semiárido. "O interior não teve chuva na época tradicional e, agora, está ingressando no período de estiagem", disse a meteorologista Márcia Seabra, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), um dos órgãos integrantes do Comitê de Combate à Seca no Semiárido, divulgou nesta quarta-feira (27) um balanço da aplicação do recurso extraordinário de R$ 2,7 bilhões liberado em abril para enfrentamento da estiagem.

A maior parte do valor - R$ 799 milhões - está sendo destinada à construção de cisternas. Do início de 2011 até junho deste ano, 123 mil unidades foram entregues a famílias do semiárido. A intenção é que o número cresça para 290 mil até dezembro. Também foram contratados 3.360 caminhões-pipa por R$ 164,4 milhões.

Dos recursos restantes, R$ 500 milhões foram destinados ao Plano Garantia Safra, de auxílio a produtores que perderam suas plantações; e R$ 200 milhões ao Bolsa Estiagem, de ajuda à população que ganha até dois salários mínimos. Por fim, R$ 60 milhões devem ser aplicados na recuperação de poços até o fim deste ano. A divulgação dos valores foi realizada durante reunião plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea) para debater os impactos da seca em 2012.

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, afirmou que as cisternas e caminhões-pipas são importantes porque viabilizam a convivência dos moradores do semiárido com a estiagem. "A gente não tem aquelas velhas cenas de êxodo rural, porque as pessoas estão conseguindo conviver com essa seca", disse.

Para a agricultora Maria Joelma Pereira, do município de Cumaru (PE), a cisterna muda a realidade das famílias do semiárido. "Se não fosse a cisterna de beber [para consumo humano], a cisterna de produzir [para uso na plantação], a gente teria vendido nossa plantação e ido embora", declarou.

Greve na Justiça Eleitoral pode prejudicar registro de candidaturas

Greve na Justiça Eleitoral pode prejudicar registro de candidaturas
Na próxima segunda-feira, os servidores da Justiça Eleitoral da Paraíba dão início a uma greve que pode comprometer o registro dos candidatos que vão disputar as eleições de outubro.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário no Estado da Paraíba (Sindjuf-PB), a greve vai perdurar até o último dia do registro de candidaturas e será focada nas zonas eleitorais que ficarão encarregadas de receber os documentos. Ontem foi realizada uma paralisação de advertência na qual os cartórios eleitorais ficaram sem funcionar.

A paralisação dos servidores da Justiça Eleitoral faz parte de um movimento nacional que cobra a aprovação do Plano de Cargos e Salários (PCS) da categoria. “Nós estamos há seis anos sem receber nenhum reajuste salarial. Não existe nenhuma categoria que se encontre nessa situação”, disse Marcos Lopes, coordenador-geral do Sindjuf-PB.

Segundo Marcos Lopes, o foco do movimento é parar todas as zonas eleitorais que farão os registros de candidaturas no Estado. “Nosso objetivo é impedir o registro de candidaturas.

Estamos avisando que se não houver avanço em negociações vai ocorrer prejuízo para as eleições”, completou o coordenador do sindicato.

Em João Pessoa, a zona eleitoral que ficará responsável pelo registro de candidaturas é a 64ª, que tem como titular o juiz Fabiano Moura de Moura. Ele informou ontem que não tinha conhecimento da greve dos servidores da Justiça Eleitoral, mas garantiu que os prazos serão cumpridos. “Estamos empenhados para cumprir e vamos cumprir rigorosamente o calendário eleitoral”, disse Fabiano.

De acordo com o calendário eleitoral divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral, os partidos têm até as 19h do dia 5 de julho para apresentarem no cartório eleitoral competente o requerimento de registro de candidaturas.

Marcos Lopes informou que a única possibilidade da categoria desistir do movimento de greve é se houver uma proposta concreta por parte do governo federal. “O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ayres Britto, já iniciou o processo de conversas com a presidente Dilma”, enfatizou.

Ele destacou também que a paralisação pode ter o apoio de servidores da Justiça Federal e do Trabalho e que durante o movimento também vão ocorrer atos públicos nos cartórios.

Jornal da Paraiba

PSD realiza convenção E formaliza apoio a Romero Rodrigue


PSD realiza convenção E formaliza apoio a Romero RodriguePSD realiza convenção em Campina Grande e formaliza apoio a Romero Rodrigue

O PSD realizou nesta quinta-feira, em Campina Grande, a sua Convenção Municipal, oportunidade em que foi formalizado o apoio à candidatura do deputado federal Romero Rodrigues a prefeito de Campina Grande.

Participaram do evento o vice-governador Rômulo Gouveia, a deputada estadual Eva Gouveia, o deputado estadual Manoel Ludgério, o deputado Adriano Galdino e outros integrantes da agremiação. Também foi homologada a chapa de candidatos a vereadores e as coligações.

Romero agradeceu o apoio do PSD e disse de sua satisfação em contar com “pessoas tão leais e dinâmicas” e que “vamos trabalhar em conjunto em prol do desenvolvimento de Campina Grande e da Paraíba”.  

O vice-governador Rômulo Gouveia disse que “dedicamos a convenção do PSD em Campina Grande ao ‪poeta Ronaldo Cunha Lima”.


Redação com Ascom

Cota em universidades para alunos de escolas públicas é aprovada


Cota em universidades para alunos de escolas públicas é aprovadaEm reunião movimentada pela presença de estudantes e entidades que defendem cotas no ensino superior público, a CDH (Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa) aprovou nesta quinta-feira (28) projeto de lei que institui um sistema de reservas de vagas nas universidades e instituições de ensino técnico federais para alunos da rede pública de ensino. Trata-se do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 180/2008, que vem tramitando há 13 anos. Após a aprovação, o público cantou o Hino Nacional.

O texto reserva, no mínimo, 50% das vagas por curso e turno para quem tenha feito integralmente o ensino médio em escolas públicas, além de sugerir critérios complementares de renda familiar e identidade étnico-racial.

A matéria ainda tem que ser examinada pela CE (Comissão de Educação, Cultura e Esporte). No entanto, o público que agitou o plenário da CDH pedindo a aprovação do projeto reivindica que o texto siga diretamente para exame em Plenário. Para isso, foi aprovado requerimento pela comissão, assinado pelos senadores Paulo Paim (PT-RS), que preside a CDH, e Eduardo Suplicy (PT-SP). O senador Roberto Requião (PMDB-PR), que é presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte apoia a medida e também assinou o documento. Mas ainda é preciso o apoio dos líderes partidários ao requerimento, para que a matéria seja examinada direto em plenário.

O projeto passou na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) no início do mês, após quatro anos de exame naquela comissão.

UOL

TCE envia ao TRE lista de gestores inelegíveis


TCE/PBO Tribunal de Contas do Estado (TCE) encaminha ao Tribunal Regional
Eleitoral (TRE), nesta sexta-feira (29), uma lista com cerca de 800 nomes de gestores que tiveram a prestação de contas reprovadas nos últimos oito anos.

Com a lista e baseado na Lei Ficha Limpa, o TRE pode impedir o registro das candidaturas, nas eleições municipais deste ano, de qualquer um desses gestores. Os julgamentos do TCE foram realizados até maio passado.
Alguns dos gestores, que já constavam na relação prévia, conseguiram,através de recurso, se livrar da imputação dos débitos no
TCE. Com isso, seus nomes serão retirados da lista ainda nesta quinta.

Nela estão incluídos prefeitos, secretários, presidentes de
câmaras municipais e dirigentes de autarquias ligadas aos poderes
Executivo, Legislativo e Judiciário que tiveram suas prestações de
contas desaprovadas pelo TCE.

O conselheiro Umberto Silveira Porto confirmou que vai entregar a
lista ao presidente do TCE, conselheiro Fernando Catão, para o envio
ao Tribunal Regional Eleitoral.

Na relação elaborada pelo corregedor Umberto Porto estão incluídos os ordenadores de despesa cujas prestações de contas julgadas pelo TCE apresentaram alguma irregularidade, como por exemplo, de desvio de finalidade na aplicação dos recursos, despesas sem comprovação e má aplicação de recursos públicos.
O prazo para o TCE encaminha a lista dos gestores que tiveram contas
rejeitadas para Justiça Eleitoral para fins de inelegibilidade é até o
próximo dia 5 de julho.

No entanto, como faz em todo período eleitoral, o TCE antecipou a entrega como forma de disponibilizar as informações em tempo hábil para Justiça Eleitoral e, principalmente, para os representantes do Ministério Público Eleitoral dos 223 municípios paraibanos.
Hermes Luna

Entenda o significado dos 7 pecados capitais.

Postado por: Politicaenfoco

SUSTO NO AR: vôo da TAM que partiu de Brasília para João Pessoa enfrenta problemas e políticos paraibanos passam por apuros na madrugada


SUSTO NO AR: vôo da TAM que partiu de Brasília para João Pessoa enfrenta problemas e políticos paraibanos passam por apuros na madrugada Momentos de terror, esses foram os relatos dos 140 passageiros do vôo3782 da companhia aérea TAM, que saiu de Brasília às 22h30min da noite desta quinta-feira (27) com destino a João Pessoa, com previsão de chegada às 01h00minh da madrugada desta sexta (28) e teve complicações para aterrissar em virtude das fortes chuvas que atingem a Paraíba.  


Segundo uma fonte confidenciou ao PB Agora estavam no vôo: o prefeito de João Pessoa Luciano Agra (sem partido), o deputado federal Manoel Júnior (PMDB) e o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, o desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos. Também estava no vôo, uma comitiva composta por dez pescadores paraibanos que retornavam de Brasília após a realização de um congresso.  


A fonte também contou, que poucos momentos antes de pousar, a aeronave enfrentou diversas turbulências e os passageiros entraram em pânico, o piloto sobrevoou aproximadamente uma hora o aeroporto Castro Pinto e não sentiu confiança para pousar, após diversas tentativas a aeronave mudou a sua rota e pousou no aeroporto internacional de Natal.  


“O susto foi grande e passei os piores momentos de minha vida! Pedi muito a Deus por a minha vida!”, contou a fonte do PB Agora que estava no vôo da TAM.  


A aeronave passou aproximadamente duas horas no aeroporto de Natal e somente por volta das cinco da manhã recebeu autorização para concluir o seu trajeto, ninguém ficou ferido ou precisou de atendimento médico ou psicológico.  


OUTRO SUSTO: É valido lembrar, que há aproximadamente dois meses, outro vôo da TAM que partiu de Brasília para João Pessoa no mesmo horário, também enfrentou problemas e teve que retornar para a Capital Federal, na aeronave estavam presentes: o deputado federal Leonardo Gadelha (PSC) e o empresário Fábio Targino, que é proprietário do Portal PB Agora, ambos enfrentaram um grande susto.  

Segundo relatos dos passageiros, após vinte minutos da decolagem, diversos passageiros perceberam a presença de uma fumaça no interior da aeronave, alem de sentirem um forte cheiro de queimado, o piloto retornou para Brasília e a aeronave foi substituída, após três horas de atraso, conseguiram desembarcar em João Pessoa.


Henrique Lima 

PB Agora 

quarta-feira, 27 de junho de 2012

TCE aprova contas do Instituto de previdência de Soledade


O politicaenfoco através de seu editor André Morais, gostaria de Parabeniza meu amigo e Presidente do IPSOL Milton Moreira, pela aprovação das contas do instituto referente  ao exercicio de 2009/2010.



O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Soledade, o IPSOL, teve suas movimentações econômicas referentes aos anos de 2009 e 2010 aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado Paraíba - TCE.

O resultado positivo dos exercícios foi publicado no diário eletrônico do TCE desta terça–feira (26) e isto significa que a administração financeira do Instituto esteve de acordo com as normas exigidas pelo órgão regulador.

Com Certidão de Regularidade Previdenciária válida até outubro e mais de cinco milhões em caixa, com apenas 42 aposentados, o IPSOL consegue pagar os seus pensionistas apenas com as aplicações que faz no sistema bancário de aplicações.

Fonte: Ascom

RÔMULO DIZ QUE PSD É FORTE E VAI DISPUTAR ELEIÇÃO EM 70 MUNICÍPIOS DA PARAÍBA


 O vice-governador Rômulo Gouveia, presidente estadual do PSD, disse que o partido vai ter candidatos a vereador em todos os municípios onde já tem um diretório vai ter candidato a prefeito em 70 municípios, ocupando a vice ou a cabeça da chapa.

Ele lembrou que o partido é novo mais foi muito bem estruturado, por isso logo na primeira eleição depois de sua fundação já começa forte, tendo condições de eleger prefeitos em várias municípios.

Sobre a participação do PSD em Campina Grande, onde o partido deve apoiar o nome do tucano Romero Rodrigues, contou que eles também reivindicam a indicação do vice, mas destacou que não se trata de uma imposição ou de exigência.

No entanto, garantiu que o partido tem em seus quadros “excelentes” nomes para compor a chapa ao lado do deputado Romero.

Novo Código Penal pode liberar aborto e porte de maconha


O texto, que ficou pronto após oito meses de trabalho da comissão, propõe mudanças polêmicas: transforma o crime de racismo em crime hediondo, amplia as possibilidades do aborto legal, descriminaliza o plantio e o porte de maconha para consumo, transforma a exploração dos jogos de azar em crime e permite a ortotanásia (desligamento de aparelhos e suspensão de medicação para que os pacientes em estado terminal tenham uma morte natural, sem sofrimento).

Com a entrega do documento, o texto elaborado pelos juristas será transformado em ante-projeto, em seguida em lei ordinária e só então seguirá a tramitação no Congresso Nacional.
O Código Penal brasileiro é de 1940. Alterações pontuais foram sendo feitas ao longo do tempo. A reforma irá organizar essas alterações e propor novas mudanças.
O ministro Gilson Dipp, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), que presidente a comissão de juristas, chegou a dizer em uma das audiências públicas que, em vista de sua desatualização, o atual Código Penal deveria ser “rápida e compulsoriamente aposentado”.
Mais recentemente, manifestou a expectativa de que o anteprojeto seja o ponto de partida para a confecção de um código para o “Brasil de hoje e de amanhã”.
Principais mudanças
O anteprojeto do novo Código Penal reduz as penas de alguns crimes e aumenta de outros. O crime de falsificação de medicamentos, por exemplo, teve a pena reduzida dos atuais dez a 15 anos para quatro a 12 anos.
Já a pena do homicídio culposo (quando não há intenção de matar), que hoje tem pena máxima de três anos, foi ampliada para quatro anos. Além disso, esse crime passa a ter a previsão de ‘culpa gravíssima’, o que eleva a culpa de quatro para oito anos.
O crime de racismo foi transformado em crime hediondo. Também viraram crimes hediondos o trabalho análogo à escravidão, o financiamento ao tráfico de drogas e crime contra a humanidade. Por outro lado, deixaram de ser crimes hediondos: o homicídio qualificado privilegiado (assassinato com agravante) e o tráfico de drogas com atenuante.
Questões polêmicas ligadas à vida também foram tratadas no novo Código. A proposta da nova legislação permite a ortotanásia, ou seja, permite que os aparelhos de doentes terminais sejam desligados. A eutanásia continua sendo crime, com pena prevista de prisão de dois a quatro anos.
Mas o juiz pode deixar de aplicar a pena avaliando as circunstâncias do caso, bem como a relação de parentesco ou os laços do agente com a vítima.
Já em relação ao aborto, foram ampliadas as possibilidades do aborto legal. Além do aborto ser permitido legalmente quando há risco de vida da gestante, em caso de estupro e no caso de fetos anencéfalos, como ocorre hoje, será permitido o aborto por vontade da gestante até a 12ª semana quando o médico ou psicólogo atestar que a mulher não apresenta condições psicológicas de arcar com a maternidade.
Da redação com r7

'Ficha Limpa' valerá também para servidores


Roberto CavalcantiA Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta

terça-feira (26), proposta de emenda à Constituição Federal do então senador Roberto Cavalcanti (PRB), que institui os critérios da Lei da Ficha Limpa como regra de admissão de servidores públicos para cargos efetivos ou comissionados.

A PEC de Roberto Cavalcanti acrescenta o inciso 23 ao artigo 37 da Consituição Federal. Ela foi assinada por outros 37 senadores.
A PEC segue para votação em plenário e basta maioria simples para ser
aprovada. Caso seja transformada em lei, após sanção presidencial, o
candidato a cargo público só poderá ser contratado se cumprir os
seguintes requisitos: apresentar certidões criminais negativas emitidas pela justiça comum e federal; comprovar o cumprimento das obrigações eleitorais, das obrigações militares (no caso dos homens) e não ter condenação em processo criminal transitado em julgado, ou por sentença proferida por órgão colegiado, pela prática dos crimes definidos em lei.

O senador disse quem está de parabéns é o Congresso Nacional por dar sequência à uma ideia que foi concebida, na época da titularidade do seu mandato, "com muita humildade, mas ressaltando o espírito
público". Ele aproveitou para destacar, em sua entrevista no programa
Correio Debate da 98 FM, que foi importante a colaboração de outros
palamentares. "Parabenizo também todos os outros 37 senadores que se
acostaram ao nosso projeto, o que permitiu que a PEC agora seja
aprovada por maioria simples no plenário e não necessitar de maioria
absoluta", disse.

Hermes de Luna

RC denuncia ‘golpe’ e ‘traição’ de ex-aliados

RC denuncia ‘golpe’ e ‘traição’ de ex-aliados
Governador Ricardo Coutinho fala pela primeira vez sobre união de ex-aliados e denuncia ‘golpe’ e ‘traição’ na corrida pela sucessão emJoão Pessoa

O governador Ricardo Coutinho (PSB) quebrou o silêncio e decidiu se manifestar pela primeira vez sobre a aliança envolvendo os ex-aliados Nonato Bandeira (PPS), Luciano Agra (sem partido) com o deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) e denunciou a existência de golpe seguido de traição. Para o governador, o que houve foi uma tentativa de se criar uma crise política e dividir o PSB.

“O PSB apesar de todas as demissões e perseguições se mostrou um partido extremamente unido e integro, na personalidade e na consciência e não vai se curvar a nenhum tipo de manobra porque quem convocou essa crise teve o poder usurpado e não conseguiu levar mais do que quatro pessoas”, desabafou.  

Ainda segundo Ricardo Coutinho, a crise política acabou gerando uma crise ética. “Isso é um cenário de profunda incoerência, onde esses se juntam não para ter um projeto para a cidade, porque esse projeto que está aí é nosso, pois fomos nós que construímos e edificamos todas as bases que fazem com que essa cidade avance cada vez mais”, ressaltou.

Ricardo Coutinho ainda enumerou as obras que deixou em andamento quando entregou a gestão para o prefeito Luciano Agra e lembrou que na ocasião quase R$ 300 milhões em caixa.

“Sai da prefeitura e deixei 137 obras e mais de 280 milhões em caixa, além de todos os pagamentos em dia”, destacou.

IRONIA

O governador ainda ironizou o fato de adversários que se apedrejavam hoje estarem unidos, demonstrando a efetivação de golpe e de traições. “Hoje o povo de João Pessoa não gosta de posturas indignas nem de traições, o povo de João Pessoa não gosta do vale tudo. João Pessoa precisa avançar e não pode viver degolpes, a política não pode ser feita de golpes de usurpações”, disparou.

Para Coutinho ‘ninguém pode pegar esse poder dado de mão beijada para que simplesmente se cumpra uma tarefa’: “Esse poder não pode virar arma de combustível e distribuição de benesses a quem até pouco tempo atrás denunciava a gestão por corrupção e hoje estão juntos, para demonstrar que na política tem disso mesmo e o povo de João Pessoa não vai se submeter a isso e vai saber escolher o melhor caminho”, falou.

O chefe do socialista no Estado disse ainda ter certeza que a candidata do partido em João Pessoa, Estelizabel Bezerra estará no segundo turno. “Ela é a mais preparada e a mais integra e estará no segundo turno”, finalizou.

Ricardo Coutinho participou hoje da convenção do PSD no Shopping Sebrae, realizada na manhã de hoje.

PB Agora

ELEIÇÕES 2012: faltando três dias para as convenções PB Agora aponta quem são os favoritos para vice nas chapas de Maranhão, Cícero e Estelizabel


ELEIÇÕES 2012: faltando três dias para as convenções PB Agora aponta quem são os favoritos para vice nas chapas de Maranhão, Cícero e Estelizabel A bolsa de apostas aumenta a cada minuto, tudo por conta do grande numero de articulações envolvendo praticamente todas as pré-candidaturas para que sejam conhecidos os futuros candidatos a prefeito e os seus respectivos vices. Muitos analistas políticos apontam que a escolha e o conseqüente anúncio será feito na ultima hora, ou seja, no dia das convenções partidárias no próximo sábado (30).
Até agora apenas uma chapa está consolidada, a que será liderada pelo deputado Luciano Cartaxo (PT), que terá como vice o ex-secretário da Comunicação Nonato Bandeira (PPS). O PB Agora fez um levantamento e apontou os favoritos para emplacar as vices nas chapas encabeçadas por José Maranhão (PMDB), Cícero Lucena (PSDB) e Estelizabel Bezerra (PSB) em João Pessoa.
Na chapa de Zé Maranhão (PMDB) o favorito é o presidente municipal do PTB, o vereador Tavinho Santos que ganhou força após a oficialização do apoio da legenda ao projeto político do ex-governador. Ao PB Agora, Santos disse que vê as especulações com naturalidade e como um reconhecimento ao seu trabalho na Câmara Municipal: “Sou vereador com vinte anos de atuação na cidade, sou filho da terra e já ocupei a função de prefeito interinamente”, agradeceu Tavinho. Correndo por fora, surgem os nomes do ex-senador Wilson Santiago (PMDB), articulados nato e político com grande poderio financeiro, outros nomes lembrados são: o deputado Caio Roberto (PR) e Aníbal Marcolino (PSL).
No ninho tucano, desponta o presidente estadual do PSC da Paraíba, o ex- deputado federal Marcondes Gadelha (PSC), outro nome ventilado na imprensa é o de Aníbal Marcolino que também confidenciou ter sido sondado. Com menor força, surge o nome do vereador Marcos Vinicius (PSDB), tido como uma soluçãocaseira.
Outro suspense é encontrado na chapa socialista comandada por Estelizabel Bezerra (PSB), com mais chances surgiu o nome do deputado federal Efraim Filho (DEM), na sigla também são lembrados os nomes de Eitel Santiago e Bosquinho. Outra hipótese lançada é de uma composição com o PDT, trazendo como companheiro de chapa o vereador Geraldo Amorim, que desistiria de sua pré-campanha.
E você amigo internauta, concorda com as opções lançadas pelo PB Agora? Dê a sua opinião sobre o assunto no espaço destinado aos comentários.

Agentes fazem capacitação para utilização de armamento em CG


Agentes fazem capacitação para utilização de armamento em CG
Trinta agentes das unidades de Campina Grande e região foram instruídos por integrantes do Grupo Penitenciário de Operações  Especiais (GPOE/PB) no “Curso de Tiro Defensivo com Tecnologia Menos que Letal”, atividade que integra a I Semana do Agente Penitenciário da Paraíba. As aulas foram ministradas nesta quarta-feira (27), nas dependências do 2° Batalhão de Polícia Militar, na cidade de Campina Grande.

Durante o curso, os agentes receberam orientações de como e em que ocasiões é necessário o emprego da espingarda calibre 12, com a munição menos que letal, e aprenderam lições básicas do uso escalonado da força.

A capacitação estava programada para ser realizada nesta quarta-feira em João Pessoa, mas foi adiado para o final de semana, quando vai acontecer também em Cajazeiras e em Guarabira.


Secom-PB

Eleições 2012 – Candidatos a Vereador


O ano de 2012 será marcado por mais um marco na história política do país, pois, ocorrerão às eleições municipais 2012. É através das eleições que ocorrem em cada município que escolhemos os nossos representantes nos poderes Executivo e Legislativo. Serão mais de cinco mil e quinhentos municípios e uma média de 60 mil vereadores atualmente. Dados recentes informam que podemos ter quase 70 mil vereadores em todo o país nesta próxima eleição.

Os vereadores eleitos exercem papel fundamental na vida pública, haja à vista, que é de competência do vereador, fiscalizar os gastos do município que se encontram na administração do Executivo. Outro papel fundamental do legislador municipal é justamente desenvolver leis e projetos que atendam as necessidades da população. Cabe ao vereador ser o intermediário entre o povo e o poder, afinal, é sempre o vereador quem está engajado com algum movimento popular, tais como: associações, cooperativas, projetos sociais, ONG´s etc. É fundamental escolher bem o vereador para votar no mesmo, até porque, nos últimos anos o cenário político do país tem se tornado alvo de aventureiros sem nenhuma base política para legislar.

Os vereadores serão votados no dia 7 de outubro, junto com o executivo, onde você poderá alternar, votando no vereador de uma determinada legenda e grupo partidário e o prefeito e vice de outro. No momento de votar não se esqueça de que o primeiro voto é para vereador e na sequencia você vota em prefeito. Vale ressaltar que na escolha dos vereadores pode ocorrer que o candidato que você tenha obtido mais votos que outro, todavia, pode não ser eleito. Isso ocorre por causa do chamado coeficiente, onde se reúne todos os votos dos vereadores de cada partido e faz-se uma divisão de vagas para cada legenda. Às vezes ocorre de um partido ter mais candidatos que outro devido à legenda ser maior.

Em 2012 grandes capitais terão o número de vereadores acrescentados novamente, conforme ocorria antes. Nas últimas eleições municipais ficou determinada a redução do número de vereadores, todavia, o Tribunal Superior Eleitoral resolveu acrescentar mais cadeiras nesta nova eleição. A previsão é que em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro o aumento seja bem mais significativo. Dados da Confederação Nacional dos Municípios apontam para um aumento de 87,7% e com isso capitais com uma população maior poderão ser mais beneficiadas. De acordo o projeto votado e aprovado, os municípios com população de até 15 mil habitantes terão nove cadeiras no parlamento municipal, enquanto cidades com população acima de 8 milhões poderão ter até mais de 55 vereadores.

É importante frisarmos que o aumento será facultativo e dependerá da própria câmara legislativa, mas, cabe ressaltar que com isso o repasse ao município continua o mesmo e inclusive com a redução. Isso implica em um acarretamento na folha de pagamento do município, levando em consideração os gastos de um parlamentar municipal que inclui verbas de gabinete, gastos com transportes entre outros. Alguns municípios gastam em torno de R$ 30.000,00 por mês com um único vereador, chegando a R$ 360.000,00 em apenas um ano. Em alguns municípios tem até protesto da população contra o aumento dos parlamentares. Um exemplo para se avaliar é da cidade de Carinhanha no interior da Bahia. 

O Executivo passa 6% do que entra de forma bruta no município e não atende os gastos básicos do parlamento. A medida ainda tem causado muita discussão em todo o país, mas, com a lei já aprovada é possível que poucos municípios queiram perder a chance de aumentar o quadro político. 

GOVERNO DO ESTADO E SEDAP ALERTAM MUNICÍPIOS SOBRE PRAZOS DO GARANTIA- SAFRA


 Cento e setenta e um municípios aderiram ao Programa Garantia-Safra, na Paraíba. O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), chama atenção dos gestores municipais para o pagamento dos aportes financeiros de responsabilidade das prefeituras, cujo vencimento da última parcela será até 16/07. O objetivo é antecipar os valores a serem pagos aos agricultores familiares paraibanos que aderiram ao Programa.

Dos 171 municípios, 64 ainda não acessaram o Sistema de Informações do Seguro da Agricultura Familiar (Seaf) para realizarem o procedimento de solicitação de vistoria e indicação do técnico para liberação dos laudos para inspeção.

Para os municípios que compreendem a Região I - Água Branca, Amparo, Boa Ventura, Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Caraúbas, Catingueira, Coremas, Desterro, Gurjão, Imaculada, Itaporanga, Jericó, Junco do Seridó, Jurú, Lagoa, Lastro, Livramento, Mãe d'água, Malta, Manaíra, Monte Horebe, Ouro Velho, Passagem, Quixaba, Santa Cruz, Santa Inês, Santo André, São João do Tigre, São José de Caiana, São José de Piranhas, São Mamede, Sumé, Tavares, Vista Serrana e Zabelê, o prazo se encerra no dia 29/06.

Compõem a Região II os municípios de Araçagi, Araruna, Areial, Aroeiras, Bananeiras, Barra de São Miguel, Belém, Cabaceiras, Casserengue, Caturité, Cuité, Itabaiana, Lagoa Seca, Logradouro, Massaranduba, Matinhas, Nova Palmeira, Olivedos, Picuí, Pilar, Puxinanã, Queimadas, Riachão, Riachão do Bacamarte, São José dos Ramos, Seridó, Sossego e Tenório. Para eles, o prazo final termina em 29/07.

O não cumprimento das datas estabelecidas vai implicar na impossibilidade do agricultor, que aderiu ao Programa Garantia-Safra, receber a indenização no valor de R$ 680,00,  em caso de perdas de pelo menos 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca ou milho, por motivo de seca ou excesso de chuvas.

"Para a safra 2012, a previsão é que sejam pagos R$ 58,8 milhões. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) aguarda somente que as prefeituras municipais enviem os laudos de perda de safra”, destaca o secretário Marenilson Batista.

O seguro de renda mínima, pago pelo Garantia-Safra, vem dos recursos das contribuições de agricultores, prefeituras municipais, governo estadual e governo federal, depositadas em um fundo financeiro solidário chamado Garantia-Safra.